11/04/2013
Feira de Santana fará lançamento de Micareta no Salão Baiano de Turismo.
Click
VENHA SÓ, OU EM BANDO para o desfile do Bando Anunciador da Festa de Senhora Santana que voltará às ruas de Feira de Santana domingo, 07 de julho 2013, com saída prevista para as 7h do Cuca. Como acontece a cada ano, a expectativa é de recorde de público e de bandos proveniente de diversos bairros de Feira de Santana e até de municípios vizinhos, nos moldes da festa tradicional e histórica festa do passado.
O Bando Anunciador, parte profana que antecede as comemorações da festa, foi formado no século XIX por grupo de jovens da cidade que lançava rojões e bradava nas ruas a Festa de Santana que estava por vir.
Consta em documentos que esse grupo era formado com a presença majoritária de homens e não se via nem escravizados e nem mulheres. Estas ficavam responsáveis com a arrumação da igreja, da festa e participando das novenas. A partir do século XX o bando foi se modificando e criando novos bandos dentro do próprio bando (bando da rua nova, dos olhos d’agua); podia-se ver a presença das mulheres bem vestidas, com seus carros muito bem arrumados e dividindo o mesmo espaço que os homens, pessoas mascaradas, outras com irreverência nas fantasias, carroças enfeitadas, e na Praça da Matriz era montada barracas com bebidas e comidas típicas, o candomblé uniu-se, as baianas lavavam o andor na igreja com água de cheiro simbolizando a purificação do templo para o início dos festejos. Em 1987, em função dos excessos de bebidas, brigas, barulho externo afetando a celebração das novenas e o desrespeito ao lado religioso, a festa foi extinta pela Igreja Católica.
Em 2007, numa iniciativa da Universidade Estadual de Feira de Santana- UEFS, através do CUCA assumiu o Projeto Bando Anunciador da Festa de Senhora Santana. O objetivo foi resgatar uma das principais festas populares que, desde o século XIX, durante décadas antecipava as comemorações e homenagens a Senhora Santana, padroeira de Feira de Santana.
AGORA, MAIS 60 horas - FORRÓ de São Pedro na TERRA DE MARIA QUITÉRIA
28 A 30.06.2013 - Distrito de Humildes
29 e 30.06.2013 - Distrito de Jaíba
29 e 30.06.2013 - Distrito de Bonfim de Feira
Todos os caminhos levam à zona rural de Feira de Santana, durante os festejos de São Pedro, de sexta-feira, 28, a domingo, 30, e quem curte o arrasta-pé terá este ano mais de 60 horas de shows de forró com grandes atrações promovidas pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), nos distritos de Humildes, Bonfim de Feira e Jaíba.
HUMILDES
As comemorações oficiais do São Pedro serão durante três dias e já se constituem na principal festa do gênero do interior da Bahia. As atrações estão entre os destaques nos cenários estadual e nacional, mas valorizam também os artistas da terra.
A festa será aberta nesta sexta-feira, 28, às 19h, com show de Beijo Roubado. Uma hora depois entra em cena Muleka Travessa, seguido por apresentações de Kart Love, Catuaba com Amendoim e Mulher do Patrão, animando o arrasta-pé até a madrugada.
No sábado, dia 29, a animação começa também às 19h, com show do Forró Os Moleques & Cia. Logo depois o agito fica por conta de Sandro de Castro, Márcia Porto e a tão esperada apresentação de Pablo, seguida do show do forrozeiro Dr. Edy.
No domingo, 30, a festa será aberta pelo forrozeiro J. Sobrinho, seguido pelo show de Capim Molhado, Timbaúba e, como principal animação da noite, a apresentação de Flávio José, terminando com show da banda Delírios do Olhar.
JAÍBA
No distrito de Jaíba as comemorações de São Pedro serão de dois dias de muita animação. A abertura, no sábado, 29, a partir das 19h, será com show de Léo e Seus Teclados, seguido por Karrascos do Forró, Namoro On Line, Kixoteando e encerrando a noite com Forrozeiros do Norte.
Domingo, 30, a abertura com show de Vaqueirama, seguido por apresentação de Roquinho, Jhone Ribeiro, Carlos Pita e Dell Feliz.
BONFIM DE FEIRA
No distrito de Bonfim de Feira também serão realizados dois dias de shows. No sábado, 29, passam pelo palco Mayrone, Calango Tião, Mulher Bandida, Marron Glacê e Xoxotaê. Já no domingo, 30, a animação fica por conta dos shows de Marcelo Magalhães, Valdômio, Marzinho Venturini, Lua Cheia e Sutiã Rendado. (Ronaldo Belo
EXPOSIÇÃO SOBRE “IMPRESSIONISMO – HISTÓRIAS E REFLEXÕES”
Aberta no Museu de Arte Contemporânea - MAC até dia 23 de julho de 2013
Um dos mais influentes movimentos artísticos do século XX está sendo trazido para Feira de Santana através do projeto ARTESESC, em parceria com o Museu de Arte Contemporânea Raimundo Oliveira (MAC), com a abertura nesta quarta-feira, 26, às 19h, da exposição "Impressionismo – Histórias e suas Reflexões", que segue até o dia 23 de julho.
O acervo da mostra é composto de 36 reproduções fotográficas de obras impressionistas de grandes artistas como Edouard Manet, Johan Barthold Jongkind, Louis Eugène Boudin, Claude Monet, Hillaire Degas, Pierre Auguste Renoir, Alfred Sisley, Armand Guillaumin, George Morren, Georges Seurat, Belmiro de Almeida, Eliseu Visconti, Georgina de Albuquerque, Antônio Garcia Bento.
A abertura do evento contará com apresentação de Cih Porto, artista plástica formada pela Escola de Belas Artes da UFBA e pesquisadora do Movimento Impressionista. O projeto inclui ainda a realização da oficina Impressionismo e Criação, que ocorrerá no dia 13 de julho, no auditório do SESC/Feira de Santana.
A exposição tem a curadoria de Zuzana Paternostro, com organização do Museu Nacional de Belas Artes (Rio de Janeiro); Museu de Arte de São Paulo e Museu D`Orsey (Paris).
IMPRESSIONISMO
O Impressionismo surgiu na França, em 1860 e foi caracterizado pela aversão à arte acadêmica ensinada nas escolas artísticas de toda Europa. Um dos elementos mais importantes para o Impressionismo foi o estudo da paisagem ao ar livre.
