SUPERINTENDÊNCIA MUNICIPAL DE TRÂNSITO

SMT informa mudanças no trânsito por conta de obras do Projeto Novo Centro

1/8/2020, 9:11h

Em razão das obras do Projeto Novo Centro, que estão sendo realizadas pela Prefeitura de Feira de Santana visando a requalificação de todo o centro comercial da cidade, a Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) solicita aos motoristas que evitem, na medida do possível, circular pelo centro da cidade. "As obras estão avançando cada vez mais, o que dificulta a circulação de veículos", explica o superintendente de Trânsito, Euclides Artur Andrade. 

Na próxima segunda-feira ocorrerão mudanças no trânsito no centro da cidade. Quem trafega pela rua Conselheiro Franco não vai poder acessar a direita sentido praça da Bandeira - terá que seguir em frente e as opções serão a Praça dos Remédios ou a Praça Fróes da Mota. 

Outra mudança: quem circula pela rua Marechal Deodoro não poderá seguir até a Praça da Bandeira; terá que entrar antes, a direita, na rua Comendador Targino, podendo seguir adiante pela avenida Sampaio. 

A rua Intendente Freire, conhecida como Beco da Pererê, também ficará interditada. A opção para quem necessitar acessar a avenida Senhor dos Passos é seguir pela rua Visconde do Rio Branco. 

A SMT informa ainda que no dia 5 a rua Marechal Deodoro será totalmente interditada para trânsito devido a realização de obras no local. 

  •  

Anel de Contorno passa a ser fiscalizado pela SMT

5/6/2020, 12:45h

A fiscalização, autuação e aplicação de medidas administrativas cabíveis concernentes as infrações de trânsito na avenida Eduardo Fróes Mota, o Anel de Contorno, passam a ser de responsabilidade da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT). Acordo de cooperação técnica nesse sentido foi celebrado entre a autarquia da Prefeitura de Feira de Santana e a Polícia Rodoviária Federal. 

A partir dessa medida a SMT também fica responsável pelo levantamento dos locais de acidentes e dos serviços de atendimento, socorro e salvamento de vítimas nos trechos de rodovias federais: BR-116 (entre o Complexo Viário da Cidade Nova e o viaduto próximo a Pousada da Feira) e na BR-324 entre os quilômetros 512,6 e o 519,5 - viaduto Portal do Sertão.

  •  

Prefeitura vai desviar trânsito na praça do Tomba nos fins de semana

12/5/2020, 11:9h

O Governo do prefeito Colbert Martins Filho vai desviar o trânsito da rua Pedro Américo de Brito para a rua São João, no bairro do Tomba, no trecho da feira livre, nos fins de semana. A iniciativa é mais uma das ações da administração municipal para o combate e prevenção contra o coronavírus Covid-19 e visa viabilizar o reordenamento do local, possibilitando maior distanciamento entre as barracas dos feirantes.

O secretário municipal do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico (Settdec), Antônio Carlos borges Júnior, ressalta a importância da iniciativa para evitar aglomeração de pessoas. A medida, conforme explica, será aplicada a partir do próximo dia 16, sempre aos sábados e domingos.

A partir da interdição do trecho da rua Pedro Américo de Brito, as barracas que ficam exclusivamente na praça do Tomba será reordenadas na via pública, nos finais de semana, com maior espaçamento entre elas. Desta forma, os consumidores terão mais espaço para transitar, evitando assim a aglomeração.

Visando preparar os feirantes para a mudança no ordenamento da feira livre, a Prefeitura, através da Settdec, distribuiu lonas padronizadas para a cobertura das barracas cadastradas. Além do desvio do fluxo de veículos em uma das laterais da praça do Tomba, a Settdec também vem realizando outras ações para o combate ao coronavírus, como a distribuição de máscaras e álcool em gel para os feirantes.

A intervenção está sendo preparada através da Settdec em parceria com a Secretaria de Serviços Públicos (SESP), a Superintendência Municipal de Trânsito (SMT), a Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) e a Secretaria Municipal de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos (Seprev).

