Fila da regulao j contabiliza 60 pessoas nesta sexta

26/5/2023, 12:5 |
Mulher de 57 anos aguarda h 17 dias na UPA Queimadinha

A fila da regulação estadual em Feira de Santana alcançou um lamentável recorde nesta sexta-feira (26), quando 60 pessoas estão a espera de transferência para uma unidade hospitalar. Os pacientes estão internados nas policlínicas municipais, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e no Hospital da Mulher.

As vagas são disponibilizadas pelo Sistema de Regulação do Governo do Estado. Entre estes casos, no Hospital da Mulher uma recém-nascida está há 56 dias na fila da regulação para realizar um procedimento cirúrgico. Ela sofre de estenose subglótica, estreitamento da endolaringe, que é uma das causas mais comuns de estridor e desconforto respiratório em crianças.

Na UPA Queimadinha, uma mulher de 57 anos aguarda transferência há 17 dias para tratar de um derrame pleural. Já na UPA Mangabeira um paciente de 41 anos está a espera de regulação há 14 dias para tratar pé diabético. 

REGULAÇÃO ESTADUAL

O Sistema de Regulação Estadual é uma ferramenta do Governo do Estado que disponibiliza vagas em unidades públicas hospitalares conforme critério de gravidade e não proximidade, visando a democratização do acesso.

Para isso, o paciente atendido em uma unidade de urgência e emergência é avaliado e submetido a exames laboratoriais ou de imagem, de acordo com as condições clínicas.

Se comprovada a necessidade de assistência hospitalar, os profissionais da unidade solicitam a regulação no sistema para que o paciente tenha a assistência adequada.



  •