Hospital da Mulher celebra o Dia do Brincar com atividades lúdicas e educativas

28/5/2024, 17:17 | Foto: victória Seixas
A celebração teve como base a Lei Nº 14.826, de 20 de março de 2024

Hoje, 28 de maio, em comemoração ao Dia do Brincar, o ambulatório de fisioterapia do Hospital Inácia Pinto dos Santos, o Hospital da Mulher, realizou uma série de atividades lúdicas para crianças, reforçando a importância do brincar para o desenvolvimento infantil. A celebração teve como base a Lei Nº 14.826, de 20 de março de 2024, que institui a parentalidade positiva e o direito ao brincar como estratégias para a prevenção da violência contra crianças.

Alinne Almeida, fisioterapeuta do Hospital da Mulher, destacou a relevância desta data. “Hoje é o Dia Mundial do Brincar, e temos uma lei que garante o brincar para todas as crianças. A criança precisa sair um pouco das telas e trabalhar o desenvolvimento pleno do seu corpo através de brincadeiras simples que estimulam a atenção e o movimento".

A Lei Nº 14.826 estabelece que a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios devem desenvolver políticas de assistência social, educação, cultura, saúde e segurança pública que promovam a parentalidade positiva e o direito ao brincar.

Durante a comemoração no Hospital da Mulher, as crianças participaram de diversas atividades que incluíam o uso de chocalhos, estimulação visual e auditiva, brincadeiras no chão, que auxiliam a promover um desenvolvimento adequado desde os primeiros dias de vida. “Aquela criança que fica muito tempo parada, sem ser estimulada com frequência, pode começar a apresentar atrasos no desenvolvimento motor, o que interfere bastante no seu crescimento”, ressaltou Alinne Almeida.

Adimaria Rodrigues, mãe de Azaf Lorenzo, de 7 meses, compartilhou sua experiência com o acompanhamento fisioterapêutico no hospital. “Faço o acompanhamento com meu filho aqui desde quando ele nasceu. É possível notar uma enorme diferença com esse acompanhamento fisioterapêutico. O pescocinho era bem mole, e hoje, quando a gente pega ele, é possível notar uma maior firmeza".

Gilberte Lucas, presidente da Fundação Hospitalar, comentou sobre a importância dessas ações. "Incentivar o brincar é essencial para o desenvolvimento saudável das nossas crianças, e continuaremos apoiando e implementando iniciativas que garantam o direito ao brincar para todas as crianças, viabilizando um ambiente estimulante para o seu desenvolvimento".



  •