Parque do Saber acompanha pouso do robô Perseverance em Marte

18/2/2021, 16:38h | Foto: Izinaldo Barreto
Missão vai testar equipamentos e técnicas

A equipe responsável pelo planetário do Museu Parque do Saber acompanha, hoje, 18, ao vivo via YouTube da Nasa, o pouso do robô Perseverance, às 17h55, na cratera Jezero, em Marte.

O diretor de Difusão Científica do Parque do Saber, Basílio Fernandez ressalta que essa missão é importante, pois vai testar equipamentos e técnicas que poderão ser úteis em uma futura missão tripulada ao planeta.

Entre eles o Moxie, um instrumento que produzirá oxigênio a partir do dióxido de carbono na atmosfera marciana. Além de sustentar a vida, o gás pode ser usado para produção de água e até mesmo como combustível para foguetes.

"Esse robô vai em busca de sinais de vida, da geologia de marte e realizar experimentos com a atmosfera e rochas", explica Basílio.

Na oportunidade, será transmitido desde os últimos preparativos da equipe aos “sete minutos de terror” que antecedem o pouso, um momento que fará parte da história da humanidade.

O gestor do planetário ressalta que o Museu Parque do Saber também possui imagens do planeta Marte captadas em outras missões e, por conta disso, é possível contextualizar o local de pouso da missão e seus objetivos.

Por conta da pandemia do Coronavírus, não será possível programar uma sessão especial para visitantes acompanhar ao vivo a jornada de mais de seis meses e 200 milhões de km.



  •