Em um primeiro momento, as novas representações artísticas não agradaram críticos e foram expostos em uma exposição conhecida como Salão dos Recusados, que fez tanto sucesso quanto o salão oficial da Real Academia Francesa de Pintura. (Ordachson Gonçalves)
Feira do Livro deve atrair público de 50 mil pessoas
Evento foi aberto oficialmente na noite desta terça-feira, 10
Uma verdadeira celebração à música, à literatura e ao teatro, entre outras expressões de arte. A 6ª Feira do Livro foi aberta oficialmente na noite desta terça-feira, 10, com a expectativa de atrair um público de 50 mil pessoas e o desafio de continuar crescendo. Desde o primeiro dia, o movimento é intenso e as diversas atividades encantam o público. O evento segue até este domingo, 15, na Praça João Barbosa de Carvalho (a Praça do Fórum), com visitação pública a 67 stands e uma intensa programação cultural que se estende durante todos os dias e noites.
O Festival Literário e Cultural de Feira de Santana já não é mais um evento apenas local, "estamos certos de que a Feira do Livro já ganhou uma dimensão maior, se tornando um espaço de fomento cultural significativo para toda a região, atraindo municípios e comunidades circunvizinhas", comemorou o reitor da UEFS, José Carlos Barreto de Santana.
José Carlos também destacou a parceria mais ampla com a Prefeitura e com o Estado, ressaltando o empenho das secretarias de Educação e de Cultura no sentido de valorizar o evento. Os secretários Jailton Batista, de Cultura, e Jayana Ribeiro, de Educação, prestigiaram a abertura. "Para nós, a parceria com a Feira do Livro já se concretiza com um motivo a mais para comemorar porque conseguimos garantir pela primeira vez a oferta de 3.500 vales-livros para estudantes e professores da rede municipal", destaca Jayana. Para Jailton, o festival mostra como Feira é pujante também no cenário cultural. A diretora da Direc 2, Nívea Maria Oliveira, disse que o evento já se concretizou como "espaço de resgate da leitura".
Músicos, cordelistas, poetas, jornalistas, estudantes, educadores e o público de modo geral, atentam a toda forma de valorização das expressões culturais. Em cada espaço do Festival, a Praça do Fórum vai ganhando um clima diferente, marcado pelas mais diversas e autênticas formas de encantamento pela arte. A literatura brasileira, o teatro e a música regional são o pano de fundo em cada apresentação e reverência cultural. "De fato, esperamos que o festival possa cumprir o seu papel de formar leitores de qualquer tipo de expressão cultural e seduza o público, promovendo um encontro com a arte nas suas mais diversas formas", observa a professora Rita de Cassia Brêda Lima, coordenadora do evento.
Exposições de arte e lançamentos de livros
A programação do Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira, em setembro, consta de exposições de arte, fotografia, lançamentos de livros, projetos musicais e comemorações ao aniversário pela passagem dos 180 anos de Feira de Santana.
Com apresentações acontecendo desde o inicio do mês, a mostra de fotografia de artistas e fotógrafos locais e de Salvador vai até esta sexta-feira, 13. Nesta quinta-feira,12,haverá um sarau literário com palestra e lançamento de livro do escritor Luís Pimentel, além do lançamento do livro de fotografias “Canudos”, iniciativa do Clube de Fotografia, às 19h.
No dia 17, em homenagem à cidade, será aberta a exposição "Vaqueiros - Mais de Três Séculos de História", que vai mostrar a vida dos vaqueiros, com apresentação de fotografias e vídeos. Ainda seguindo a mesma programação, se apresenta o músico Paulo Costa.
Uma mesa redonda com o tema “Feira vista por Lucas - um bate papo sobre Lucas da Feira”, com a coordenação de Gabriel Ferreira e Elismar Pondé está programado para o dia 20, às 19h30. No dia 22, será realizado o projeto Música no Museu, com a participação da banda C9, Uyatã Rayra e Aira de Rá, às 16h30.
O projeto Primavera dos Museus será realizado no dia 26, às 20h, com apresentação do percussionista Zé das Congas. Durante todos os sábados está acontecendo o projeto Xadrez no Museu, sob a coordenação do Clube de Xadrez de Feira de Santana.
NA EXPOFEIRA, BONECAS DE PANO RETRATARAM A FAMÍLIA ATUAL E CRÍTICAS SOCIAIS.
A exposição esteve no espaço Caminho da Roça.
Um dos estandes do Caminho da Roça esteve cheio de bonecas de panos de todos os tamanhos e de todas as cores. E todas têm um por que de estar lá com suas funções didáticas e críticas sociais. São magras, cheinhas, altas, pequenas. Étnicas. E todas receberam a mesma carga de carinho da artesã Marilene Barreto, que mora na Vila São José, no distrito de Governador João Durval Carneiro.
Em um painel estão expostas várias bonecas magérrimas. Todas com corpo de modelo. “Representam as meninas que querem ter este corpo e terminam anoréxicas”, critica o comportamento.
Em um sofá fica um casal, que diferentemente das outras não riem. “Eles representam os deficientes físicos. É uma crítica às pessoas que deixam seus familiares deficientes trancados nas suas casas”.
Entre as suas bonecas existem algumas com feições infantis, mas que estão grávidas. É outro conselho que dá às jovens. As duas maiores, Dalila e Iracema, ambas negras e com cerca de 1,70 metro de altura, são os xodós da artesã. Não estão à venda – os preços variam de R$ 2 a R$ 1 mil.
Pelas contas dela, já vendeu exatas 7.012 bonecas. “E para todo Brasil e até para o exterior. Tenho bonecas na Europa”, diz. Uma caixa com várias bonecas pequenas representa as criancinhas abandonadas pelas mães.
Revela que o material usado na confecção das suas bonecas, malha e arame, é todo reciclado. “Trabalho para trazer de volta as bonecas de pano”, revela Marilene Barreto. (Batista Cruz)
EXPOFEIRA 2013
Forró, sertanejo e arrocha serão os principais atrativos da área de shows da XXXVIII Exposição Agropecuária de Feira de Santana - Expofeira, aberta oficialmente neste domingo, 1, e segue até o dia 08/09/2013. Dentre as grandes atrações estão o cantor Pablo, o forrozeiro Adelmário Coelho, a banda Cavaleiros do Forró e o Arreio de Ouro.
A animação já começa neste domingo, com shows de Djalma Ferreira, Arnaldo Farias, Os Clones e Forró Caju de Ouro. Na segunda-feira, 2, não haverá programação festiva, mas na terça-feira, 3, subirão ao palco Alex Gomes, Zelito Júnior, Lucien Junior e Hugo Luna.
Na quarta-feira, 4, a expectativa é de um grande público para acompanhar o show do fenômeno do arrocha, o cantor Pablo. A noite festiva será aberta por Cleiton A Voz de Ouro, e ainda contará com shows de Flaviany e Caciques do Nordeste.
A banda Cavaleiros Forró será a principal atração na quinta-feira, 5, quando o público ainda contará com shows do Forró Adelino Alves, Banda 100 Párea, e Forró Safado. Na sexta-feira, 6, a animação estará por conta de Marquinho Maia, Barra da Saia, Forró dos Plays e Diogo Gomes.
