Fila da regulação com 45 pacientes em Feira de Santana

24/11/2022, 18:24 |

Em Feira de Santana, 45 pessoas aguardam por transferência para uma unidade hospitalar até esta quinta-feira (24). As vagas são disponibilizadas pelo Sistema de Regulação do Governo do Estado. Os pacientes estão distribuídos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e policlínicas municipais.

Na UPA Mangabeira, um paciente de 65 anos está há 6 dias aguardando regulação para  tratar edema pulmonar, uma condição caracterizada pelo acúmulo de líquido no interior dos pulmões. Na mesma unidade, uma paciente de 43 anos, aguarda há 4 dias regulação, após sofrer hemorragia digestiva alta, quando há sangramentos nas regiões que atuam na digestão, como o esôfago, o estômago, o duodeno ou o intestino delgado.

Do total, 22 pacientes estão na UPA Queimadinha, 10 na UPA Mangabeira e outros 13 distribuídos nas policlínicas municipais: Rua Nova (4), Tomba (4), Feira X (4) e George Américo (1). 

REGULAÇÃO ESTADUAL

O Sistema de Regulação Estadual é uma ferramenta do Governo do Estado que disponibiliza vagas em unidades públicas hospitalares conforme critério de gravidade e não proximidade, visando a democratização do acesso.

Para isso, o paciente atendido em uma unidade de urgência e emergência é avaliado e submetido a exames laboratoriais ou de imagem, de acordo com as condições clínicas.

Se comprovada a necessidade de assistência hospitalar, os profissionais da unidade solicitam a regulação no sistema para que o paciente tenha a assistência adequada.



  •