Feira de Santana registra aumento de beneficiários dos programas sociais

9/2/2024, 9:18 | Fotos: ACM e Jorge Magalhães

Feira de Santana registrou um aumento da atualização do CadÚnico (Cadastro Único) acima da média nacional. Desta forma, mais cadastrados foram contemplados com os benefícios socioassistenciais do Governo Federal. Conforme aponta a Secretaria de Desenvolvimento Social, são 2.599 novos beneficiários - totalizando 76.582 famílias.

O CadÚnico atualizado é a porta de entrada para manter ou ser contemplado com benefícios como o Bolsa Família, Auxílio Gás e demais programas sociais. 

O perfil dos beneficiários do Bolsa Família consiste, em sua maioria (59%), mulheres de faixa etária entre 25 a 34 anos e com benefício médio de R$ 670,25. A atualização cadastral concedeu o Auxílio Gás no valor de R$ 110 a 1.422 famílias.

A chefe da Divisão do Cadastro Único e Bolsa Família, Danusa Rodrigues, destaca que a pasta utiliza de ferramenta tecnológica Observatório Social para realizar as buscas ativas como forma de evitar os cancelamentos automáticos por parte do Governo Federal. Inclusive, realizando visitas nas residências dos beneficiários para manter o cadastro atualizado. 

"Essa forma proativa faz com que Feira de Santana seja destaque em nível nacional", ressaltou o secretário de Desenvolvimento Social, Denilton Brito.

ATUALIZAÇÃO

O cadastro deve ser atualizado pelo menos uma vez ao ano, com informações verdadeiras. Em caso de dúvidas, é preciso procurar o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) da região.

Para realizar ou atualizar o cadastro, é preciso apresentar os seguintes documentos de cada integrante da família: RG, CPF, título de eleitor, carteira de trabalho, certidão de nascimento, certidão de casamento ou divórcio, declaração escolar e comprovante de residência (a exemplo da conta de água ou energia).

O Governo Federal oferece diversos programas sociais para famílias de baixa renda, a exemplo do Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC), Tarifa Social de Energia Elétrica, Programas Habitacionais, entre outros que são fornecidos por meio do CadÚnico.



  •