SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, ESPORTE E LAZER

Prefeito autoriza retorno às atividades dos clubes de futebol profissional

15/7/2020, 7:26h

Os clubes de futebol profissional de Feira de Santana, que disputam o Campeonato Baiano, estão autorizados, pelo prefeito Colbert Filho, a retomar as atividades com vistas à retomada do certame. Estão na disputa, visando classificação à próxima fase do certame estadual, o Bahia de Feira e Fluminense de Feira.

Entretanto, as agremiações terão que obedecer protocolos que garantam a prevenção ao covid-19. Jogadores, comissão técnica e demais profissionais envolvidos na preparação e treinos, deverão ser submetidos à testagem prévias, tipo PCR – com coleta da mucosa nasal e da saliva. Mais os chamados testes rápidos que são feitos geralmente com a coleta de uma pequena amostra de sangue.

As atividades físicas deverão ser realizadas respeitando o necessário distanciamento. As atividades individuais deverão ter limitado número de pessoas presentes. O uso de máscara será obrigatório, exceto quando a proteção prejudicar o desempenho dos atletas.

O acesso ao local de treinamento deverá ter entrada única, com medição de temperatura corporal e o preenchimento de questionário sobre apresentação de sintomas comuns a síndromes gripais. Os clubes deverão manter registro de suspeitos, testes realizados e diagnósticos confirmados, com análise periódica das informações.

As secretarias de Cultura, Esporte e Lazer e da Saúde farão a fiscalização. Colbert Filho levou em consideração que a Federação Baiana de Futebol definiu o retorno do Campeonato Baiano, a partir de 22, em conciliação com as datas da Copa do Nordeste.

  •  

Copa de Bairros 2020 será disputada por 40 times

13/6/2020, 14:24h

Sem data definida para ser iniciada, 40 equipes se cadastraram pela internet, para a Copa de Bairros, um dos mais disputados certames que acontecem em cidades do porte de Feira de Santana, em todo o país. A próxima etapa será a inscrição dos atletas, também pela internet.

A competição deverá ser realizada no segundo semestre, caso a pandemia de coronavírus esteja controlada no município. A competição, que reúne as melhores equipes da cidade, é patrocinada pela Prefeitura, e realizada pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer. O atual campeão é o Juventus, do Viveiros.

Já foram sorteados quatro categorias da Super Copa de Base, de 10 a 16 anos – faltam as Sub 18 e sub 20, mais a Super Copa Master – para atletas a partir de 40 anos.

Equipes inscritas:

1-Jomafa

2- Anchieta

3- Aprendendo Com a Bola

4- Acorda Pra Vencer

5- Arca

6- Baraúna

7- Vitória da Rua Nova

8- Estação Nova

9- Internacional

10- Juventus

11- Nova Esperança

12- Inter

13- Barcelona

14- Acácia

15- Senegal

16- Selebarça

17- Aviário

18- Alvorada

19- Projaec

20- Concórdia

21- Bela Vista

22- Veteranos da Rua Nova

23- Santa Cruz

24- Juventude

25- Meninos da Vila

26- 18 do Forte

27- Caboronga

28- Real do Panorama

29- Visão de Águia

30- Vila Real

31- Fluminense Renascer

32- Flamengo da Gabriela

33- Mogi das Cruzes

34- Real da Conceição

35- Lapinha

36- Cruzeiro

37- Avaí

38- CSO

39- Dínamo

40- Real do Campo Limpo.

  •  

Ídolo do Bahia, Sapatão morre de coronavírus

5/6/2020, 14:48h

Morreu nesta sexta-feira, 5, o ex-técnico e ex-jogador Élcio Nogueira, conhecido como Sapatão. Ele estava internado no Hospital da Bahia, no dia 26 de maio sofreu uma parada cardíaca em decorrência de uma convulsão e foi para a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) em estado grave. Na segunda, 1, ele foi diagnosticado com coronavírus, o que agravou seu quadro de saúde.

Natural do Rio de Janeiro, Sapatão começou a jogar no Flamengo, mas foi no Bahia, na década de 70, que sua estrela brilhou. Ele também atuou pelo Santa Cruz, Fluminense de Feira, Catuense e Capelense-AL, seu último clube.