  •  

Centro de Feira terá ruas interditadas nesta terça

4/5/2020, 15:21h

A rua Conselheiro Franco será bloqueada totalmente para o tráfego de veículos e outras vias serão interditadas parcialmente, nesta terça-feira, 5, para facilitar ações de uma Força Tarefa criada pelo prefeito Colbert Martins Filho. O intuito é disciplinar melhor a circulação no centro de Feira de Santana nesses momentos de pandemia.

Serão interditadas parcialmente as ruas J.J. Seabra e Marechal Deodoro e as avenidas Senhor dos Passos, Olimpio Vital, Getúlio Vargas e Maria Quitéria. Nestas vias, os condutores só poderão trafegar pela faixa mais à esquerda, enquanto a da direita será reservada para ônibus, veículos oficiais e de emergência (viaturas policiais, ambulâncias etc).

“Haverá fiscalização rigorosa do cumprimento desta medida, por Agentes de Trânsito e por videomonitoramento. O condutor que desrespeitar os bloqueios serão notificados”, avisa o secretário de Prevenção a Violência, Moacir Lima dos Santos, coordenador da Força Tarefa composta ainda pela Superintendência Municipal de Trânsito (SMT), Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) e Secretaria do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico (SETDEC).

  •  

Euclides Artur é o novo superintendente de Trânsito

7/4/2020, 9:44h

O advogado Euclides Artur Costa Andrade é o novo comandante da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT). Ele assume a autarquia no lugar de Maurício Carvalho, que deixou a pasta no último sábado, 4, de acordo com a Lei Eleitoral.

A nomeação de Artur Andrade, como é popularmente conhecido, foi publicada na edição extra do Diário Oficial Eletrônico do Município nesta segunda-feira, 6. (clique aqui e veja).

Artur Andrade, além de advogado, já foi Secretário de Cultura, Esporte e Lazer na gestão do ex-prefeito Tarcísio Pimenta.

  •  

Novo binário vai ordenar trânsito na avenida Maria Quitéria

2/4/2020, 17:17h

Dando continuidade ao processo de ordenamento do trânsito de Feira de Santana, a Prefeitura Municipal, através da Superintendência Municipal de Trânsito-SMT, cria um novo binário em parte da Avenida Maria Quitéria, entre a Rua Juarez Távora e a Rua Teixeira de Freitas. A ação tem o objetivo de diminuir conflito naquela região, que possui inúmeros estabelecimentos comerciais, escolas públicas, pedestres e um grande movimento de veículos. 

As obras de drenagem e abertura de canteiros já estão sendo realizadas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano. Assim como as instalações elétricas estão sendo realizadas para a colocação dos semáforos, que serão sincronizados entre todas as vias, como também tempo para travessia dos pedestres. Após isso, será realizada a pavimentação asfáltica, com recursos próprios da SMT, já que o projeto tem como objetivo promover a mobilidade urbana, além da sinalização horizontal e vertical. 

“Esse binário vai proporcionar maior fluidez e segurança, diminuindo as retenções em horário de pico e engarrafamentos. Dois retornos serão fechados e vamos adotar o sistema de sentido único em duas ruas, a Juarez Távora passará a ter sentido Boulevard Shopping para a Maria Quitéria, e a Teixeira de Freitas passará a ter sentido bairro Queimadinha para o Shopping. Com o fechamento destes retornos na Maria Quitéria, que geram grandes conflitos entre estas duas ruas, evitaremos os acidentes que são frequentes naquela região. Os retornos poderão ser feitos nas quadras. Quem ganha é a cidade com mais esta intervenção que promoverá mais qualidade de vida à população através do trânsito, como recomenda o prefeito Colbert Martins Filho”, explica o Superintendente Municipal de Trânsito, Mauricio Carvalho.

