SECRETARIA MUNICIPAL DE SERVIÇOS PÚBLICOS

Mais de 5,6 mil pontos ganharam lâmpadas de LED nos últimos meses em Feira de Santana

23/9/2020, 8:29h

Nos últimos meses, 5.634 pontos de iluminação pública de Feira de Santana, localizados na sede e nos distritos, tiveram suas lâmpadas trocadas por outras mais modernas: as convencionais deram lugar as de LED.

Sustentável, durável e econômica, estas lâmpadas melhoram sensivelmente a qualidade da  iluminação e contribuem para o aumento da sensação de segurança entre os cidadãos.

O serviço foi realizado nas principais avenidas da cidade – Presidente Dutra, Getúlio Vargas, Maria Quitéria, João Durval Carneiro e Francisco Fraga Maia, mais 74 ruas de 40 bairros e 22 praças foram atendidas.

Nos distritos as substituições foram realizadas em 388 pontos, com destaque para Humildes, com 125, seguido por Maria Quitéria, com 106. Em todas as localidades, as praças ganharam a nova iluminação.

O próximo passo em termos de modernização da iluminação pública do município será o início da renovação dos mais de 60 mil pontos, cuja licitação foi  realizada na Bovespa e vencida pelo consórcio Conecta Feira, há pouco mais de um mês.

  •  

Rua Tupinambás ganha alameda de Ipês no Dia da Árvore

22/9/2020, 16:22h
Dentro de aproximadamente  quatro anos, a rua Tupinambás, no bairro São João, estará desfrutando do colorido de 56 frondosos ipês, que darão flores nas cores rosa, branca, amarela e roxa. As mudas das árvores foram plantadas pela Prefeitura de Feira de Santana, através do Departamento de Áreas Verdes da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesp), coordenado pelo diretor João Falcão.

O plantio, a partir do Museu Parque do Saber até a avenida Eduardo Fróes da Mota (Anel de Contorno), integrou as comemorações pelo Dia da Árvore, nesta segunda-feira, 21.

As 13 mudas de cada cor foram plantadas enfileiradas, a cada 5 metros,  somente do lado oposto ao dos postes da rede elétrica.

DOAÇÃO DE SANGUE

A iniciativa faz parte do projeto "Árvore é Vida: Doe Vida, Doe Sangue", desenvolvido através de parceria da Sesp com o Hemoba, que disponibilizou um ônibus para coleta de sangue de doadores.

Durante as comemorações, a Escola Municipal Tereza Cunha Santana também promoveu concurso entre alunos do 1° ao 5° ano, com premiação de uma bicicleta para o vencedor em cada categoria.

A diretora da escola, Leila Vieira, explica que os alunos foram estimulados a produzir trabalhos diversos explorando o Dia da Árvore.

  •  

SESP faz manutenção de canal na Mangabeira

14/9/2020, 18:28h

O canal de captação de águas pluviais e usadas de vários bairros localizados na região norte – Cidade Nova, Mangabeira, Feira V, e que a destina para a Bacia do Pojuca, está recebendo manutenção, aumentando a sua capacidade e retirada a vegetação do seu leito.

O serviço, realizado pela SESP (Secretaria de Serviços Públicos), está sendo finalizado nesta segunda-feira, 14, no trecho entre a rua Tupinambás e a avenida Ayrton Senna. A intervenção vai adequar o canal para a estação de chuvas mais fortes que se aproxima.

A limpeza vai continuar no lado direito da Ayrton Senna, rumo ao bairro Conceição II. As águas passam sob a nova ponte, construída pela Prefeitura de Feira de Santana, na rua Colina de Goiás, principal ligação entre a Conceição I e a avenida Iguatemi.

Intervenções neste tipo de equipamento são realizadas em vários pontos da cidade, com a aproximação das trovoadas, nos próximos meses. São fundamentais para que as águas fluam normalmente durante as chuvas fortes e de longa duração.

  •  

Dia da Árvore contará com plantio, educação ambiental e doação de sangue

3/9/2020, 10:16h

Com o objetivo de sensibilizar a comunidade sobre a importância da árvore e seus benefícios, estimular e desenvolver nos alunos do ensino fundamental as questões da arborização, respeito a natureza e a prática da solidariedade, bem como incentivar a doação de sangue, a Prefeitura de Feira de Santana divulgou a programação especial em alusão ao Dia da Árvore, 21 de setembro – início da primavera.

O projeto “Árvore é vida! Doe vida, doe sangue!” é uma iniciativa da Secretaria de Serviços Públicos, através do Departamento de Áreas Verdes, e tem a parceria do Hemoba e da Escola Municipal Tereza Cunha.

Dividida em três etapas, a programação consta da arborização da rua Tupinambás, bairro São João, com o plantio de 45 mudas entre Ipê Roxo, Ipê Amarelo, Ipê Branco e Ipê Rosa, no dia 21. 