O feriado de 7 de Setembro contará com grandes atrações no Parque de Exposição João Martins da Silva. A partir das 16h será aberta a grade gospel, com shows de Kleide Valente, Banda Som Salvador, e a grande atração Sandro Nazireu.
Também subirão ao palco na noite do feriado: Arreio de Ouro, Adelmário Coelho, Márcio Alves, e Forró Balanço Gostoso. No domingo, 8, a festividade será encerrada com shows de Acarajé com Camarão, Del Feliz, Gibão de Couro e Simplesmente Paixão.
Feira do Pró-Berro na Expofeira
28/8/2013, 8:42h
A XXXVIII Exposição Agropecuária de Feira de Santana (Expofeira 2013) contará este ano com a Feira do Programa de Melhoramento Genético dos Rebanhos de Caprinos e Ovinos da Bahia (Pró-Berro). Será realizada no Parque de Exposição João Martins da Silva, no período de quarta-feira, 4, a domingo, 8.
A linha de crédito especial para o programa será mantida através dos bancos do Brasil e do Nordeste, que oferecem prazos dilatados e de carência para começar a pagar, além de juros mais atrativos.
O secretário de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural, Ozeny Moraes, destaca a importância do programa. “Visa incentivar o criador de caprinos e ovinos a vender seus animais como também a oportunidade para aquisição de animais da mais alta qualidade genética para o melhoramento do seu rebanho, neste momento de retomada da pecuária de animais de médio porte”, frisou.
A feira será realizada pela Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos da Bahia (Accoba), reunindo os criadores da região para mostrar o potencial dos rebanhos.
Com o Pró-Berro, a oportunidade para os produtores rurais adquirirem, através de financiamento, reprodutores geneticamente melhorados. O prazo de financiamento será de 24 meses, incluindo a carência de até seis meses e juros de 6% ao ano, com deferimento de ICMS para aquisição de reprodutores.
O programa tem como objetivos promover a transferência de genética superior dos plantéis de caprinos e ovinos de seleção para os estratos básicos de produção comercial; viabilizar a compra de reprodutores melhoradores, com registro genealógico e contribuir para criação de mecanismos que aumentem a produção, produtividade e a renda do pequeno e médio produtor rural proporcionando, assim, a geração de emprego e renda. (Ronaldo Belo)
Primeira eliminatória de Vozes da Terra nesta terça
A 1ª Mostra Individual do Fotógrafo Nicolau Almeida, com o tema "Um olhar em qualquer lugar..." vai ser realizada dia 21 de novembro, às 19 horas, na Av. Getúlio Vargas nº 2616 - Ed. R. A. Souza (ao lado do Inst. de Beleza Paixão).
O evento é promovido pelo Clube de Fotografia de Feira de Santana. A exposição ficará aberta ao público até o dia 01 de dezembro, com horário para visitação das 15 às 19 horas.
Nicolau Almeida é industriário,fotógrafo e membro do Clube de Fotografia de Feira de Santana, onde participa periodicamente de projetos, exposições e concursos fotográficos.
16 de novembro de 2013 às 10:30 horas na praça Bernardino Bahia será apresentado o espetáculo de Santana. “ O Salone”, do Grupo Nariz de cogumelo de Salvador – Ba., como parte da programação do Circuito Cultural Belgo Bekaert em Feira
A tradicional comemoração da Festa de Reis no distrito de Tiquaruçu já tem programação definida. O “reisado” será realizado neste final de semana, 11 e 12 de janeiro, com a apresentação de dez atrações para o público
Os festejos começam no sábado, 11, a partir das 20h. O balanço das bandas Esquema Love, Pegada Love, Kixote é Esse, 2RJÊ e Estrela Kadete vão embalar a primeira noite do evento.
Já no domingo, 12, as comemorações terão inicio com Missa na Igreja de São Vicente, a partir das 10h. Em cortejo os Reisados de São Vicente e Chapéu de Couro irão sair da sede da Organização Cultural e Artística Reisado de São Vicente (Orcare) até o palco principal da festa no ritmo do samba de roda, a partir das 15h.
A festa irá seguir com muita música. Para encerrar os festejos de reis, haverá apresentação com as bandas Viola de Doze, Doce Mel e Águia Azul.
O evento é considerado a maior manifestação cultural do distrito, com grande participação popular com mais de cem anos de tradição.
Encanto do Natal nas ruas da cidade
Projeto cultural resgata a magia das festas natalinas
25/11/2013, 8:46h
Dezembro é mês de festa. E este ano Feira de Santana vai se cobrir de cores, luzes e som para festejar o Natal, data cercada de magia. É o Natal Encantado, projeto que promete retomar a essência das festas natalinas, uma iniciativa conjunta da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e Fundação Cultural Egberto Costa. O lançamento será no próximo dia 27, às 19h, no Casarão Fróes da Motta.
Serão 13 dias de shows musicais, concertos, espetáculos de dança e corais em sete espaços diferentes, durante o dia e à noite. As apresentações estão programadas para a Praça da Matriz, Largo da Igreja Nossa Senhora dos Remédios, Praça João Pedreira, Estacionamento da Prefeitura, Paço Municipal Maria Quitéria e Espaço Cultural Marcus Moraes, entre os dias 10 e 23 de dezembro.
A ideia é levar o clima natalino a vários pontos da cidade, “além de resgatar e fortalecer as tradições religiosas e culturais voltadas para o Natal e reforçar laços de fraternidade”, conforme destaca o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Jailton Batista. O Natal Encantado busca, ainda, um olhar mais humanizado – e até espiritualizado – sobre a cidade.
O Natal Encantado não é direcionado apenas para quem vive na cidade, mas também para a população de municípios vizinhos. “A comunidade regional, que vem a Feira de Santana costumeiramente fazer compras, terá a oportunidade de consumir produtos comerciais e, ao mesmo tempo, ter acesso a bens culturais”, afirma Jailton Batista. (Madalena de Jesus)
Exposição coletiva sobre erotismo acontece no MAC
A partir desta quinta-feira (14), no Museu de Arte Contemporânea Raimundo Oliveira (MAC), será palco da exposição erótica, “Iluminação de Eros”. A mostra propõe reunir, em um só espaço, as mais diversas representações artísticas do erotismo, com trabalhos de artistas de Feira de Santana, Salvador e Recôncavo Baiano. Pintura, escultura, fotografia, literatura, desenho e vídeo são algumas técnicas que estarão em destaque até o dia 10 de dezembro.
A exposição foi precedida de uma palestra sobre “O Erotismo na História da Arte”, do artista plástico e Mestre em Artes Visuais Jô Félix, no dia 9 deste mês. No próximo dia 23, entre 14h e 18h, haverá uma nova apresentação em formato de palestra, também no MAC. Dessa vez, o artista fará uma leitura das obras expostas, segundo explica o coordenador do Museu, Edson Machado.
