Equipes de abordagem prestaram 4.140 atendimentos nos quatro dias da Micareta

23/4/2024, 12:4 | Foto: ACM
Combate à exploração sexual e o trabalho infantil foram intensificados na festa

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso) intensificou o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes e o trabalho infantil durante a Micareta 2024. Nos quatro dias oficiais da festa foram realizadas 4.140 abordagens no Circuito Maneca Ferreira e ruas adjacentes, sendo 2.403 orientações sobre o trabalho infantil e 1.787 identificações de crianças. Atuaram nas abordagens sociais 18 profissionais, sendo assistentes, educadores e orientadores sociais.

Ainda acolheu no Espaço Criança, montado no Colégio Luís Eduardo Magalhães com dormitório e brinquedoteca, 50 crianças e adolescentes, incluindo de outras cidades, como Salvador, Riachão do Jacuípe e Santo Amaro. Já as equipes do Conselho Tutelar registraram mais de 30 atendimentos de complexidade relacionados a violações de direitos das crianças e adolescentes.

De acordo com o secretário da pasta, Denilton Brito, a assistência social também atuou encaminhando pessoas em situação de rua para abrigamento em casas de passagem. “As equipes da Sedeso registraram uma grande incidência de crianças e adolescente do sexo feminino, na faixa etária de 9 a 13 anos, que foram acolhidas em situações de vulnerabilidade”.

“INCLUSIVE EU”

O acesso de idosos e pessoas com deficiência à Micareta foi garantido com o camarote “Inclusive EU”. Com visão privilegiada do Circuito Maneca Ferreira e localização próxima à saída de trios elétricos, além de conforto e um ambiente acolhedor, o espaço montado pela Sedeso atraiu bom público.

“O camarote “Inclusive Eu” teve ocupação máxima todos os quatro dias”, destacou o diretor do Departamento de Segurança Alimentar, Nutricional e Cidadania, Antônio Soares. O local foi projetado para acomodar 120 pessoas por dia no total, sendo 60 cadeirantes. Também foi oferecido alimentação e serviços de estética e beleza.

Os participantes tiveram assistência de intérprete de libras, assistente social, psicólogo e pedagogo. Veículos do PACE, programa da Prefeitura que oferece transporte gratuito a deficientes físicos, foram disponibilizados para buscar os cadeirantes nas suas residências, garantindo também o retorno.