Paulo Suassuna apresenta técnica que aumenta em até 12 vezes produtividade da palma

16/4/2024, 13:4 | Foto: Danielly Cerqueira
Especialista ressaltou o potencial da palma como alimento animal e humano

O Teatro Margarida Ribeiro recebeu nesta segunda-feira (15) um seminário teórico e prático sobre o cultivo intensivo da palma, ministrado pelo renomado agrônomo Paulo Suassuna, considerado o maior especialista em palma forrageira do mundo. O evento, promovido pela Secretaria Municipal de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural em parceria com o Sebrae, reuniu um público formado por autoridades locais, como prefeito Colbert Martins Filho, além de pequenos e grandes produtores rurais.

O palestrante Paulo Suassuna, idealizador da tecnologia do cultivo intensivo da palma, apresentou as características da planta, destacando seus altos valores nutricionais e sua excelente adaptabilidade ao clima semiárido. Segundo Suassuna, com técnicas adequadas de fertilização, manejo de pragas, doenças e ervas daninhas, a palma pode alcançar produtividades de 10 a 12 vezes maiores do que o sistema tradicional de cultivo. Além disso, o especialista ressaltou o potencial da palma como alimento animal e humano, rica em fibras, minerais e vitaminas.

"A palma pode ser plantada e cultivada de diversas maneiras. Criamos um sistema de cultivo intensivo da palma forrageira que permite um aumento de 10 a 12 vezes na produtividade, viabilizando principalmente o pequeno produtor rural. Hoje, com uma área de palma plantada, o pequeno produtor pode criar mais de 100 carneiros, enquanto no passado, o limite era de 10 por hectare. É com grande satisfação que estou em Feira de Santana transmitindo conhecimento para todos que estão aqui presentes", afirmou Paulo Suassuna.

APRENDIZADO

O impacto do cultivo intensivo da palma já é sentido por produtores como Paulo Falcão, 62 anos, morador da comunidade de Carro Quebrado, no distrito de Tiquaruçu. "A palestra foi muito boa e o aprendizado com o Paulo foi incrível. Vou colocar tudo em prática para aumentar minha plantação de palma", disse Falcão.

Flávio Pereira, 49 anos, também ressalta a importância desse tipo de palestra. "Foi muito esclarecedora sobre o cultivo e a importância de uma planta que produz muito bem e é resistente à seca. Tenho plantação de palma e vou colocar em prática as técnicas para aumentar e qualificar minha produção", afirmou Pereira.

O secretário de Agricultura, Alexandre Monteiro, enfatizou a relevância do evento para a região, especialmente após o período de seca severa causado pelo fenômeno El Niño. "Foi uma grande satisfação receber Paulo Suassuna em nossa cidade para ministrar essa palestra de extrema importância para os distritos de Feira de Santana. O conhecimento transmitido vai auxiliar os pequenos e grandes agricultores a aumentarem suas produções de palma, seja para comercialização ou para alimentar seus animais", finalizou Monteiro.



  •