“A ideia é mostrar o erotismo em várias linguagens”, diz Edson Machado, confirmando a participação dos artistas feirenses Juraci Dórea, José Arcanjo, Nanja, Antônio Brasileiro e Gabriel Ferreira. De Salvador, estarão presentes na mostra o próprio Jô Félix, Renata Voss e Anderson Santos. Participarão ainda da exposição Zé da Rocha, de Cruz das Almas.
Os fotógrafos Tomaz Coelho, de Feira de Santana; Marcus Socco, de Salvador; e Diógenes Oliveira, de Teofilândia, também mostrarão seus trabalhos, assim como os escritores e poetas Roberval Pereyr e Patrice de Moraes. Todos abordando a temática da mostra. A expectativa da coordenação do MAC é atrair visitantes não somente de Feira de Santana, Salvador e Recôncavo, como de outros municípios da região.
Caminho percorrido por Maria Quitéria
O Governo Municipal autoriza, nesta quarta-feira, 5, às 8h, o início das obras de construção da rampa de vôo livre no Morro de São José, povoado de Pé de Serra, no distrito de Maria Quitéria, onde será construído um mirante e aberta a passagem para viabilizar o acesso de desportistas.
As obras serão executadas pela construtora Almeida Pessoa, vencedora de licitação pública promovida pela Prefeitura de Feira de Santana. Resultarão na abertura de 4,1 quilômetros de extensão de trilha pelo morro, facilitando o acesso de visitantes.
Para viabilizar a implantação da rampa de vôo livre, a Prefeitura firmou parceria com alguns proprietários e herdeiros de propriedades rurais existentes no morro permitindo, assim, a abertura da estrada.
A iniciativa vai resultar na atração de turistas e desportistas e, conseqüentemente, possibilitar a geração de trabalho e renda para os moradores da comunidade. (Ronaldo Belo)
As datas do 13º Festival Metropolitano Vozes da Terra e do 7º Festival Metropolitano de Música Gospel para este ano foram definidas pela Fundação Municipal de Tecnologia da Informação, Telecomunicações e Cultura Egberto Tavares Costa. Os eventos têm a finalidade de premiar os artistas feirenses e de toda a região metropolitana, incentivando e divulgando novos talentos.
Dando a oportunidade de compositores e intérpretes mostrarem o trabalho, O Festival Metropolitano Vozes da Terra abrirá inscrições entre o dia 2 e 22 de maio. Poderão ser inscritas duas canções. As eliminatórias e finais serão realizadas nos dias 10 e 11 de julho, no Centro de Cultura Maestro Miro.
Os músicos que desejarem participar do Festival Metropolitano de Música Gospel deverão realizar as inscrições entre os dias 4 e 25 de agosto. As apresentações, também no Maestro Miro, terão as datas de 25 e 26 do mês de setembro.
A edição 2013/2014 do PROJETO CULTURAL TEATRO VAI AOS BAIRROS, promovido pelo governo municipal através da Fundação Municipal de Tecnologia da Informação, Telecomunicações e Cultura Egberto Tavares Costa, já tem as datas definidas para ser realizada.
O mês de março marcará a apresentação de diversas peças teatrais feirenses.
Os espetáculos serão realizados sempre às 19h, com exceção para os bairros Subaé e Baraúnas, onde terão sessão durante a manhã, a partir das 9h.
PROGRAMAÇÃO MARÇO/2014 -
As apresentações são abertas ao público e gratuitas –
DATA LOCAL PEÇA
06/03 Feira VII campo em frente ao CAIC A bruxa do cabelo azul
07/03 Feira IX – Praça Eurípedes Ferreira A cigarra e a formiga
08/03 Homero Figueiredo – Praça da Alvorada A Cartomante
13/03 Cidade nova – Rua G O justo
14/03 Queimadinha – Praça do Cruzeirinho Chapeuzinho Vermelho
15/03 Subaé Vô doidim x a bruxa do esquecimento
19/03 Feira X - Praça da Rua B Tabaco para o povo
20/03 Aviário – Rua G – Quadra de esportes Essa dor seca do sertão
21/03 Baraúnas – Escola Elizabeth Jhooson O amor de Luiz
22/03 Rua Nova – Praça de Dona Pomba As cores de Laurinha
MICARÊTA 2014 - BLOCOS VÃO LEVAR ALEGRIA E CORES PARA A AVENIDA
Os blocos vão levar, além de cores e alegria, grandes atrações para a avenida. Já na noite de quarta-feira, 23, antes mesmo da abertura oficial da festa, já estarão nas ruas Trote - Cheiro de Amor, Amigos - Duas Medidas, Coco e Cia Conect, mais os irreverentes Zero Hora, Amigos do Nico, Só Bebo e Bando Banda, que saem com bandas de sopro. A banda Eva virá com o Abraçaê e Bell Marques arrastará o bloco Skol, na quinta-feira, 24, quando terá ainda a Marrom Glacê com o Point da Malhação, dentre outras.
A sexta-feira terá Harmonia e Bafo-Auê, Filhos de Ghandi com o Da Praça e Saulo com A Tribo. Psirico - Lá Vem Elas, Timbalada Bafo, Leo Santana Auê- ribo, Seo Maxixe Amigos, Dilma Ferreira - Bacalhau na Vara, Negra Cor - Me Leva Que Eu Vou e Igor Canário (Beija ou Desce) são algumas das atrações de blocos no sábado (26). No último dia de folia terá Tomate na avenida, com Bafo- Tribo, Quixabeira da Matinha, com o samba da Quixabeira, e Katê animando a garotada do Zerinho.
ZÉ DAS CONGAS DIVIDE PALCO COM CARLINHOS BROWN E LANÇA CD NA MICARETA
Instrumentos confeccionados com material reciclado serão expostos na avenida
O ritmo do som percussivo, genuinamente feirense, vai estar presente na Micareta de 2014. Repetindo o sucesso do ano passado, o musico instrumental José Pereira dos Santos – mais conhecido como Zé das Congas – é uma das atrações confirmadas para a
festa que será realizada entre os dias 24 e 27 de abril. Ele dividirá palco com Carlinhos Brown.
A rede Fora do Eixo realiza nos dias 15 e 16 de março a 4ª edição do Grito Rock em Feira de Santana.
A rede Fora do Eixo realiza nos dias 15 e 16 de março a 4ª edição do Grito Rock em Feira de Santana. O evento acontece a partir das 14h no Centro de Cultura Amélio Amorim. A programação inclui 16 shows musicais, dança, intervenção poética, grafitagem, oficinas, palestras e a Feira Camelô 2.0, um espaço que vai reunir banquinhas de diversos expositores independentes.
