Famílias assistidas pelos CRAS recebem doação de leite

22/3/2024, 9:7 | Foto: Divulgação
Tem direito em receber o alimento quem possui filhos entre 0 e 6 anos

A Prefeitura de Feira de Santana tem dado continuidade à distribuição de leite às famílias em situação de vulnerabilidade acompanhadas em um dos 16 CRAS (Centro de Referência em Assistência Social), situados na sede e zona rural do município. Tem direito a receber o alimento aquelas que possuem filhos na faixa etária entre 0 e 6 anos.

Moradora do povoado Fazenda Boqueirão, no distrito de Maria Quitéria (São José), Jucilene de Jesus, é acompanhada pelo CRAS da localidade. Mãe de duas crianças, ela diz que o leite é uma grande ajuda dentro do pequeno orçamento familiar. "A gente precisa desse alimento. Vim de longe buscar o leite porque já é uma grande ajuda"

Somente em fevereiro, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social distribuiu 7.410 litros de leite, atendendo mais de 20 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social acompanhadas por 12 dos 16 CRAS. Nesse período foram entregues no total quase 100 mil litros do alimento incluindo todas as entidades da assistência social credenciadas à Prefeitura.

"Cada família tem direito a receber 7 litros por semana. Diante da demanda estamos distribuindo de 1 a 3 litros por dia para cada uma delas. São pessoas que frequentam o equipamento e participam das nossas atividades", afirma o coordenador do CRAS de São José, Benedito Costa.

A distribuição do leite no distrito começou no início de fevereiro. Para receber o alimento é necessário apresentar o  NIS (Número de Inscrição Social) e um documento de identificação pessoal.

"Aqueles moradores que moram em localidades mais distantes do CRAS também estão sendo beneficiados. Todas as quartas-feiras buscamos priorizar uma comumidade, onde fazemos a distribuição", explica o coordenador.

O distrito de Maria Quitéria tem pelo menos 10 comunidades que ficam mais distantes do CRAS. "Fazemos a programação externa seguindo uma logística", pontua.

O secretário municipal de Desenvolvimento Social, Denilton Brito, destaca que o Município ampliou para os CRAS a distribuição de leite que antes era feita apenas por entidades credenciadas através de chamamento público. "Desta forma, conseguimos atender um maior número de famílias".