  •  

Força Tarefa da Prefeitura ordena vacinação em Drive Thru

24/3/2020, 17:14h

Durante a ação de vacinação contra a Influenza para os idosos em “Drive Thru”, promovida pela Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria de Saúde, recebeu o apoio da Superintendência Municipal de Trânsito - SMT, que realizou o ordenamento do trânsito com pelo menos 21 agentes e monitores de trânsito.

A estratégia iniciada na tarde desta terça-feira, 24, aconteceu em dois lugares, no estacionamento E1 do Boulevard Shopping e simultaneamente no estacionamento da UniFTC no bairro Sim, das 13h às 17h. A vacinação em formato de “Drive Thru” segue nos dias 25 a 27 de março, nos dois locais, das 8h às 17h.

De acordo com o Superintendente Municipal de Trânsito, Maurício Carvalho, este apoio faz parte da força tarefa formada pelo Governo Municipal, a pedido do Prefeito Colbert Martins Filho, com o intuito de unir forças para o combate ao Coronavirus.

“Este trabalho em conjunto com a Secretaria de Saúde colaborou para a eficácia deste sistema inovador, tornando a vacinação dos idosos mais segura, evitando aglomerações. Esta é a hora de entendermos que a união faz a força e que juntos haveremos de vencer mais este grande desafio”, comenta o superintendente.

  •  

Monitores ordenam trânsito e reforçam campanha contra Coronavírus

23/3/2020, 13:23h

A partir desta segunda feira, 23, os monitores de trânsito que prestam serviços para a Prefeitura de Feira de Santana, através da Superintendência Municipal de Trânsito - SMT, farão o ordenamento do tráfego da região do Centro de Abastecimento, que continua em funcionamento pelo serviço essencial que presta, como também farão um reforço na campanha contra o Coronavírus, distribuindo panfletos informativos para a poulação.

A ação será concentrada entre os horários de 7h às 14h, devido ao maior movimento no local, e atenderá a todos os requisitos estabelecidos pelo Ministério da Saúde para evitar o contágio do Coronavírus. Os monitores e supervisores utilizarão máscaras de forma preventiva, álcool em gel a 70% para uso pessoal e manterão distância mínima da população para evitar possível contaminação. 

De acordo com o superintendente Municipal de Trânsito, Mauricio Carvalho, esta é uma ação de apoio à força tarefa realizada pela Prefeitura Municipal no combate ao Coronavírus na cidade. “Estamos seguindo a orientação do prefeito Colbert Martins Filho, que determina que este combate à pandemia seja um trabalho de todos. O governo tem feito uma força tarefa para isso, e como o comércio foi fechado, realocamos os monitores de trânsito para o Centro de Abastecimento e para as feiras livres da cidade, para fazer o ordenamento do trânsito mas também realizar o trabalho de agentes multiplicadores de informação, colaborando no combate ao  Coronavírus”, afirma.

  •  

Primeira edição de 2020 do Projeto Rua Viva celebra o Dia da Mulher

9/3/2020, 9:1h
O projeto RUA VIVA, realizado pela Prefeitura Municipal de Feira de Santana, através da Superintendência Municipal de Feira de Santana (SMT), realizado neste domingo (8), na Avenida Fraga Maia, promoveu muita diversão, educação no trânsito e uma programação especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.
 
Além de práticas esportivas, com aula de dança, patins, foi promovida a educação no trânsito para as crianças com cineminha infantil, noções de trânsito com a mini pista, e muita animação com o palhaço Albertão e trenzinho do Juquinha. Foram também oferecidos serviços de saúde e orientações sobre leis de trânsito para o público em geral. 
 
Três escolas participaram do evento, uma delas da rede municipal de ensino, Escola Municipal Regina Vital, foi levada pelo trenzinho do Juquinha para a Fraga Maia. Cerca de 50 alunos da educação infantil ao quinto ano da escola Nova Geração se fizeram presente com suas mães no evento. Para Lorena Mamona, diretora desta escola, o Rua Viva é uma grande oportunidade para integração social e educação para o trânsito.
 