O Grito Rock Mundo é um festival colaborativo financiado pelo Fora do Eixo Card e produzido com o apoio do Toque no Brasil. É executado durante o período de festejos carnavalescos. Este ano o projeto chega à 12ª edição, conectando centenas de cidades e dezenas de países, durante o período de 20 de fevereiro à 30 de março, projetando-se como o maior festival colaborativo do mundo.
A moderna estrutura para apresentações e manifestações culturais do Teatro Municipal Margarida Ribeiro já tem data definida para ser entregue a população feirense. A solenidade de reinauguração, marcada para o dia 27 de março, às 19h, vai contar com apresentação da peça “JingoBel”. O ano também marca as comemorações de 43 anos de existência do espaço cultural.
Após uma reforma que realizou instalação de novo forro com isolamento acústico, pintura, revisão da parte cênica, elétrica, e hidráulica, alvenaria, pisos, e paredes, o teatro poderá contar com apresentações durante todo o restante do ano, segundo o presidente da Fundação Municipal de Tecnologia da Informação, Telecomunicações e Cultura Egberto Tavares Costa, Antonio Carlos Coelho.
“Os grupos teatrais da cidade podem apresentar projetos para a Fundação. O objetivo do governo municipal é valorizar o produto regional. Já estamos em contato com alguns artistas para trazer grandes espetáculos, fortalecendo a cultura”, ressaltou o presidente.
A escolha da peça “JingoBel” foi definida pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho em memória ao falecimento do ex-diretor do Departamento de Atividades Culturais, Márcio Carvalho (Márcio Sherrer), que dirigiu o espetáculo por muitos anos, sendo sucesso de público no Margarida Ribeiro.
Além da reinauguração, ela ficará em cartaz durante os dias 28, 29 e 30 de março.
Outra peça que Sherrer fazia parte era a “Graxeiras graças a Deus”. O artista interpretava a personagem principal. Segundo Antonio Carlos Coelho, os estudos estão sendo realizados para colocá-la novamente em cartaz.
Na oportunidade, artistas da época de 1971, quando o teatro foi criado, no governo do agora senador João Durval Carneiro, serão homenageados com troféus de honra ao mérito.
7º FESTIVAL DE SANFONEIROS: INSCRIÇÕES ABERTAS
As inscrições para o 7º Festival de Sanfoneiros já estão abertas. O evento é organizado pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), através do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca).
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de forma presencial até 23 de abril, de segunda a sexta-feira, das 8 às 11h30 e de 14 às 17h30, na direção do Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA). Outra opção para os artistas interessados em participar do festival é fazer a inscrição via correios. O prazo de postagem é até 10 de abril.
A grande final acontece no dia 22 de maio no Auditório Central da Uefs. O público também participa da premiação escolhendo através do voto popular o melhor sanfoneiro de cada categoria. Informações sobre documentação necessária, critérios de avaliação e valores dos prêmios podem ser consultadas no edital.
Todo sábado, Rodas de capoeira no centro de Feira.
Os movimentos mexem todo o corpo. São ágeis e complexos. Usam acrobacias em solo ou aéreas. Retratam a expressão cultural. Os grupos de capoeiristas são vistos com frequência no centro de Feira de Santana, seja em frente ao Mercado de Arte Popular e, agora, também na Praça Bernardino Bahia, sobretudo nas manhãs de sábado.
Os sons do berimbau, atabaque, pandeiro e caxixi sempre garantem a musicalidade da dança. As rodas atraem a atenção das pessoas, independente da idade. Sempre há quem pare para prestigiar os capoeiristas.
Mestre Paraná, como é conhecido Cláudio Borges, 37 anos, defende que as apresentações de capoeira “é uma forma de divulgar a cultura e também oferecer aos jovens carentes uma oportunidade na vida”. Ele faz parte da Associação Ginga Menino, que desenvolve um trabalho filantrópico com moradores dos bairros Irmã Dulce, Subaé, Queimadinha, Aviário, Eucalipto e 35 BI.
Além dele, as apresentações de capoeira contam com participações de outros mestres, a exemplo de José Guimarães, o mestre Aranha. “Nos reunimos todo sábado sempre a partir das 11h. Além das rodas de capoeira, também fazemos aulões. É quando convidamos o público a gingar”, disse.
Feira sedia 40º Festival de Violeiros
11/8/2014, 8:18h
|
O som da boa e velha viola nordestina vai soar no município de Feira de Santana no mês de agosto. O 40º Festival de Violeiros do Nordeste será realizado no próximo dia 16, às 20 horas, no auditório do Centro Universitário de Cultura e Arte – Cuca e vai contar com a participação de diversos violeiros.
A iniciativa é da Associação dos Violeiros e Trovadores da Bahia, com o apoio do Governo Municipal. Participarão competidores de seis estados: Bahia, Pernambuco, Paraíba, Sergipe, Alagoas e Rio Grande do Norte. A entrada é franca.
Para abrilhantar o festival, a dupla de violeiros Bule-Bule e João Ramos vai se apresentar na abertura do evento. Já confirmaram presença as duplas: João Bezerra e Paraíba da Viola, Galego da Viola e Davi Ferreira, Antônio Maracujá e Detinho, Vem-Vem do Nordeste e Gilberto Alves, Moacir Laurentino e Sebastião da Silva.
Para o dia 08 de agosto, a partir das 08 horas, estão previstas as palestras: Saúde da Mulher com Ellen Alcântara Oliveira, A Mulher Negra na Política com Olívia Santana, A Mulher Negra na Arte com a atriz Lene Costa, Religião gênero e raça com Elizete Silva. Como também terá relatos de experiências com Vilma Soares e Lucidalva Assis, E ainda amostra de turbantes com Flávia Sacramento e amostra de penteados com Neide, Noélia e Tânia.
Para a noite de 08 de agosto, a partir das 19h30m, as apresentações musicais dos cantores: Gilsam, Rios Vibration, Beto Maravilha, Kleber Batata, Gil Salmo 40, Nilton Rasta e percussão, Tonho Dionorina, Jorge de Angélica, Jardeu da Banda Folha Verde, e da cantora Chandra Santana. Como também a apresentação de dança da professora de dança e bailarina Sidinha Damasceno.
No dia 09 de agosto a partir das 19 horas e 30 m acontecerá a solenidade de encerramento que contempla um Show da cantora Paula Samper, intitulado Trazendo o ID.
O Encontro visa manter viva a busca pela valorização e manutenção do espaço da Mulher Negra na sociedade de Feira de Santana, tanto quanto nas sociedades baiana e brasileira, visto que tem-se na Bahia a maior população de etnia negra do Brasil.
Serviço:
O que: VI Encontro da Mulher Negra de Feira de Santana.
Datas: 01, 08 e 09 de Agosto de 2014.
