ATENÇÃO BÁSICA - Divisão de Enfermagem

Voltar
 

OBJETIVOS

Objetivo Geral

            Proporcionar assistência em fisioterapia domiciliar, dentro dos princípios do SUS, aos clientes acamados das Unidades Básicas de Saúde da Prefeitura Municipal de Feira de Santana, ampliando o atendimento, a internação e o acompanhamento domiciliar.

Objetivos Específicos

  •             Prestar assistência ao cliente acamado desenvolvendo atividades preventivas, reabilitadoras e funcionais promovendo saúde.
  •             Criar fluxo de recepção e avaliação das solicitações de avaliação fisioterapêutica, ampliando o atendimento.
  •             Definir conceitos e critérios para inclusão e alta dos clientes em atendimento.
  •             Capacitar familiares-cuidadores para atenção a saúde do enfermo.
  •             Estruturar em grupo permanente de estudo sobre a patologia, estratégias de tratamento e objetivos fisioterapêuticos.

METODOLOGIA

            Os pacientes serão triados por uma lista de espera mediante apresentação de oficio encaminhado a chefe da Divisão de Enfermagem, através da UBS. Neste ofício deve conter informações sobre o cliente como: nome, idade, endereço, ponto de referência, telefone e patologia, se diagnosticado, deverá conter o CID e o paciente deverá ter o cartão do SUS.
            Avaliação será agendada mediante surgimento de vaga ou possibilidade da mesma e/ou por ugência. A ficha de avaliação deve ser preenchida na hora da avaliação, receber um número de registro e ser arquivada na Divisão de Enfermagem.
            Após atendimento será feira a evolução do atendimento e assinado pelo fisioterapeuta bem como o controle de visita que deverá ser assinado pelo paciente ou responsável após cada atendimento. A evolução e o controle de visitas são recolhidos mensalmente. Haverá um livro de ocorrência. Mensalmente (a cada dia 5 do mês corrente) deverá ser preenchido o consolidado e entregue a Divisão de Enfermagem.
            O atendimento terá duração em média de 30 minutos. Para tanto deve ser priorizar as realizações de manobras, posicionamento no leito e dadas orientações ao cuidador, que deve estar junto ao cliente na hora do atendimento.
            Utilizar como um dos critérios de alta retorno a funcionalidade, bem como treino eficiente do cuidados. Reavaliar o paciente e fazer um relatório de alta assinado pelo fisioterapeuta e dado o ciente pelo paciente ou responsável em duas vias, contendo a MIF de antes e depois dos antendimentos.
            As visitas serão realizadas de uma a três vezes por semana a depender da disponibilidade do serviço e da necessidade do cliente.
            A Secretaria Municipal de Saúde disponibilizará o carro e o motorista para o atendimento.
            Formação de grupos de estudos para analisar estratégias e objetivos de tratamento fisioterapêutico, bem como formas de avaliação do atendimento.

 

 

Estrutura e Serviço

De acordo com o organograma virgente  na SMS . a divisão está vinculada ao Departamento da Rede Própria e esta por sua a Atenção Básica

A Divisão de Enfermagem é composta por 04 Apoiadoras Institucional e 01 Chefe da Divisão.
 Cuja supervisão abrange 15 Unidades Básicas de saúde Tradicionais nos diversos serviços.

Serviços Oferecidos

Visam atender aos preceitos do SUS, para atendimento integral à saúde da Criança, adolescente idos, nas diversas áreas: saúde da mulher, adulto e idoso, do homem, atendimento ao hipertenso, diabético, vacinação, supervisão dos ACS , atualização  da equipe

Áreas de Atuação

Atendem a coordenação e administração de recursos materiais e gestão de pessoal, que trabalham nas Unidades para realizar o planejamento, supervisão implementação e avaliação das ações desenvolvidas, pelas equipes que atendem nas UBS

Programas Desenvolvidos

Vacinação, Planejamento familiar, curativos, consultas médicas, nutricionistas, consultas de enfermagem, atendimento à criança, adolescente, ao diabético hipertenso, supervisão dos ACS.

