Comitê de enfrentamento à dengue alinha ações de pré e pós-Micareta

8/4/2024, 15:12 | Foto: Danielly Freitas
Trabalho em parceria com as secretarias municipais

O combate ao mosquito Aedes Aegypti também vai marcar presença no circuito da Micareta de Feira. Para controlar os possíveis casos de dengue no período da festa, o Comitê de Enfrentamento à doença tem alinhado ações em parceria com as secretarias municipais.

No dia 18, todas as Unidades de Saúde da Família (USFs) e Equipes de Atenção Primária (EAPs), conhecidas popularmente como postos de saúde, estarão abertas para realizar hidratação venosa e hidratação oral. Caso haja necessidade por conta do aumento da demanda, algumas unidades podem abrir durante o final de semana.

A secretária municipal de saúde, Cristiane Campos, destaca que toda a equipe está mobilizada para identificar os casos suspeitos de dengue e intervir, prevenindo, assim, a evolução de casos graves. Pacientes com classificação azul e verde terão atenção especializada.

“Já temos 41 unidades que estão realizando atendimentos em Dia D, as terças e quintas-feiras, ofertando uma assistência específica aos infectados com dengue, como atendimento médico, o soro na veia, a hidratação oral, sala de vacina e a busca ativa de pacientes sintomáticos pelos agentes comunitários de saúde”, ressaltou.

Conforme a secretária, Feira adotará a estratégia “Mosquito Zero” e, com isso, terá o suporte do carro fumacê e a aplicação de bomba costal todos os dias no circuito, após o final da festa. Além disso, equipes do Centro Municipal de Endemias também vão percorrer a  Avenida Presidente Dutra entregando panfletos e orientando os foliões.