"Serão plantadas essas árvores na rua da Sesp e daremos a manutenção frequentemente. É o melhor exemplo que podemos dar diante daquilo que pedimos a população: preservem e cuidem de nossas árvores", explica o diretor do Departamento de Áreas Verdes, João Falcão. Professores, alunos, representantes do Hemoba, autoridades municipais e colaboradores da SESP vão participar dessa atividade. 

A segunda etapa envolve o aprendizado dos alunos. Algumas turmas deverão confeccionar painéis com folhas secas, dobraduras, sementes ou areia. Outros estudantes irão produzir desenho livre sobre o tema, com frase relacionada, construção de quadrinha, produção de tirinhas, escrita de um poema ou carta trazendo questões sobre os cuidados e a relação com as árvores.

Alunos e familiares também serão motivados a plantar uma árvore em frente à residência. Caso aceitem a ideia, será entregue uma muda acompanhada de orientações sobre o plantio. Também serão plantadas árvores na Escola Municipal Tereza Cunha.

A turma que se destacar será premiada pelo Departamento de Áreas Verdes e poderá compor o jornalzinho da escola na edição de outubro.

DOAÇÃO DE SANGUE

Diante da atual situação de pandemia e com o sentimento de solidariedade aflorado, o projeto se consolida com a doação de sangue, também no dia 21. Uma unidade de coleta do Hemoba será montada na Sesp, onde os doadores terão conforto e segurança, além de evitar aglomeração. A atividade é aberta ao público e um café da manhã será oferecido aos interessados.

Para doar é necessário apresentar documento original de identidade com foto, estar alimentado, pesar no mínimo 50kg, ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24h, ter idade entre 16 e 69 anos - os menores de 18 anos deverão ter autorização dos pais ou responsáveis. Caso o interessado já seja doador, deverá respeitar o intervalo de dois meses para os homens e três para as mulheres entre as doações de sangue.

Os doadores deverão estar em boas condições de saúde, não apresentando gripe, febre ou algum processo infeccioso ou inflamatório. Não fazer uso de drogas ilícitas injetáveis, não possuir evidência clínica ou laboratorial de doenças transmissíveis pelo sangue.

  •  

Iluminação em LED é implantada na praça do distrito de Tiquaruçu

25/8/2020, 7:46h

O moderno projeto de iluminação em LED, implantado na praça do distrito de Tiquaruçu, foi entregue aos moradores, nesta segunda-feira, 24. Os investimentos foram executados  pela Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria de Serviços Públicos. 

São 30 luminárias em LED com 58 watts de potência, que resultam em um espaço mais iluminado e seguro para a comunidade.

Moradora da localidade há 46 anos, a lavradora Ivone Fernandes acompanhou a entrega dos serviços.  "Essa iluminação veio para melhorar, clarear mais. A praça ficou show", elogiou.

O diretor de Iluminação Pública da Prefeitura, João Marcelo Azevedo Gomes, afirma que dentro em breve o serviço será levado também para os povoados. "A iluminação proporciona uma sensação de conforto, paz. A cidade iluminada é uma cidade mais segura", pontuou.

  •  

Iluminação em LED dá banho de luz em três praças de Bonfim de Feira

23/8/2020, 21:12h

O distrito de Bonfim de Feira  já começa a dispor do moderno sistema de iluminação pública em LED. Ele foi implantado em três praças da sede do distrito e entraram em funcionamento, na noite desta sexta-feira, 21, dando banho de luz e tornando o ambiente mais iluminando. 

O Governo Municipal,  através da Secretaria de Serviços Públicos (Sesp), instalou 47 luminárias de 58 watts nas três praças. Foram contempladas a praça da Igreja Senhor do Bonfim,  a Praça Francisco Rodrigues da Silva (da Biblioteca Municipal) e a praça da quadra poliesportiva.

Principal ponto de lazer e encontros da comunidade, a praça da igreja agora está mais segura com a nova iluminação e que destaca a beleza arquitetônica do templo religioso.

Já a iluminação da praça da quadra poliesportiva foi constatada pelos jovens, que aproveitaram para a tradicional partida de futebol, agora em ambiente mais claro.

O diretor de Iluminação Pública da Prefeitura, João Marcelo Azevedo Gomes (foto), informa que nos próximos dias a iluminaca púbica em LED chega também aos demais distritos feirenses, assim como também nas demais ruas e bairros de Feira de Santana.

  •  

Empresas apresentam propostas de metodologia na licitação da limpeza pública

21/8/2020, 19:1h

A licitação para escolha da empresa que fará a limpeza pública em Feira de Santana realizou nesta sexta-feira (21) a sua primeira etapa. Contando com quatro participantes - um dos quais, consórcio formado por duas empresas - o processo passou pela fase de abertura dos envelopes em que as licitantes apresentam a metodologia de trabalho. A comissão responsável pela licitação fará agora uma avaliação dessas informações. 