Local: Centro Universitário de Cultura e Arte – CUCA.
Quanto: Entrada Franca.
De 15 a 20 de julho, reunindo mais de 550 animais de alta linhagem genética
O Parque de Exposição João Martins da Silva vai sediar a segunda maior exposição da raça campolina do Brasil. O Portal da Marcha Campolina e Jumento Pêga será realizado no período de 15 a 20 de julho, reunindo mais de 550 animais de alta linhagem genética, dentre potros, matrizes e garanhões
Passada a euforia da Micareta, é hora do axé sair de cena e dar espaço a outros ritmos musicais. E o próximo será o forró, que promete agitar cinco distritos de Feira de Santana durante os festejos juninos, no período de 21 a 29 de junho. A Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer já está recebendo propostas de cantores e bandas e nos próximos dias a grade começará a ser montada.
As festas serão realizadas nos distritos de Maria Quitéria e Tiquaruçu no São João, e Humildes, Jaíba e Bonfim de Feira no São Pedro. Ao todo, serão seis dias de forró nessas localidades.
Em Maria Quitéria, o tradicional São João de São José acontecerá nos dias 21, 22 e 23, enquanto em Tiquaruçu os festejos serão concentrados nos dias 22 e 23. Já no São Pedro, Humildes festeja durante três dias – 27, 28 e 29 –, Jaíba dias 27 e 28 e Bonfim de Feira dias 28 e 29.
Feira de Santana está entre as dez cidades com melhor desenvolvimento urbano do país. É o que revela um estudo exclusivo feito pela Consultoria paulista Urban Systems, a pedido da Revista Exame. Em primeiro lugar ficou Recife, que apresenta a melhor infraestrutura para negócios, além de excelente capital humano. Confira o ranking (nota de zero a 7): 1º Recife (PE) 5,28; 2º Salvador (BA) 5,23; 3º Rio de Janeiro (RJ) 5,14; 4º Fortaleza (CE) 4,85; 5º Vitória (ES) 4,54; 6º Belo Horizonte (MG) 4,34; 7º Campina Grande (PB) 4,30; 8º Niterói (RJ) 4,29; 9º Guarulhos (SP) 4,18; 10º Feira de Santana (4,07).
O clima de festejos juninos está tomando conta do Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo, até o final deste mês, com a exposição de 25 trajes típicos de quadrilhas juninas no Arraiá de Santana. A mostra faz uma viagem ao longo de duas décadas e visa manter a tradição das festas de São João e São Pedro.
A história das quadrilhas juninas é contada através das roupas, principalmente com tecidos quadriculados e bastante coloridos, explorando temas que ganham asas no mundo imaginário, viajam pelo tempo e prestam homenagens a personagens eternizados pelos seus feitos.
O projeto visa a valorização da cultura típica nordestina. é uma parceria da Associação das Quadrilhas Juninas de Feira de Santana (AQUAJFS) e a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer.
Participa com seus respectivos figurinos as quadrilhas Korró Korró, República dos Caipiras, Arraiá da Juventude, Princesa do Sertão, Ôxente Gente, Forró da Amizade, Facho de Fogo, Arrasta-pé, Renovação e Cia, Capelinha do Forró e Renovação do Forró.
A mostra estará aberta ao público das 8h às 18h, no Museu Parque do Saber, na rua Tupinambás, no bairro São João.
Já o colorido forte nas fantasias ganha força no desfile da quadrilha Renovação do Forró, que em 2012 desfilou com o tema “Não é só de fogueira, foguete e balão que se realiza o São João”. O mesmo grupo ousa ao explorar o tema “A procura de um amor no São João”, com trajes coloridos e finos, ricos em detalhes e ornamentação.
A quadrilha Sefunaro marca presença com o traje branco, explorando o tema em homenagem ao centenário de Gonzagão, em 2012. (Ronaldo Belo)
As inscrições para o VII Festival Metropolitano de Música Gospel foram iniciadas na manhã desta segunda-feira, 4. Para se inscrever os interessados devem comparecer no Museu Parque do Saber, situado na rua Tupinabás, 275, São João, até o dia 15 de setembro. Este ano a premiação vai somar o montante de R$ 17 mil.
Os cantores e compositores podem acessar as informações através da internet. O edital do festival e a ficha de inscrição estão disponíveis no site da Prefeitura. O candidato deverá ficar atento as normas e também preencher a ficha de inscrição informando os dados necessários.
Para efetivar a inscrição é preciso apresentar a cópia da carteira de identidade e do CPF, comprovante de residência, uma fotografia artística, um cd gravado com a música, dez cópias da letra digitada, cifrada ou em partitura, além da autorização do compositor, caso ela seja defendida por outro intérprete.
Poderão ser inscritas até duas composições por participante, porém, só uma poderá concorrer no festival. As músicas devem atender ao critério de ineditismo, não podendo ter sido premiada em outros festivais.
As eliminatórias do Festival acontecerão nos dias 06 e 07 de novembro, às 19 horas, no Centro de Cultura Amélio Amorim. Já a final acontecerá no dia 08 de novembro, às 19 horas, no mesmo local. Antes disso, será realizada uma pré-seleção com todos inscritos para escolher os 24 que participarão das eliminatórias. Esta fase será no dia 3 de setembro.
A premiação para o primeiro colocado será de R$ 7 mil. O segundo e o terceiro lugar ficarão com os prêmios de R$ 4 mil e R$ 3 mil, respectivamente. Para o melhor intérprete feminino e masculino será ofertada premiação de R$ 1,5 mil para cada um.
Matinha dos Pretos é reconhecida como Comunidade Quilombola
27/7/2014, 19:6h
|
Foi com muito samba de roda que a comunidade de Matinha dos Pretos, no distrito de Matinha, comemorou o reconhecimento de Comunidade Tradicional (Quilombola) na tarde deste domingo, 27. O certificado, emitido pela Fundação Cultural Palmares, autarquia do Ministério da Cultura, garante e faz o reparo para a população negra.
O documento tem como objetivo garantir a manutenção da identidade das comunidades, salvaguardados pela União, beneficiá-los com políticas públicas de atenção e reparação, além de articulações para o processo de titulação do território, oficializando a comunidade como detentora do terreno onde viveu por muitos anos.
Essa é a segunda comunidade de Feira de Santana que recebe o certificado de reconhecimento. A primeira delas foi Lagoa Grande, no distrito de Maria Quitéria. Para conseguir o documento é necessário, primeiramente, que a comunidade se declare quilombola. Depois, através de associações e a integração com o poder público, é realizado o pedido para o Ministério da Cultura.
“É um ganho para a comunidade, pois temos uma caminhada de vários anos. Isso consolida apenas mais uma etapa de nosso processo de reconhecimento. Mesmo sem o título já tínhamos a consciência de nossa identidade”, declarou a presidente da Associação Comunitária da Matinha, Maria das Neves das Virgens, responsável por todo processo.
