Prefeito busca parceria com o Cimatec para fomentar projetos em tecnologia no município

14/10/2021, 16:34 | Foto: Divulgação
Colbert Filho e secretários visitaram as unidades em Salvador e Camaçari

A possibilidade de trazer para Feira de Santana projetos desenvolvidos pelo SENAI CIMATEC (Campus Integrado de Manufatura e Tecnologia), por meio de parceria com o Governo Municipal, deixou o prefeito Colbert Filho otimista durante visita, nesta quarta-feira, 13, às unidades da entidade, na capital baiana e em Camaçari. 

Acompanhado pelo vice-prefeito, Fernando de Fabinho, e do seu secretariado, Colbert Filho esteve nos laboratórios situados em Salvador e também no Cimatec Parque, um grande centro tecnológico que está sendo implantado em Camaçari. Eles foram recebidos pelo diretor de Tecnologia, Leone Andrade. 

“Viemos conhecer o Cimatec, um dos mais avançados polos de educação, tecnologia e inovação do país. Nosso intuito é firmar uma parceria entre a Prefeitura de Feira e o Cimatec, porque o melhor em tecnologia está aqui e nós queremos estar juntos”, afirmou Colbert Filho. 

Com atuação em 44 áreas de trabalho [desde robótica, supercomputação, medicina e farmacologia, mecânica de precisão e até estruturas aeronáuticas para a Embraer], o Senai Cimatec possui orçamento anual de R$ 230 milhões. 

Atualmente estão em andamento 87 projetos de pesquisa. Entre eles se destaca um que utiliza um supercomputador – é o equivalente a mil computadores funcionando simultaneamente. Também já estão em testes robôs submarinos inéditos no mundo para uso de companhias petrolíferas, como a Petrobrás. Um deles com tecnologia para limpar e diagnosticar as condições do casco de um navio sem precisar suspender as atividades da embarcação.



  •