Transporte escolar gratuito e de qualidade é garantido para mais de 14 mil estudantes

16/4/2024, 15:3 |
Ao todo, 191 ônibus fazem o deslocamento de ida e volta dos estudantes

Mais de 14 mil estudantes das redes municipal e estadual de ensino, que residem na zona rural de Feira de Santana, têm transporte escolar gratuito e de qualidade garantido pela Prefeitura. Ao todo, 191 ônibus fazem o deslocamento de ida e volta dos estudantes para suas respectivas escolas, 10 deles compõem a reserva técnica. 

“Considerando o Pacto Federativo e a legislação definida Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (Pnate), cabe ao município a oferta de transporte escolar de alunos oriundos da zona rural para a zona urbana, tanto da rede municipal, quanto da rede estadual. Há uma complementação da União em valores que são estabelecidos de acordo com o segmento a ser atendido e há o repasse na esfera federal para que o município possa fazer essa inclusão”, explica a secretária municipal de Educação, Anaci Paim. 

Os ônibus possuem de 45 a 60 assentos cintos de segurança, espaços para cadeirantes, plataforma elevatória e corrimãos de acesso. Diariamente, 181 motoristas realizam o translado dos estudantes, entre eles Ranani Soares. Trabalhando com condução escolar na rede municipal há mais de 10 anos, ele conta sobre a rotina e os cuidados adotados para garantir que os alunos sejam transportados com segurança. 

“Paciência e atenção são ferramentas importantíssimas no nosso ambiente de trabalho porque fazem com que as nossas tomadas de decisão sejam mais eficazes, zelando sempre pelo cuidado e integridade dos alunos. Sempre orientamos para que usem o cinto de segurança durante o trajeto até a chegada”, explica. 

Todo ano, antes do início das aulas, os condutores passam por formação com certificação do Sest Senat com o objetivo de reforçar ainda mais as orientações sobre direção defensiva, atenção no trânsito e cuidados com o veículo.



  •