Investimentos nos últimos cinco anos garantem o nascimento dos pequenos feirenses

18/9/2023, 10:8 | Foto: Arquivo Secom
Assistência à saúde com oferta de exames, consultas, partos e internamentos é assegurada pela Fundação Hospitalar

A Fundação Hospitalar de Feira de Santana recebeu mais de R$ 15 milhões em investimentos nos últimos cinco anos. Os recursos foram destinados para compras de equipamentos, reformas, construção de enfermarias, ampliação de leitos e modernização das unidades vinculadas. Os investimentos são lembrados no aniversário de 190 anos de emancipação política do município, celebrado nesta segunda-feira (18).

Na avaliação da paciente Gabriela Bedoya, que é venezuelana e está há quatro anos na cidade, a estrutura com equipamentos novos e profissionais capacitados permitiu que ela pudesse desfrutar a experiência de ser mãe de primeira viagem sem muitas preocupações.

“É a minha primeira filha. Todas as enfermeiras foram muito carinhosas, a equipe, os médicos. Por ser um pré-natal de alto risco também fui acompanhada na unidade. Fiz o parto cesáreo. Achei a estrutura nova, os aparelhos, tudo muito bom”, enfatizou.

Entre os avanços obtidos estão as reformas da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal, do centro cirúrgico com ampliação de duas salas, 48 banheiros da unidade, banco de leite, ambulatório, enfermarias, laboratório, sala de vacina e do centro de esterilização por meio da compra de equipamentos e a aquisição de dispositivos digitais.

Ainda é válido destacar a reforma e ampliação do Centro Municipal de Prevenção do Câncer Romilda Maltez (CMPC) e as construções do novo lactário, da nova Casa da Puérpera com 16 unidades, da enfermaria E com 16 leitos de obstetrícia clínica, da enfermaria D com 14 leitos e de oito leitos de Unidades de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional (UCINCo).

Neste período, cerca de 1,2 milhão de atendimentos entre partos, cirurgias, exames de alta complexidade, consultas e internamentos foram realizados. Os dados correspondem aos procedimentos feitos pelo Hospital Inácia Pinto dos Santos (Hospital da Mulher), Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem Dr. Eugênio Laurence (CMDI) e o CMPC.



  •