Antes mesmo de receber a titulação, a Matinha conquistou benefícios por ser considerada uma Comunidade Tradicional. O exemplo disso foi a pavimentação asfáltica de toda região através de projeto encaminhado a Câmara Municipal, e também por ser local de pesquisas de diversos estudantes de graduação e pós-graduação das diversas faculdades e universidades da Bahia.
A certificação foi entregue pelo chefe da Representação da Bahia e Sergipe da Fundação Cultural Palmares, Fabio de Santana, que destacou a importância deste marco. “Não estamos fazendo favor para essa comunidade. Estamos sim, devolvendo o que foi tirado há muitos anos atrás através da escravidão. Portanto temos que dar mais garantia a essa população”.
A presidente do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento das Comunidades Negras e Indígenas, Lourdes Santana, também participou do evento. “É um ato oficial, que dá estruturação na história. Agora a comunidade passa ser um domínio histórico que não pode ser apagado. O próximo passo é juntar todos para trazer mais ações na região”.
Para abrilhantar ainda mais as comemorações, os traços dos moradores estavam presentes em diversas exposições, uma delas fotográfica. Intitulada de “Retratos da Matinha”, o fotografo Marcelo Rabelo narrou a história dos moradores através do tempo de trabalhar e colher. Houve também comidas típicas e artesanato.
Capitaneados pelo grupo Quixabeira da Matinha, diversos grupos de samba de roda se apresentaram para fazer os presentes dançarem. O evento entrou pela noite, demonstrando a alegria da população por mais uma conquista. “Estou muito satisfeita por ver a luta de meus amigos se consolidando hoje. Ninguém queria vim para a Matinha dos Pretos. Eu fiquei aqui e conquistei tudo em minha vida”, afirmou a professora Bulqueria Freitas de Araújo, 68 anos.
Exposição Agropecuária de Feira de Santana, a Expofeira 2013, será realizada entre os dias 1 e 8 de setembro, data definida durante uma reunião entre o prefeito José Ronaldo de Carvalho, secretários municipais Ozeny Moraes (Agricultura e Recursos Hídricos), Jailton Batista (Cultura, Esporte e Lazer), Valdomiro Silva (Comunicação Social) e representantes de núcleos de criadores e produtores rurais.
O prefeito salientou que a realização da festa é uma decisão que passa diretamente pelos pecuaristas de Feira de Santana. “A região vem passando por um período de longa estiagem, o que tem trazido prejuízos irreversíveis aos produtores rurais e pecuaristas, e o Governo Municipal deve ouvi-los quanto a realização deste evento, que é voltado principalmente para o segmento rural”, observou.
A maioria dos representantes de criadores optou pela realização do evento, a exemplo do presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, Carlos Henrique Ribeiro Rodrigues, que ressaltou que a Expofeira também atrai criadores de outros estados que não estão sofrendo com a seca. “Devemos fazer um evento diferente. A Expofeira deve ser repensada, devemos fazê-la com outras características”, frisou.
O secretário Jailton Batista sugeriu que o evento este ano fosse voltado especialmente para a apresentação de práticas, soluções e alternativas de convivência com a seca. “Podemos trazer pecuaristas que têm boas práticas neste sentido, demonstrar opções em termos de tecnologia, canalizar agentes financeiros a apresentar linhas de crédito especiais para recuperação de rebanho, ou seja, fazer da Expofeira um momento para chamar a atenção para a situação dos produtores rurais”, salientou.
Também estiveram presentes Benício Cunha Cavalcanti, representante do Núcleo Guzerá Bahia-Sergipe; Joelmo Figueiredo, representante do Núcleo Girolando; Luiz Alberto Falcão, presidente da Associação Jumento Pega da Bahia; Ricardo Falcão, representante da Associação de Criadores de Caprinos e Ovinos do Estado da Bahia (ACCOBA) e Manga Larga; e José Caetano Ricci de Araújo, presidente do Sindicato Rural de Ipirá. (Ordachson Gonçalves)
16.09 - A programação cultural será aberta nesta terça-feira com a exposição fotográfica Feira e Seus Encantos, a partir das 16 h, no Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo
Ainda nesta terça acontece O Grande Encontro, um um show musical imperdível, no Espaço Marcus Moraes, com a participação dos cantores Beto Pitombo, Cescé, Timbaúba e Bruno Bezerra, a partir das 19 h.
17.09 - quarta-feira, o Espaço Marcus Moraes recebe o Concerto das Jovens Divas, show musical com a participação das cantoras Cecília Casteli, Sarah Reis, Paula Cavalcante, Vênus Carvalho e Paula Sanfer. Também a partir das 19 h.
18.09 - quinta-feira, aniversário da cidade, a programação começa a partir das 8 h, com uma missa de ação de graças na Catedral Metropolitana de Santana. Alunos da rede pública municipal realizam Apresentações artístico-culturais das 8h às 17h, no Espaço Marcus Moraes.
Na Câmara Municipal acontecerá a sessão especial pela Emancipação Política de Feira de Santana, com palestra proferida por Carlos Alberto Almeida, às 16 h.
Às 18h acontecerá a Entrega da Comenda ao Mérito, no Spazzio Eventos, solenidade que homenageia as pessoas que contribuem para o desenvolvimento da cidade em diversos segmentos.
No Espaço Cultural Marcus Moraes acontece apresentação musical da cantora Carol Pereyr, a partir das 20h. No mesmo local também será realizado um show pirotécnico.
A programação continua na sexta-feira, 19, com a apresentação do Espetáculo de Dança da Funceb, no Espaço Marcus Moraes, às 19 h.
No mesmo horário será aberta a exposição 50 anos de Feira em Fotos, no Museu de Arte Contemporânea Raimundo Oliveira.
No dia 5, as 15 h, no auditório da Fundação Senhor dos Passos, nas Baraúnas, será apresentada a peça: A Cidade da Rua Direita, com a participação das Escola Municipais Elisabeth Johnson e Antônio Eloy.
No mesmo dia, as 21 h, será exibido o filme: Grito da Terra, do cineasta feirense, Eloi São Paulo. A exibição acontece no planetário do Museu Parque do Saber e participam dessa projeção os alunos da Escola Estadual João Durval Carneiro.
Coelhou informou que após a palestra serão entregues certificados extracurricular com carga horária de 8 horas para os alunos universitários. Portanto, quero convidar toda a sociedade feirense, os representantes culturais e os estudantes da redes municipal e estadual, além dos universitários a participarem desse evento, finalizou.