Após pendurar as chuteiras, ele se tornou técnico. Seu último clube foi o Camaçari. Aposentado desde 2012, quando treinou o Camaçari, Sapatão brincou com sua carreira dentro do futebol baiano. “Trabalhei muito e ganhei pouco. Se for para trabalhar muito e ganhar pouco não trabalho mais. Agora quero descansar”, declarou Sapatão em uma entrevista em 2017, frase marcou época.

O diretor de esportes da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Feira de Santana, Emerson Brito, lamentou a morte do atleta.

“Sem dúvida um dos grandes nomes da história do futebol baiano que nos deixa. Seu legado e amor ao esporte sempre será lembrado por todos aqueles que tiveram o prazer de conviver com Sapatão”, pontua.

  •  

Governo de Feira reforçou apelo do segmento artístico-cultural por aprovação de ajuda pelo Congresso Nacional

26/5/2020, 19:15h

O Governo Municipal de Feira de Santana reforçou as reivindicações do segmento artístico-cultural no sentido de conseguir apoio do Governo Federal durante a crise ocasionada pelo coronavírus. O prefeito Colbert Martins Filho e o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Edson Felloni Borges, reforçou ao presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre, solicitando o atendimento aos apelos o mais rápido possível.

Um manifesto do segmento solicita a aprovação, pelo Congresso Nacional, em caráter de urgência, da Lei de Emergência Cultural (Projeto de Lei 1075), e a Execução total do Fundo Nacional de Cultura para ações de fomento a agentes e espaços culturais.

O prefeito e o secretário também enviaram um apelo aos deputados federais que tiveram votações em Feira de Santana, solicitando a aprovação dos dois projetos de lei.

“A Prefeitura está de mãos atadas para promover eventos, festejos, lives, pois há inclusive proibição do Tribunal de Contas dos Municípios e do Ministério Público de qualquer aplicação de dinheiro no setor. O secretário Edson Borges tem conseguido cestas básicas para Associação dos Músicos, Associação de Bandas e Associação dos Técnicos de Som. Entendemos que a ajuda tem que vir mesmo do Governo Federal, com respaldo do Congresso Nacional”, afirma o prefeito.

  •  

Definidos grupos de quatro categorias da Super Copa de Base 2020

6/5/2020, 7:15h

Equipes de quatro categorias da Super Copa de Base de Futebol de Feira de Santana – a sub 10, sub 12, sub 14 e sub 16, já conhecem seus adversários na competição. O sorteio foi realizado pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, nesta terça-feira, 5, no Estádio Joia da Princesa.

Os sorteios dos grupos de outras duas categorias – a sub 18 e sub 20, serão realizados no segundo semestre. A Secel já realizou os sorteios dos grupos da Copa Master. A competição é realizada pela Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Secel – Departamento de Esportes.

O diretor de Esportes, Emerson Brito, com base numa pesquisa por ele realizada em competições realizadas em todo o país, afirmou que a Super Copa de Base local é a que mais tem categorias na disputa. “Nas demais, vimos apenas uma categoria. Aqui teremos seis”.

Se inscreveram 69 equipes, com maior número para a sub 16, que terá oito grupos com três times, cada. De acordo com o regulamento, passarão à segunda fase os dois melhores times.

O diretor enfatizou que neste ano, a disciplina dos jogadores será critério de desempate. O regulamento prevê ainda pontos corridos, saldo de gols e gols prós.

O atual campeão é o Real Recôncavo. Emerson Brito afirmou que alguns jogadores revelados nesta competição foram levados para grandes clubes, como o Bahia, Vitória e o Flamengo.

Participaram dos sorteios o desportista Cerqueira, mais João Augusto e Ailton Gomes,que coordenarão a competição.

GRUPOS

Sub 10

A – Serrinha, Alvorada e Jomafa

B – JSB/JM7, Sportivus e Nova Geração

C – Atlântico, FSA e Unidos

D – Acorda pra Vencer, Guerreiros do Paz, FG School e Olímpia

Sub 12

A – ADC, Alvorada e Anchieta

B - Guerreiros da Paz, Canaã e Jomafa

C – Nova Geração, Aprendendo com a Bola e Serrinha

D – JSB/JW7, Sportivus, Aprendendo com a Bola e FG School.

