Hospital da Mulher realiza 2º Treinamento de Manipuladores de Alimentos

1/6/2024, 6:52 | Foto: Victória Seixas
Iniciativa visa garantir a segurança alimentar e prevenir doenças 

 Nos dias 28 e 29 de maio, o Hospital Inácia Pinto dos Santos (Hospital da Mulher) realizou o 2º Treinamento de Manipuladores de Alimentos voltado para os colaboradores da instituição. O treinamento ocorreu em dois dias consecutivos, das 8h às 12h, e contou com a participação de 53 colaboradores.
 
Esta iniciativa visa garantir a segurança alimentar e a adoção das Boas Práticas de Fabricação (BPFs), essenciais para a prevenção de doenças transmitidas por alimentos (DTAs).
 
Marcelo Silva, nutricionista e coordenador do setor de nutrição (SENUT), destacou a importância do treinamento. 
 
"O objetivo do treinamento é enaltecer as boas práticas de fabricação que os colaboradores têm dentro da unidade de alimentação e nutrição. Estas práticas abrangem desde a qualidade do alimento, que inclui separação, higiene, atendimento e ética no trabalho, até chegar ao consumidor final, que são os colaboradores, pacientes e acompanhantes".
 
Durante o treinamento, os participantes tiveram a oportunidade de aprender sobre as formas seguras de preparar alimentos e as principais regras da vigilância sanitária. As DTAs são uma das principais causas de doenças em todo o mundo, causadas pela ingestão de alimentos contaminados por microrganismos ou produtos químicos.
 
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que 1,8 milhão de pessoas morrem devido a doenças diarreicas a cada ano, sendo 70% de origem alimentar.
 
As Boas Práticas de Fabricação são fundamentais para reduzir o risco de contaminação dos alimentos por agentes biológicos, químicos ou físicos.
 
"O treinamento melhora a qualidade profissional do colaborador tanto para a unidade que ele atua, que é o hospital, quanto para outras unidades de alimentação. Ele já estará treinado e apto para trabalhar com qualquer tipo de alimentação e distribuição de alimentação," ressaltou Marcelo Silva.
 
Clara Lima, auxiliar de nutrição, compartilhou sua experiência com o treinamento. "Achei todos os temas importantes, mas o que mais me chamou atenção foi a forma correta de manipular os alimentos, limpeza, utilização dos equipamentos corretos e os utensílios. Isso não é só para o meu setor de trabalho, mas para minha casa também. Esses conhecimentos são muito importantes para a nossa prática profissional".


  •