Saúde do homem é intensificada em unidade no Asa Branca

23/11/2022, 18:6 | Foto: Roberta Costa
Testes rápidos, palestras e vacinação marcaram a ação

Palestras sobre o câncer de próstata, atualização da caderneta vacinal, testes rápidos para diagnóstico da sífilis, hepatite e do HIV foram realizados durante ação promovida pela Unidade de Saúde da Família Asa Branca II, nesta quarta-feira, 23.

A coordenadora da unidade, Tatiana Santos, destacou os cuidados que os homens devem adotar para evitar o câncer de próstata, em alusão ao Novembro Azul - mês de conscientização e combate à doença.

"É preciso ter um olhar para aquele homem que, muitas vezes, por conta do trabalho, não procura regularmente as unidades de saúde. Hoje, ao verificarmos a caderneta, constatamos que muitos não tinham ainda tomado a vacina contra a Covid", disse. 

A coordenadora da unidade destaca que os profissionais de saúde estão atentos e realizando busca ativa na comunidade. "Estamos aqui para cuidar do cidadão", acrescenta.

Alguns homens receberam ainda guia de solicitação para exames laboratoriais de rotina, incluindo o PSA (Antígeno Prostático Específico), que pode detectar de forma precoce a doença.

O aposentado Jasmo de Rocha, 75 anos, aproveitou a oportunidade para se atualizar em relação aos cuidados com a saúde. "Estou sempre fazendo meus exames de rotina, não deixo de me cuidar. A gente precisa ter saúde boa para viver bem", reflete.


  •