SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO URBANO

Sergio Carneiro disse estar motivado para administrar a Sedur

15/7/2020, 7:19h

Nomeado pelo prefeito Colbert Filho como secretário de Desenvolvimento Urbano, o advogado Sérgio Carneiro disse que está motivado para atender as demandas inerentes ao cargo.

Comentou que será um desafio, para o qual está preparado, gerir a Sedur, uma das maiores secretarias municipais, com todas as suas complexidades, abrangência e desafios.

Disse que atendeu ao chamado do prefeito, de quem é amigo há décadas, e que vai usar toda a sua experiência na administração pública para realizar um trabalho à altura de Feira de Santana.

Além de ser deputado federal e vereador em Salvador, Sérgio Carneiro ocupou a presidência da Interurb, durante o governo de João Durval Carneiro, e outros cargos na esfera estadual.

Em Feira de Santana ocupou as pastas de Relações Interinstitucionais e a de Meio Ambiente, na sua última passagem pelo governo municipal. Sérgio Carneiro substitui José Pinheiro, que continua no governo, como Superintendente de Operações e Manutenção.

  •  

Prefeitura realiza recuperação de estradas em toda a zona rural

8/7/2020, 17:54h

Os principais corredores de tráfego e vias de acesso a localidades e distritos de Feira de Santana estão sendo recuperados pela Prefeitura. Desde a semana passada, quando as chuvas deram uma trégua na região, as máquinas estão trabalhando diuturnamente para melhorar a qualidade do piso na zona rural. 

O serviço de patrolamento já foi realizado no Candeal II (distrito de Matinha); na estrada que liga a Ponte do Rio Branco, Galhardo e Coroa, em Ipuaçu; da sede do distrito de Jaguara ao povoado Rio do Peixe; estrada principal do distrito de Tiquaruçu; povoado de Terra Nova, em Bonfim de Feira; e estradas do povoado Terra Dura, em Humildes. 

Nesta semana os trabalhos estão sendo realizados em todos os distritos, aproveitando, sempre que possível, as condições climáticas favoráveis para o serviço. "Sabemos que chuva é bênção para a zona rural, mas consequentemente acaba compromentendo as vias que não são pavimentadas. Mas estamos trabalhando, sempre aos intervalos entre períodos de chuva", explica o secretário de Desenvolvimento Urbano, José Pinheiro.

Ele diz ainda que o serviço está sendo executado pelo novo maquinário adquirido pela Prefeitura. "São dezenas de motoniveladora, tratores e caçambas sendo utilizados e garantindo um serviço de qualidade para a população", destaca. 

  •  

Mesmo sob chuva, obras de requalificação do centro da cidade não param

7/7/2020, 17:49h

Mesmo no período de chuvas, as obras do projeto Novo Centro, que abrangem a requalificação do centro de Feira de Santana, seguem com rapidez visando contemplar gradativamente toda a cidade. A operação iniciou no mês de abril, na Avenida Senhor dos Passos, e está sendo desencadeada em diversas avenidas e ruas do município. 

O vendedor autônomo, Nildo Boaventura, trabalha há vinte e cinco anos no centro da cidade, e destaca que a obra vem para contribuir no desenvolvimento do município. “Com o serviço de drenagem o escoamento da água da chuva será mais rápido, e a manutenção na pista mostra uma nova qualidade no centro.

O projeto Novo Centro resultará na requalificação de 432.707 metros quadrados de vias públicas, pavimentação de vias pedestres, sinalização de ciclovia e quase 16 mil metros de rede de drenagem e Tunnel Liner. A obra está orçada em R$ 37 milhões, recursos oriundos de financiamento junto a Caixa Econômica Federal. A execução do projeto está previsto para oito meses.

O engenheiro Daniel Pessoa, da construtora BSM, empresa contratada para execução dos serviços, ressalta que mesmo com a dificuldade climática, a obra não pode parar. “Estamos exercendo um serviço com agilidade e segurança, utilizando sinalizações para que os veículos possam transitar com melhor fluidez e segurança, priorizando os principais corredores de tráfego e vias utilizadas pelo transporte coletivo urbano”.

