Prefeito realiza visita técnica às obras do Centro de Excelência em Zootecnia do SENAR

22/3/2024, 10:14 | Foto: ACM
Primeira escola técnica agrícola de nível superior no município de Feira de Santana

Na manhã desta quinta-feira (21), o prefeito Colbert Martins Filho, acompanhado de uma comitiva do Governo Municipal, realizou uma visita técnica às obras do Centro de Excelência em Zootecnia, que será instalado no Parque de Exposições João Martins da Silva pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR). O centro de excelência em zootecnia é a primeira escola técnica agrícola de nível superior no município de Feira de Santana. Será construído em uma área de 20 mil metros quadrados cedida pela prefeitura e terá um investimento de R$ 30 milhões do SENAR.

O empreendimento inclui a construção de um auditório com capacidade para aproximadamente 200 pessoas, áreas de qualificação, formação e laboratórios. O SENAR, em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e a Federação de Agricultura e Pecuária do Brasil (FAEB), oferecerá cursos técnicos e superiores para a região de Feira de Santana.

O prefeito Colbert Filho destacou a importância da instalação da escola agrícola no município. "O que vamos permitir é que tenhamos aqui pessoas que queiram aprender mais sobre tecnologia na agricultura, porque a tecnologia é fundamental para o desenvolvimento do agro. Na nossa cidade, estamos muito atrasados nessa questão de desenvolvimento na agricultura e da pecuária. Aqui vai ter um campo de ensino onde as pessoas vão aprender muito, pois a tecnologia daqui vai ser trazida de São Paulo, da Índia e de outros lugares onde tem tecnologia elevada para que a gente possa aplicar aqui no nosso território".

Colbert também ressaltou que a escola não beneficiará apenas para Feira de Santana, mas toda a região. "E o mais necessário é que vamos dar um passo muito forte e importante na área da agricultura. O SENAR e o CNA estão investindo mais de R$ 30 milhões aqui no Parque João Martins da Silva. O importante é que venhamos ter ao longo desses anos, homens e mulheres treinados e com conhecimentos em agricultura para darmos o salto grande que o agro já deu no Brasil".

O engenheiro civil Vinicius Rios, do SENAR, afirmou que o centro de excelência agrícola favorece o desenvolvimento da agropecuária na Bahia. "Feira de Santana, por ser uma cidade que faz a ligação com outras cidades, tem um ponto estratégico para o desenvolvimento da população. A capacitação profissional voltada para a agricultura, em especial a zootecnia que é o objetivo do centro".

O assessor técnico de engenharia do SENAR, Natal Oliveira, revelou que a previsão é que a obra seja concluída em 16 meses. "É importantíssimo esse investimento na cidade de Feira de Santana que o SENAR está fazendo. Será o maior centro de treinamento que o SENAR tem em todo país e é uma obra muito esperada aqui para a região".

O secretário de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural, Alexandre Monteiro, ressaltou a importância da visita técnica. "Estamos entusiasmados com a construção da escola agrícola de zootecnia. O local está passando por um processo de restauração e em breve receberá eventos, revitalizando o parque. Feira de Santana e região terão um novo espaço para busca de conhecimento na área da agricultura", pontuou.

Também estiveram presentes o chefe de Gabinete do Prefeito, Fanael Ribeiro; o assessor técnico de engenharia do SENAR, Natal Oliveira; o procurador geral do Município, Antônio Augusto Leal; o secretário de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Wilson Falcão; o superintendente de Operações e Manutenção, João Vianey; o diretor de Obras, Ianco Franco; e o diretor de Recursos Hídricos da SEAGRI, Roberto Aquino.