Nos próximos dias (ainda não tem data definida) acontece a segunda etapa, que consiste na habilitação das concorrentes a partir das suas propostas de metodologia - trata-se de informações referentes a estrutura operacional das empresas, equipamentos disponíveis e forma como pretendem desenvolver o serviço. Posteriormente, haverá uma nova sessão da Comissão Permanente de Licitações do Município para abertura dos envelopes com as propostas de valores remuneratórios do trabalho. Será a última e decisiva reunião para seleção da vencedora.

  •  

Iluminação pública em LED chega ao distrito de Jaíba

20/8/2020, 11:26h

O distrito de Jaíba começa a receber a moderna iluminação pública a LED, que também está sendo implantada em toda a sede da cidade pela Prefeitura de Feira de Santana. A primeira etapa contempla a praça do distrito e seu entorno e, gradativamente, será estendida a outras localidades.

Nessa etapa foram instaladas 31 luminárias de 58 watts, potência capaz de deixar o ambiente bem mais iluminado. Em alguns postes também foram colocados braços mais longos para as luminárias.

O diretor do Departamento de Iluminação Pública, João Marcelo Gomes, e o secretário de Serviços Públicos (Sesp), Oswaldo Torres Neto, acompanharam a entrega do novo serviço e ouviram opiniões, entre outras solicitações de moradores da comunidade.

João Marcelo explica que, além de Jaíba, os demais distritos e alguns povoados serão contemplados com o serviço. Serão instaladas mais de 400 luminárias no total. "O trabalho segue avançando. Tanto a sede do município quanto os distritos terão a mesma qualidade de iluminação", afirmou.

O secretário de Serviços Públicos (foto) destacou que Feira de Santana está sendo pioneira na Bahia na implantação da moderna iluminação pública a LED. "Com ambientes mais claros, este tipo moderno de iluminação também proporciona mais segurança pública para a comunidade", avaliou.

Quem mora na comunidade recebeu o benefício em clima de comemoração. "Nasci aqui há 72 anos E estou vendo a cada dia a modernidade chegar a nossa comunidade. Jaíba está mais bonita e muito mais segura", afirmou a aposentada Marinalva Lima Nery (foto).

  •  

Paisagismo em um dos trechos da avenida João Durval está em fase final

15/8/2020, 7:24h

Quatro bonsais gigantes de bougainville lilás e um flamboyant fazem parte do moderno projeto de paisagismo, que está em fase final na avenida João Durval Carneiro, no trecho em frente à feirinha da Estação Nova. A iniciativa é da Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria de Serviços Públicos (Sesp). 

Plantados em caqueiros gigantes, aquelas espécies dividirão espaço com quatro alamandas nas cores amarelo e vinho, que quando florescerem percorrerão todo o pergolado em eucalipto. Além de proporcionar sombra, tornará o espaço acolhedor. Além desse trecho, o projeto vai se estender a outros locais da avenida.

De acordo com o diretor do Departamento de Áreas Verdes, João Falcão, o plantio em caqueiros foi uma estratégia de paisagismo, uma vez que o trecho da via não oferece solo pra plantio.

“A ideia é humanizar os ambientes de asfalto, proporcionando espaços de convivência. O trecho entre a avenida Presidente Dutra até o viaduto Georgina Erisman passa o canal de drenagem. Por este motivo, não é possível plantar diretamente no chão”, explicou.

Outros pontos da avenida João Durval serão contempladas com o projeto. Também está previsto o replantio de árvores, a exemplo de um flamboyant. “Quando as árvores estão prejudicando a fiação e a iluminação pública, é preciso remover do lugar e replantar em outro”, disse João Falcão.

  •  

Praça do povoado Olhos D’agua das Moças ganha novos equipamentos e mudas de árvores

3/8/2020, 14:38h

Um ambiente ainda mais acolhedor. A praça do povoado Olhos D’água das Moças, no distrito de Matinha, ganhou novos bancos, mesas, parque infantil e equipamentos de ginástica. O serviço de revitalização foi entregue à comunidade, nesta sexta-feira, 31.

Construída em 1991, na gestão do ex-prefeito Colbert Martins, pai do chefe do Executivo Municipal, Colbert Martins da Silva Filho, a praça também recebeu mudas de árvores e a parte externa da igreja foi restaurada. O local também passou por desinfecção.

Na comunidade, o sentimento é de alegria. Há 47 anos morando no povoado, Eliente Miranda contou que terá um espaço adequado para o lazer em família. “Tenho uma netinha de 2 e um netinho de 3 anos. Fico feliz em ver as crianças terão um local para brincar”.

Também morador da localidade, Newton Cavalcante agradeceu a administração municipal pelos investimentos no povoado, cujos serviços foram realizados por meio do Departamento de Áreas Verdes, da Secretaria de Serviços Públicos (Sesp).

“O prefeito é uma pessoa de coração bom, que se preocupa com a zona rural. O povo está muito grato a ele com a reforma da praça”, disse.

O diretor do Departamento de Áreas Verdes, João Falcão, ressaltou que a obra foi pensada para promover o bem estar dos moradores. “Instalamos alguns equipamentos, como o parquinho para as crianças, que resulta em mais uma opção de lazer com segurança junto à família”.

  •