Além da avenida Senhor dos Passos, serão requalificadas as ruas Barão de Cotegipe, Barão do Rio Branco, Marechal Deodoro, Conselheiro Franco, Recife, Sales Barbosa e avenida Sampaio. Algumas ruas terão piso intertravado, tido como ecologicamente correto, calçadas amplas, ciclovias – nas avenidas Senhor dos Passos e Maria Quitéria, árvores, entre muitas outras intervenções no amplo conjunto de obras. 

  •  

Chuva dá trégua e Prefeitura intensifica recuperação de vias públicas

5/7/2020, 15:34h

A trégua dada pelas chuvas nos últimos dias, mesmo no período de inverno, está possibilitando a Prefeitura de Feira de Santana intensificar a recuperação das vias públicas. A operação tapa-buraco está sendo desencadeada, simultaneamente, em diversos pontos da cidade, priorizando os principais corredores de tráfego e vias utilizadas pelo transporte coletivo urbano.

Para execução das intervenções emergenciais, o Governo do prefeito Colbert Martins Filho, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, está com sete equipes percorrendo as ruas da cidade visando a execução da recuperação das vias públicas. Utilizam caminhões e concreto betuminoso na restauração das pavimentações.

Ruas de bairros como Santo Antônio dos Prazeres, Conceição, SIM, Feira IV, Feira IX, Feira X, Jardim Cruzeiro, Parque Ipê, Mochila e avenida Fraga Maia já estão incluídas na recuperação da pavimentação nesta etapa das intervenções. Tudo para que os veículos possam transitar com melhor fluidez e segurança.

Neste fim de semana foi a vez das intervenções do tapa-buraco chegarem à rua Quito, via que liga o SIM ao Santo Antônio dos Prazeres, reduzindo a distância entre os dois bairros. E tão logo o serviço foi concluído, os veículos já estavam liberados para trafegarem livremente pelo local.

O encarregado Edilson Braga, da construtora Ferrari, empresa contratada para execução dos serviços, ressalta que a operação tapa-buraco está sendo intensificada inclusive aos finais de semana e que prossegue nos próximos dias visando o cumprimento da programação, que deverá contemplar gradativamente toda a cidade.

  •  

Prefeitura instalou 35 bancos ao longo da avenida Getúlio Vargas

30/6/2020, 7:28h

A Prefeitura de Feira de Santana instalou 35 bancos no canteiro central da avenida Getúlio Vargas, entre a rua Barão do Rio Branco e o viaduto sobre a avenida Eduardo Fróes da Motta. Outras ações de revitalização foram efetuadas. Bonito e funcional, o mobiliário urbano, feito de madeira e ferro, foi fixado em maior quantidade nos trechos tradicionalmente mais frequentados por transeuntes de uma das mais bonitas avenidas da cidade.

Tem medidas ergonômicas, confortáveis, resistentes e designer semelhantes a outros bancos instalados em equipamentos públicos da cidade. São locais ideais para conversas e descanso. Todos foram colocados estrategicamente sob as árvores mais frondosas, de forma que durante várias horas do dia quem sentar neles será presenteado pela natureza, com sombra e o vento fresco.

O canteiro central da Getúlio Vargas é um dos preferidos pelos atletas nas suas atividades físicas diárias – caminhadas e corridas. A avenida recebeu vários investimentos estruturais nos últimos anos. Um deles foi a pista de piso intertravado, que facilitou a prática de esporte, que tirou os atletas das suas margens – bem próximo ao trânsito, para o seu centro e possibilitou esta prática durante todo o dia. Além da segurança e o ar um pouquinho mais puro, a sombra oferecida pelas árvores.

Várias lixeiras também foram instaladas ao longo da avenida, mais uma iluminação especial no seu centro, com lâmpadas de LED coloridas. Mais recentemente, a Prefeitura trocou toda a iluminação pública da Getúlio Vargas. Modernizando-a. Lâmpadas de vapor de mercúrio ou de sódio foram substituídas por equipamentos de LED, o que há de mais moderno no setor.

