Plano de ação do Corpo de Bombeiros na Micareta e mapa do circuito são apresentados a FPI

15/3/2024, 16:59 | Foto: ACM
A reunião ocorreu no Teatro Margarida Ribeiro na manhã desta sexta-feira

A Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) realizou na manhã desta sexta-feira (15) uma nova reunião com representantes de órgãos municipais, estaduais, federais, da sociedade civil e da imprensa, para tratar de questões relacionadas a Micareta de Feira que acontecerá em abril. 

A reunião ocorreu no Teatro Margarida Ribeiro e foi comandada pelo secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Jairo Carneiro Filho. Foram discutidas as ações do Corpo de Bombeiros Militar (CBM-BA) no evento. Além disso, o público pôde conhecer de forma preliminar, o mapa do circuito da festa. 

O trabalho do Corpo de Bombeiros Militar (CBM-BA) envolve planejamento, fiscalização e vistorias. Desde as montagens das estruturas no circuito, até a prestação de serviços durante toda a Micareta. 

“O Corpo de Bombeiros nos apresentou todas as questões relacionadas à segurança, normas e exigências que são necessárias para que a gente possa ter uma festa tranquila e segura para todos”, ressalta o secretário. 

Todas as estruturas que serão montadas no decorrer da avenida passam pela análise e aprovação do Corpo de Bombeiros. 

“Os responsáveis pela estrutura nos encaminham os planos de Projeto Técnico de Instalação e Ocupação Temporária (PTIOT). A nossa equipe vai fazer a análise. Após aprovado, eles podem começar a montagem. E depois de tudo pronto, já na semana do Micareta, a gente faz as vistorias em loco para emitir o AVCB”, explicou o major do Corpo de Bombeiros, Emanuel Souza. 

As estruturas que estiverem em desconformidade com as normas exigidas pelo Corpo de Bombeiros serão embargadas. 

Durante o mês de abril, o Corpo de Bombeiros oferecerá um atendimento especial também aos fins de semana. “Nossa equipe estará de prontidão a partir de abril, todos os dias da semana para atendimento em relação a dúvidas sobre projetos, pedidos de vistoria, dentre outros assuntos relacionados ao evento”, disse o major do Corpo de Bombeiros, Emanuel Souza. 

O atendimento especial ocorrerá na unidade do SAC Feira II, localizado na rua Vasco Filho, n° 23 - bairro Serraria Brasil, das 7h às 17h. 

MAPA DO CIRCUITO 

O secretário de Cultura, Jairo Carneiro Filho, apresentou ao público de forma preliminar, o mapa do circuito da Micareta 2024 com algumas novidades. Uma delas é a ampliação do circuito até a rua Castro Alves. 

“Hoje tivemos mais uma reunião da FPI, tendo como pauta a apresentação do mapa do circuito, onde apresentamos a ampliação que fizemos esse ano até a proximidade da Castro Alves, na avenida Presidente Dutra. Demonstramos os pontos que ainda estão sendo alinhados juntamente com a área de segurança pública e de saúde. É um momento de diálogo com todos os envolvidos”, destaca o secretário de Cultura, Esporte e Lazer (SECEL), Jairo Carneiro Filho. 

NOVIDADES

- Reforço na iluminação pública
 
- Instalação de mais banheiros químicos ao longo da avenida. 

- Espaço infantil na Micareta com brinquedos e shows exclusivos

- Criação de mais acessos para o folião ao longo da avenida
 
- Ampliação do circuito pranchão
 
- Nova praça de alimentação

- Reforço e ampliação do posto médico na avenida 

ESQUENTA MICARETA 2024 

Neste ano, o Esquenta Micareta acontecerá no dia 7 de abril na avenida Fraga Maia. A novidade é a ampliação do circuito até as proximidades da avenida Antônio Carlos Magalhães - um espaço a mais para o folião curtir a festa. 

No domingo seguinte, dia 14, ocorrerá o Esquenta Micareta no distrito de Humildes.



  •