RELAÇÕES E ENDEREÇOS DAS UBS

Centro de Saúde Drº. Milésio Ledoux Vargas - UBS BARAÚNAS
Rua Petronílio Pinto 186 – Baraúnas, telefone: 3225-3991
Rua João Vital nº 184 , Ref. ao lado de CRAS (Provisoriamente)

Associação dos Moradores – UBS CASEB I :
Rua Japão S/N, Caseb. Telefone: 3603-7793

Centro de Saúde Drº. Eduardo Nogueira Filho - UBS CASEB II
Rua São Valentin s/n, Caseb. Telefone: 3603-7792

Centro de Assistência Social Stº. Antônio - UBS Cassa
Rua Frei Aureliano Grotomare, s/n. Capuchinhos. Telefone: 3612-4530

UBS – Drº. Carlos Alberto Kruschewky - UBS CSU
Rua Tostão s/n, Cidade Nova. Telefone: 3603-7795

UBS – Dispensário Santana
Rua Mercúrio 320, Jardim Acácia. Telefone: 3603-7796

UBS –  IRMÃ DULCE
Rua Cupertino Lacerda 1759, Brasília. Telefone: 3602-7200

Centro de Saúde Drº. Herval Monteiro Oliveira. UBS – JARDIM CRUZEIRO
Rua Miguel Calmon, s/n. Telefone: 3602-7201

Unidade Maria do Nascimento Souza. UBS - MANGABEIRA
Av. Tupinambá S/N, Mangabeira. Telefone 3602-7202
Rua A , nº 15 conjunto Feira V (Provisoriamente)

UBS – PARQUE IPÊ
Rua Rodolfo Valentim 188, Parque Ipê. Telefone: 3602-7203

Unidade de Saúde Todos os Santos - QUEIMADINHA
R. Pernambuco S/N, Queimadinha. Telefone: 3602-7204

Centro de Saúde Drª. Helena Barbosa - UBS - Subaé
Rua 2ª travessa Politeama s/n, Subaé. Telefone: 3221-3973

UBS – RUA NOVA
R. Cordeiro 151, Rua Nova. Telefone: 3225-7419

UBS – SERRARIA BRASIL
Rua  Cupertino Lacerda 297, Brasília 3623-3663

 

 SERVIÇO DE FISIOTERAPIA DOMICILIAR

Estrutura e Serviço

Atendimento fisioterapêutico domiciliar é um serviço oferecidos aos clientes  que apresentam dificuldades para realizar seu tratamento em clínicas, hospitais e ambulatórios de saúde, seja por motivos de transporte, distância ou condições físicas dentre outras.

Serviços Oferecidos

O atendimento em fisioterapia domiciliar da Prefeitura Municipal de Feira de Santana atende a clientes acamados oriundos das Unidades Básicas de Saúde em uma demanda crescente o que confere a importância da assistência humanizada, preventiva e educativa

Áreas de Atuação

No Serviço de atendimento domiciliar (SAD) como serviço que vem complementar a internação ou ao atendimento ambulatorial, responsável pelo gerenciamento e operacionalização das Equipes Multiprofissionais de Atenção Domiciliar (EMAD).
A fisioterapia domiciliar mostra-se como ferramenta de excelência no cuidado à saúde e no restabelecimento da funcionalidade.

Programas Desenvolvidos

A realização doa atendimento domiciliar a pacientes crônicos de saúde pode evitar hospitalização, tendo no ambiente familiar papel fundamental nesse processo, minimizando as internações e humanizando o atendimento. A assistência domiciliar está dividida em: Atendimento domiciliar – atendimento para pessoas com problemas agudos e temporariamente impossibilitado de comparecer a UBS: internação domiciliar – cuidados a clientes com problemas agudos ou aegressos de hospitalização; Acompanhamento domiciliar – cuidados a pessoas que necessitem de contatos frequentes e programáveis com os profissionais da equipe