"É uma iniciativa pública muito importante para que a sociedade possa se apropriar dos espaços da nossa cidade e também para formar novos cidadãos para um trânsito mais seguro", comenta.
 
Em celebração ao Dia Internacional da Mulher, foi montado um Stand Mulher onde foram ofertadas dicas de automaquiagem com Cíntia Carvalho e Thayanne Souza, sorteio de curso de automaquiagem, além de atendimento com a fisioterapeuta pélvica Manuela Andrade, sorteio de escova e hidratação e aplicação de botox pelo salão Karllus e Sandra instituto de Beleza. 
 
O Sest/Senat ofereceu orientações sobre mecânica para mulheres, e o público feminino também contou com instruções de uma Autoescola especializada em direção para mulheres, com dicas para habilitação e como perder a insegurança na direção. 
 
Para a técnica de enfermagem Joana Santos, de 42 anos, ter este conhecimento oportuniza mais independência para as mulheres. "É interessante porque para gente que dirige o conhecimento ajuda e nos dá mais confiança. A gente precisa saber trocar um pneu e ter noções da mecânica do carro. São pequenos detalhes que fazem toda a diferença em nossas vidas". 
 
Para o Superintendente Municipal de Trânsito, Maurício Carvalho, o primeiro Rua Viva de 2020 marca mais uma edição de sucesso do Projeto. "O evento foi bastante concorrido e contamos cada vez mais com o apoio de diversos parceiro que abraçam a causa da educação para o trânsito. Projeto fantástico onde a família inteira participa, promovendo uma nova consciência no trânsito, multiplicando a mensagem. Hoje tivemos um dia especial com atividades voltadas para as mulheres, que foi um diferencial, agregando serviços, lazer, entretenimento e educação para todos", conclui.
 
A ação teve o apoio da Fundação Egberto Costa, Unifacs, Grupo IHEF, Sesc, Sest/Senat, Grupo de Escoteiros, 2°Grupamento de Bombeiros Militares, Academia Smart Fit, Clínica Saúde 10, Vitalmed, Auto Escolas e Clube de Patins FSA.
 
 
 
 
  •  

No Dia da Mulher, projeto Rua Viva com programação especial

6/3/2020, 18:18h

O Projeto Rua Viva será retomado neste domingo, 8, a partir das 8h, na avenida Fraga Maia, com uma manhã repleta de atrações ao ar livre para toda a comunidade. Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de Feira de Santana, através da SMT (Superintendência Municipal de Trânsito) preparou uma programação especial para elas.  

Entre os destaques da programação estão os serviços que serão oferecidos no Stand Mulher, com dicas de automaquiagem com Cíntia Carvalho e Thayanne Souza, sorteio de curso de automaquiagem e uma mini palestra. Ainda atendimento com a fisioterapeuta pélvica Manuela Andrade, sorteio de escova e hidratação e aplicação de botox capilar pelo salão Karllus e Sandra instituto de Beleza.

O Sest/Senat fará divulgação dos seus serviços e oferecerá palestra sobre mecânica para mulheres. Também haverá instruções promovidas por autoescola especializada em direção para mulheres, com dicas para habilitação e “como perder a insegurança na direção”.

Além disso, a programação consta de diversão e muita educação no trânsito para as crianças com o teatro infantil, cineminha, mini pista de trânsito, e serviços de saúde e orientações sobre leis de trânsito para o público em geral.

Esta é a primeira edição do Rua Viva neste ano e conta com o apoio da Fundação Egberto Costa, UNIFACS, Grupo IHEF, SESC, SEST/SENAT, Grupo de Escoteiros, 2°Grupamento de Bombeiros Militares, Academia Smart Fit, Clinica Saúde 10, Vitalmed, auto escolas, Clube de Patins FSA, entre outros.

O projeto, que é pioneiro, foi criado pela SMT em 2017 com o objetivo de realizar atividades educativas e apresentar noções sobre trânsito e cidadania em um espaço seguro para lazer, entretenimento, convivência, saúde e diversão para toda população.

  •