Ampliação, acessibilidade e climatização são destaques na Escola Eurides Franco de Lacerda

15/3/2024, 16:40 | Foto: Milena Brandão
O prédio novo garante acessibilidade, conforto e segurança

Nesta sexta-feira (15), a comunidade do bairro Conceição pôde comemorar a entrega da Escola Municipal Eurides Franco de Lacerda. A unidade escolar foi totalmente reconstruída e ampliada para atender aos mais de 300 estudantes matriculados. O prédio novo garante acessibilidade, conforto e segurança para a comunidade escolar. 

Para dona Marina de Jesus, que foi cozinheira por quase 30 anos na escola, acompanhar todas as fases da unidade de ensino e ver o que se tornou é motivo de muito alegria e orgulho. “Moro aqui no bairro há 50 anos e por quase três décadas trabalhei aqui e é uma felicidade muito grande presenciar esse momento. Uma escola novinha, linda, sendo entregue para que os alunos possam usufruir, sempre zelando, é claro”, disse. 

Nova na escola, a estudante do 3º ano, Maria Eduarda Santos, está encantada com o espaço. “Gostei muito das salas de aula porque são espaçosas e do pátio também. Outra coisa que eu gostei muito foram as salas de laboratório. Está tudo muito legal”, contou. 

Durante a cerimônia de inauguração, o prefeito Colbert Martins falou sobre o empenho da Prefeitura em garantir que as escolas tenham excelentes condições para um ensino de qualidade, reforçando o trabalho realizado na escola Eurides e na Regina Vital, inaugurada nesta sexta também. 

“São mais de 5 milhões de reais investidos nestas duas unidades, estamos  implantando rede de fibra óptica (cabeamento de rede) em todas as escolas, temos laboratórios de ciências, matemática e robótica, professores qualificados, toda uma estrutura preparada para que estes estudantes tenham o melhor da educação.”

A secretária de Educação Anaci Paim falou sobre as obras da educação municipal e as próximas inaugurações. “Até o mês de maio, nós temos mais 19 escolas para entregar a população de Feira de Santana, totalmente reformadas e ampliadas levando aos nossos alunos dignidade, conforto e qualidade de ensino”, pontuou. 

Reconstrução total

Com 980,58m² de área construída, a escola agora tem o triplo de espaço comparada ao tamanho inicial, quando tinha apenas 334,30m². O primeiro andar é uma das novidades da obra e abriga quatro salas para ensino fundamental; biblioteca onde funcionam também laboratório de informática e brinquedoteca, laboratório 7.0 (robótica e games), laboratório de ciências e matemática, auditório, rampa de acessibilidade, banheiro feminino e masculino e dois banheiros adaptados para pessoas com deficiência.

A rampa de acessibilidade que liga o térreo ao primeiro andar, garante que estudantes que usam cadeiras de rodas ou tem dificuldade de locomoção tenham acesso a todos os ambientes com facilidade e segurança. 

No térreo, estão quatro salas infantis com banheiro; sala de recursos, sala dos professores, secretaria, cozinha, despensa de alimentos, área de serviço, despensa para material de limpeza, banheiro masculino e feminino, dois banheiros adaptados para pessoas com deficiência e refeitório. Todas as salas foram equipadas com smart tvs e ar condicionado. 

Na área externa, um portão garante o acesso dos alunos a uma quadra poliesportiva que atende à comunidade da Conceição. Desta forma, o equipamento público será compartilhado com os estudantes durante as aulas de Educação Física.



  •