Centro Pós-Covid promove evento de conscientização sobre Covid Longa

22/3/2024, 17:10 | Foto: Thiago Paixão
O termo refere-se às sequelas persistentes da doença

O Centro de Reabilitação Pulmonar e Pós-Covid de Feira de Santana promoveu um encontro para conscientização e debate da Covid Longa, nesta quinta-feira (21). O termo refere-se às sequelas persistentes da doença, que continuam a afetar indivíduos mesmo após a fase aguda da infecção, impactando principalmente a capacidade cognitiva e de memória.

O evento reuniu pacientes e profissionais de saúde em um debate de reflexão sobre os desafios enfrentados por aqueles que convivem com as sequelas da doença. Entre os temas discutidos estavam os impactos na saúde mental pós-Covid, as semelhanças e diferenças entre a Covid-19 e a dengue, além de métodos para diagnóstico e prevenção da Covid.

Uma das atividades de destaque foi uma oficina de respiração e alongamento, visando oferecer ferramentas para o bem-estar físico e emocional dos participantes. Além disso, os pacientes tiveram a oportunidade de receber vacinas contra a Covid-19 e a gripe Influenza, reforçando a importância da imunização para a proteção individual e coletiva.

A equipe de educação e saúde também marcou presença, realizando uma peça teatral interativa para conscientizar os pacientes sobre as formas de prevenção contra o mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya.

De acordo com a enfermeira Camila Mota, tem sido cada vez mais comum a ocorrência de casos de Covid Longa, onde os pacientes enfrentam sintomas persistentes que comprometem significativamente sua qualidade de vida.

"Fraqueza muscular, perda de memória e cansaço são apenas algumas das manifestações da Covid Longa. Este encontro teve como objetivo alertar a população sobre os cuidados necessários e ressaltar que, com o tratamento adequado, é possível superar essas sequelas", explicou.