Prefeitura inicia revitalização da lagoa Antônio Dias, no Limoeiro

4/6/2024, 10:26 | Foto: Jorge Magalhães

A revitalização da lagoa Antônio Dias, localizada no bairro Limoeiro, foi iniciada nesta segunda-feira (3). No primeiro momento o local recebe o serviço de limpeza e coleta de lixo ao redor da lagoa, além do levantamento de informações. A iniciativa é da Prefeitura de Feira de Santana em parceria com a empresa japonesa fabricante de pneus Yokohama. 

O projeto integra a programação do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho, com o objetivo de limpar, recuperar e preservar a lagoa, beneficiando a comunidade local. De acordo com o projeto, posteriormente serão feitos estudos técnicos, análise da água e definição dos equipamentos a serem utilizados.

A diretora interina do setor de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente (Semmam), Janaína Oliveira, cita que a lagoa é extensa e que a olho nu não é possível identificar sinais de poluição. 

“Essa é uma lagoa bem antiga, que pertence à comunidade do bairro Limoeiro. É uma lagoa que até então, visualmente, podemos ver que não existe poluição devido a própria água que é limpa. Na questão da sangria a água é limpa, cristalina mesmo. O pessoal da comunidade anseia pela revitalização e limpeza dessa lagoa", afirma.

A engenharia ambiental da Yokohama, Susana Adriana Riske, explica que o projeto proposto pela empresa envolve trabalho comunitário, educação ambiental e limpeza no entorno da Lagoa Antônio Dias. 

“O trabalho inicialmente é mais braçal, com diversos funcionários recolhendo o lixo que está ao redor da lagoa. Além disso, estamos fazendo todo um levantamento, colhendo relatos dos moradores para conhecer mais detalhes da parte interior da lagoa. Porque se você passa por aqui nem imagina que é uma lagoa. Queremos mudar isso”, almeja. 

Ainda de acordo com a engenharia ambiental, o projeto de revitalização da lagoa será para o bem da comunidade. “Queremos revitalizar e preservar para o bem-estar da comunidade, que é uma riqueza para todos nós, uma riqueza natural. A gente está vivenciando toda essa mudança climática mundial então nós temos que fazer nossa parte. Vamos fazer um trabalho comunitário e de educação ambiental aqui”, pontuou Susana.



  •