Sinaleiras recebem botoeiras digitais com sensor de aproximação

5/8/2022, 11:33 | Foto: Jorge Magalhães
Equipamentos já instalados em frente à Associação Cristã e à Justiça Eleitoral

Conjuntos semafóricos em alguns principais corredores de tráfego de Feira de Santana já começaram a receber as novas botoeiras digitais com sensor de aproximação. Os equipamentos garantem a acessibilidade por bip sonoro, alerta de voz e leitura em braile. 

Com sistema de acionamento touch screen com LED, o pedestre não tem a necessidade de apertar um botão. Basta encostar o dedo no sensor por três segundos para ativar a sinaleira e ter uma travessia segura na faixa. 

Os equipamentos foram instalados nas avenidas José Falcão (em frente à Justiça Eleitoral) e Maria Quitéria (em frente à Associação Cristã). Eles estão adequados à resolução 704/2017 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). 

De acordo com o superintendente de Trânsito, Cleudson Almeida, a programação das botoeiras é feita via cabo de dados por USB integrado ao conjunto semafórico. 

“Além de priorizar a mobilidade e a segurança do pedestre no trânsito, as botoeiras digitais otimizam a acessibilidade de deficientes visuais”, afirma. 

A tecnologia possibilita aos equipamentos mais tempo de uso, uma vez que reduz danos no sensor de ativação e a ação de vândalos que ocorria nos antigos botões analógicos.

"Também será possível customizar o equipamento controlando o volume sonoro e o horário de funcionamento. São totalmente acessíveis", pontua o chefe da Divisão de Sinalização e Equipamentos de Tráfego, Herval Borges da Silvia.



  •