  •  

Pontilhão na rua Gameleira está sendo finalizado pela Prefeitura

27/6/2020, 10:22h

O pontilhão que está sendo finalizado pela Prefeitura de Feira de Santana, na rua Gameleira, que liga as ruas Calamar, na Conceição, e a Iguatemi, na Mangabeira, vai acabar o problema de interdição do trânsito na artéria, causado pelas chuvas – as águas alagavam o local, daí o transtorno.

As manilhas de menos de 50 centímetros de raio foram trocadas por outras com mais de um metro de raio. No local também foi instalado uma aduela, peça de concreto que, pelo tamanho, facilita o escoamento da água.

O local que antes era uma baixada, agora está no mesmo nível da rua e o trecho teve a sua largura aumentada: passou de quatro para oito metros, que permite, ao contrário de antes, que dois veículos passem ao mesmo tempo.

O sistema de captação lateral das águas das chuvas – que as destinarão para o riacho, está sendo finalizado. A expectativa é de que a obra, pedida pelos moradores da região, seja finalizada já na próxima semana.

“Aqui era um sofrimento quando chovia forte”, lembra Roberto dos Santos, que mora próximo ao novo pontilhão e que com amigos já fez várias visitas à obra. “Agora a gente vai passar de um lado para o outro sem enfrentar a água, com tranquilidade e segurança”.

O riacho é formado pela captação de águas pluviais de ruas da Cidade Nova, Feira V, Mangabeira – onde fica a permanente Fonte do Pires, e outras localizadas em terrenos no João Paulo I. Desemboca no canal que fica no Santo Antônio dos Prazeres.

  •  

Licitação para construção de mirante em pista de voo livre marcada para dia 13 de julho

20/6/2020, 12:6h

Considerado um dos pontos ideais para o voo livre na Bahia, o Morro de São José, localizado no distrito de Maria Quitéria, vai ganhar seu mirante e, assim, ser definitivamente incluído no roteiro dos admiradores deste esporte.

A licitação, tipo menor preço, para a construção do mirante está marcada para o dia 13 de julho, a partir das 8h30, no teatro Margarida Ribeiro, à rua José Pereira Mascarenhas,409, Capuchinhos.

A estruturação do espaço contribuirá significativamente para tornar Feira de Santana um dos polos de atração para os praticantes deste tipo de voo. Hoje pode-se chegar de carro a poucos metros da pista de lançamento.

A região é considerada ideal para provas de cross country – de longa distância e pelas térmicas, bolhas de ar quente que mantém os equipamentos mais tempo nas alturas.

A pista local sediou, no ano passado, a primeira etapa do Campeonato Baiano de Voo Livre, que teve a participação de atletas e seus parapentes vindos de vários estados, e recebe frequentemente atletas para voos solo.

Edital no site: www.feiradesantana.ba.gov.br. Informações no Departamento de Gestão de Compras e Contratações, mesmo endereço, nos dias úteis, das 08h30 às 12h e das 14h às 17h30. Tel.: 75 3602 8345/8376.

  •  

Licitação para duplicação da Estrada do Papagaio e outras obras acontece próxima segunda

19/6/2020, 7:9h

A licitação que vai definir a empresa responsável por importantes obras na zona leste de Feira de Santana, está marcada para o dia 22, próxima segunda-feira, a partir das 8h30, no Teatro Margarida Ribeiro. A empresa vencedora vai duplicar a rua Rubens Francisco Dias, a Estrada do Papagaio – localizada entre a BR 116 e a Faculdade Católica, que ao longo dos anos se tornou importante corredor de tráfego da região.

A reestruturação da artéria vai facilitar a fluidez do tráfego de veículos, visto que aquela região da cidade nos últimos anos ganhou característica habitacional, com a construção de dezenas de condomínios. A empresa que apresentar o menor preço global, também vai construir o Parque Linear do Papagaio em duas áreas desapropriadas pela Prefeitura que, somadas, medem quase dez mil metros quadrados.