E – Unidos, Olímpia, FSA e Atlântico

Sub 14

A – Sportivus, FSA e Aprendendo com a Bola

B – Nova Geração, ABC do Feira X e Unidos

C – Atlântico, Santo Antônio e Jomafa

D – Canaã, FSA e Acorda pra Vencer

E – Guerreiros da Paz, Olímpia e Anchieta

F – FG School, Império dos Gigantes e Internacional

Sub 16

A - Monte Rey, Atlântico e ABC do Feira X

B – Santo Antônio, União e Sampaio Jr.

C – Acorda pra Vencer, FSA e Real Recôncavo

D – Estrela de Davi, Aprendendo com a Bola e Guerreiros da Paz

E – Unidos, Império dos Gigantes e Anchieta

G – ADC, Seninha e Canaã

H – Internacional, Jomafa e FG School

  •  

Confrontos da Copa Base de Futebol serão sorteados nesta terça

4/5/2020, 19:22h

Nesta terça-feira, 5, acontecerá o sorteio dos grupos da Super Copa de Base de Futebol. Foram mais de 2 mil crianças, entre oito e 16 anos inscritas online, que serão divididas em 69 times.

A Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, através do Departamento de Esportes, está trabalhando em regime administrativo, realizando todos os processos burocráticos como inscrições, sorteios, criação de regulamentos, tabelas, contratação de arbitragem e equipe de coordenação e delegados.

A expectativa é que no segundo semestre de 2020, os jogos possam ser iniciados. Na última semana, foi realizado o sorteio dos grupos para Copa Master de Futebol, competição para jogadores com a partir de 40 anos. Foram inscritas 22 equipes, divididas em dois grupos.

Confira:

Grupo A

Astro/FSA; ACP; Aviário; Jomafa; Adam; SP de Negão; Juventus; Zona Sul; Acacia; Barcelona; Alvorada

Grupo B

Quilombo; Ajax; Pampalona; Panorama; Atlântico; Chão de Flores; Flu; Inter; Riachuelo; Selebarça; Senegal

Os primeiros confrontos serão entre os times do Grupo A X Grupo B. Nessa etapa serão classificados oito times de cada grupo.

  •  

Cancelado o Procultura Esporte de 2020

30/4/2020, 17:49h

Em razão da pandemia e da flexibilização no recolhimento de taxas e impostos municipais, bem como a queda na arrecadação, a Prefeitura de Feira de Santana teve que cancelar o Procultura/Esporte deste ano de 2020. A decisão foi decretada pelo prefeito Colbert Martins da Silva, publicada no Diário Oficial do Município.

Em princípio, o governo chegou a analisar a possibilidade de uma prorrogação para o segundo semestre, mas as incertezas sobre a epidemia e a queda que vem ocorrendo na arrecadação no Imposto Sobre Serviço (ISS) iriam comprometer a captação de recursos na iniciativa privada.

“Para ter o sucesso desejado de captação, o Procultura/Esporte tem que ser lançado logo no início do ano e a prorrogação seria apenas um paliativo. Além disso, muitos eventos propostos ficariam na incerteza de realização, tendo em vista a pandemia. E o principal: como o governo municipal flexibilizou o recolhimento do ISS até o fim do ano, o volume de arrecadação e, portanto, de renúncia fiscal é imprevisível”, explica o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Edson Felloni Borges (foto).

Ele acrescenta que o ideal, agora, é estabelecer critérios legais para o aproveitamento em 2021 de todos os 142 projetos apresentados para 2020.

  •  

Secretaria alerta para arrombamentos em quadras esportivas

24/4/2020, 9:25h

A Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (SECEL), através do Departamento de Esportes, ordenou a todos os administradores de campos, quadras e ginásios a suspensão das atividades desde o dia 16 de março, por conta das medidas necessárias de isolamento social a fim de evitar o aumento dos casos de coronavírus em Feira de Santana.

As praças esportivas que não tem administradores foram fechadas com correntes e cadeados. No entanto, alguns campos como o da Baixada, que fica no bairro Parque Ipê, foram arrombados.

“Alguns desportistas insistem em descumprir as ordens de não utilização. Outros locais como no Campo do Gado Velho e algumas quadras, estão cortando alambrados para entrar e jogar bola”, lamenta o Diretor de Esportes do município, Emerson Brito.

Além disso, quando equipes da SECEL chegam para cumprir a determinação de fechamento dos locais, são ameaçados.

“Quando chegamos, nos recebem com palavras agressivas e fazem ameaças. Por isso peço que a compreensão e a conscientização da população para que não descumpram a ordem de não jogar enquanto durar o período de isolamento social estipulado pelo Governo Municipal”, finaliza.

  •  

Definidos grupos para Copa Master: serão três com sete equipes, cada

23/4/2020, 12:41h

Os grupos para a disputa da Copa Master 2020 foram definidas em sorteio realizado nesta quarta-feira, 22, pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, no Joia da Princesa.

O certame será disputado por 21 equipes – quase o dobro do registrado no ano passado - que foram divididas em três grupos. Todos os jogos serão realizados no Joia da Princesa.

A Copa Master será uma das muitas competições de futebol patrocinadas pela Prefeitura de Feira de Santana, que vai começar logo depois da retomada da estabilidade social.

Apenas o confronto de abertura, entre o atual campeão, Acorda pra Vencer e o Astro FSA, foi definido – a data não foi anunciada devido a atual situação de pandemia pelo coronavírus.

Os jogos dos grupos – as partidas serão realizadas entre seus componentes, serão definidos nos próximos dias, em data a ser divulgada pela Secel. Desportistas dizem que o Grupo B é o mais difícil, o chamado 'Grupo da Morte'.

De acordo com o regulamento, passarão à fase seguinte os 16 melhores classificados. As partidas serão eliminatórias e o time de melhor desempenho terá a vantagem do empate

Participaram do sorteio o presidente da Uniefs (União das Entidades Esportivas de Feira de Santana), Mateus Mônaco, Ailton Gomes e João Augusto.

A premiação, doada por desportistas, aos finalistas será R$ 7 mil mais uma motocicleta para o campeão e R$ 3,5 mil e um televisor para o vice-campeão.

O diretor do Departamento de Esportes, Emerson Brito, pediu para que os atletas que se submetam a exames médicos – principalmente cardíacos, antes do início do certame.

A idade mínima para participar a Copa Master será 40 anos. A única exceção será o goleiro, que não terá idade mínima.

 

GRUPO A

Sele Barça

Senegal

Acácia

Barcelona

Master Zona Sul

Inter Master

Riachuelo

 

GRUPO B

Astro FSA

Acorda pra Vencer

Aviário

Jomafa

Adam

São Paulo

Juventus Viveiros

 

GRUPO C

Quilombo

Ajax

Pampalona

Panorama

Atlântico

Chão de Flores

Flu Master

  •  

Tribunal de Contas proíbe realização de qualquer festejo com dinheiro público

17/4/2020, 9:20h

O Poder Executivo municipal deve se abster de autorizar a realização de despesas com festejos de qualquer natureza, conforme Recomendação Administrativa 01/2020 do Ministério Público Especial de Contas, do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), segundo informa o secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Feira de Santana, Edson Felloni Borges. 

Salientando que a desobediência à Recomendação “acarretará a adoção, pelo Ministério Público de Contas, de medidas cabíveis”, o comunicado, assinado pelo Procurador Geral de Contas, Guilherme Costa Macedo, diz claramente num trecho:

“Durante o combate à COVID-19, se ABSTENHAM de autorizar a realização de despesas com festejos de qualquer natureza (EX: festa da padroeira, aniversário da cidade etc) inclusive através de transferência de recursos públicos para associações, clubes ou entidades congêneres, com o objetivo de promover e realização de festas ou eventos, sob pena de caracterizar desvio de finalidade de recursos públicos”.        

Confira nas imagens abaixo a íntegra do documento do TCM:

  •