Vai proporcionar lazer e consciência ambiental à comunidade no seu entorno. Será a segunda área com estas características construída na cidade. A primeira fica entre a avenida de Contorno e a rua Lopes de Brito, no Jomafa. A licitação também prevê a requalificação da rua universitária, entre as ruas Jonas Rodrigues Sampaio e Rubens Francisco Dias, mais a pavimentação da rua Josias, todas com asfalto a quente, nome popular do CBUQ.

A Prefeitura já trabalha na região, no sentido de oferecer melhores condições no tráfego ou diminuir distâncias. Uma delas é o importante e necessário prolongamento da avenida Fraga Maia, até a Rubens Francisco Dias.

  •  

Prefeitura intensifica recuperação de vias na cidade e zona rural

28/5/2020, 12:39h

Desde o início desta semana, aproveitando a trégua dada pelas chuvas que caíram em grande volume na cidade durante quase todo este mês, a Prefeitura de Feira de Santana está intensificando a recuperação de ruas e avenidas no centro e bairros, além de estradas na zona rural. As ações de tapa-buracos e patrolamento estão concentradas nos principais corredores de tráfego. 

Nesta quarta-feira, 27, a rua Rubens Francisco Dias, no bairro Papagaio, foi um dos locais contemplados com a operação tapa-buracos. A dona de casa Sonia Maria Pereira Mascarenhas, moradora do local, destacou a importância da ação rápida da Prefeitura. "Os burcaos contribuem até para acidentes nesta rua. Mas agora ficaremos mais tranquilos", afirmou

Outra via de grande movimento que recebeu a intervenção nesta quarta-feira foi a avenida Riachuelo, no bairro Baraúnas. Para a pedagoga Gil Miranda, moradora do bairro, o trabalho da Prefeitura ocorreu de forma eficiente. "Tão logo parou de chover e já estamos vendo o trabalho acontecendo. Isso é muito bom". 

As ações também estão acontecendo no bairro Feira X; ruas Artêmia Pires e Corredor dos Araçás, no SIM; via marginal da avenida Fraga Maia; avenida Getúlio Vargas; avenida Presidente Dutra; rua Juracy Magalhães, no Ponto Central; avenida Sampaio, no Centro; e bairro Aviário. 

Na zona rural a Prefeitura está realizando o patrolamento dos principais corredores de tráfego, estradas utilizadas pelo transporte público e que são as principais vias de acesso às localidades. Os trabalhos estão acontecendo nos distritos: Jaíba, Ipuaçu, Maria Quitéria (São José), Matinha, Tiquaruçu, Jaguara e Humildes. 

"O Governo do prefeito Colbert Martins Filho reforçou toda a frota de maquinário da Prefeitura, e isso tem permitido uma ação ainda mais efetiva na recuperação de vias públicas em toda a cidade", ressalta o secretário de Desenvolvimento Urbano, José Pinheiro. 

  •  

Ação de tapa-buracos na Artêmia Pires

26/5/2020, 17:15h

Aproveitando a trégua dada pelas chuvas, a Prefeitura está intensificando a ação de tapa-buracos nos principais corredores de tráfego da cidade. Nesta terça-feira, 26, os trabalhos se concentraram na avenida Artêmia Pires, principal via de acesso ao bairro SIM. Prepostos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano iniciaram o serviço pelo começo da avenida, no cruzamento com a via marginal da avenida Eduardo Froes da Mota - um dos trechos mais comprometidos.

"É um trabalho que vai alcançar toda a cidade. O volume de chuvas foi muito intenso este mês, o que consequentemente afeta o piso em vários bairros. Estamos priorizando os corredores de tráfego, vias por onde trafegam o transporte público urbano, bem como as ruas e avenidas de maior movimento", observa o secretário José Pinheiro. 

Agentes da Superintendência Municipal de Trânsito organizaram o tráfego de veículos no local. "Esta é uma via com um trânsito intenso durante todo o dia, então é importante a presença da SMT acompanhando essa obra que é de suma importância para a melhoria das condições de trafegabilidade nesse local", destacou o chefe da Divisao de Fiscalização da SMT, Alailton Soares Santana. 

  •