Domingo Tem Teatro no CUCA de 03 de agosto até o domingo do dia 14 de dezembro. Programação de espetáculos inéditos - O Menino Detrás das Nuvens, da SC Produções que também se apresenta no mês de agosto, O espetáculo Uma Família em Apuros, da Cia. Cuca de Teatro que faz temporada em setembro, os espetáculos A peleja de Maria Bonitinha e A Estrela do Menino Rei da Cia. Cuca de Teatro e Aprendizes do Picadeiro do Ponto de Cultura – Cultura Mais Circo que estarão em cartaz durante os domingos do mês de novembro e em dezembro encerrando a programação no dia 14 de dezembro com o espetáculo Cabaré de Final de Ano reunindo vários artistas e grupos da arte da palhaçaria e do Circo. Confira a agenda desta temporada o site e participe! http://www.ciacucadeteatro.com.br/programacao-2º-semestre-2014/
O Domingo Tem Teatro faz parte da programação cultural da cidade de Feira de Santana-BA desde 2005 e tem a missão de popularizar a cena teatral e de estimular a formação de novas plateias, abrindo espaço para grupos e artistas que compartilham os mesmos ideais. O projeto acontece no período de março a dezembro, em dia e horário diferenciado, sempre aos domingos às 10 horas e 30 minutos no Teatro do CUCA. Além de assistir as apresentações dos espetáculos o público ainda pode chegar mais cedo ao espaço cultural para aproveitar as delícias da área de lazer e entretenimento, espaço de diversão saudável que fica aberto a partir das 9 horas, oferecendo diversificadas opções de alimentação, brinquedos e uma calorosa recepção da equipe do Domingo Tem Teatro.
A grande novidade do Projeto veio com a implantação do Programa do Sócio Domingo Tem Teatro. Idealizado em 2011 pelo estudante de economia e colaborador Henrique Zardo, o Programa tem como principal objetivo aproximar o público que é fã do teatro a se tornar um Sócio. De posse da CARTEIRINHA DE SÓCIO, o público infantil e adulto passa a usufruir de benefícios e obter vantagens, descontos, concorrendo também a prêmios semanais e especiais de Final de ano dos parceiros do Programa dos Sócios. Em pouco mais de 03 anos o Programa do Sócio já atraiu mais de 600 associados, comprovando o retorno junto ao seu público alvo.
Veja também como participar do Programa do Sócio no site: http://www.ciacucadeteatro.com.br/dom-temteatro/inscricao-socio
A partir do dia 06 de dezembro, um sábado, o comércio de Feira de Santana passa a funcionar em horário especial em função dos festejos natalinos. As lojas abrirão inclusive aos domingos, das 9h Ás 15h.
CONFIRA OS HORÁRIOS:
06/12 - sábado – até às 15hs
07/12 - domingo – das 09 às 15h.
08 a 12/12 - segunda a sexta – até às 19h.
13/12 - sábado – até às 15h.
14/12 - domingo - das 9 às 15h.
15 a 19/12 - segunda a sexta – até às 21h
20/12 - sábado – até às 18h
21/12 - domingo – das 09 às 17h
O acordo foi assinado entre o Sindicato do Comércio e o Sindicato dos Empregados do Comércio e informa que o pagamento de horas extras, alimentação e vale transporte dos comerciários obedecerão à Convenção Coletiva 2014/2015.
Na segunda edição do Natal Encantado, 13 grupos de diversos municípios baianos resgatam uma das mais tradicionais manifestações folclóricas do ciclo de festejos natalinos - o reisado, folia de reis ou terno de reis. Os grupos culturais são oriundos de cidades como Santa Bárbara, Conceição do Jacuípe, Monte Santo e Euclides da Cunha. A programação do evento acontecerá entre os dias 10 e 23 de dezembro.
O reisado é um importante elemento da cultura popular, principalmente das cidades do interior, muito tradicionais, passando de pais para filhos, em especial nos pequenos povoados. É uma riqueza imaterial que merece ser preservada, um valor cultural de grande relevância, traço de identidade de uma comunidade, destaca Jailton Batista, secretário de Cultura, Esporte e Lazer.
Participam do Natal Encantado deste ano o Reisado Rainha da Liberdade e Reisado da Juventude – de Monte Santo, Terno de Reis do Tomba e Reisado Estrela de Belém – Feira de Santana, Reisado de Malhada Nova e Reisado Dois Coqueiros – Santa Bárbara, Os Feras do Pandeiro e Os Alunos do Velho Fidélis – Água Fria.
Também se apresentam o Reisado Coisas de Berimbau – Conceição do Jacuípe; Reisado São do Bairro Nova Brasília – Euclides da Cunha; Reisado Nossa Senhora da Conceição – Araci; Reisado Grupo Amigos de Serrinha – Serrinha e Terno de Reis Filhos do Sol – Santo Amaro da Purificação. As apresentações acontecem na Praça João Pedreira, Praça Bernardino Bahia e no Estacionamento da Prefeitura Municipal
A 11ª Copa Cactus de Handebol Masculino e Feminino de Feira de Santana este ano vai contar com equipes de outros estados. O evento acontece nos dias 14 e 15 de março, no Ginásio Oyama Pinto, das 8 às 20h.
O principal objetivo da Copa de Handebol é buscar a integração entre a comunidade e o setor público, com a finalidade de incentivar adolescentes e adultos a praticar handebol, desenvolvendo sua potencialidade e estimulando a sua participação em diversos eventos em nível local, regional, estadual e interestadual.
O projeto que é desenvolvido e organizado pela Cactus Produções e Eventos e tem o apoio do Governo Municipal, através do Departamento de Esportes da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer
A história de Feira de Santana confunde-se com a história da inserção e criação de gado no Sertão Baiano, mais especificamente entre os rios Paraguaçu e Jacuípe e com a religiosidade expressa pelo culto a Senhora Santana, Padroeira da Fazenda Santa´Anna dos Olhos D`Água e da Capela que deu origem a cidade, uma homenagem dos considerados fundadores, o casal Domingos Barbosa de Araújo e Anna Brandoa.
Começava a nascer um ponto obrigatório de tropas, viajantes e tropeiros procedentes do alto sertão baiano e de outros estados a caminho do Porto de Cachoeira, vila mais importante da Bahia na época. Surgia ali, um comércio de gado cada vez mais próspero, ao lado de uma feira periódica.
O crescente ritmo de desenvolvimento do povoado exigiu a construção de ruas largas, onde começaram a ser instaladas casas comerciais em grande quantidade, para atender à população que crescia somada a chegada de brasileiros e estrangeiros que adotaram Feira de Santana como moradia
Esse acelerado ritmo de crescimento levou o povoado a reivindicar a criação do município. Era o nascimento daquela que se transformaria na segunda cidade do estado, 31º do país e uma grande vocação para atrair gente de todas as parte, pela sua localização geográfica, como maior entroncamento rodoviário do Norte-Nordeste.
Atrações confirmadas
Quinta
Wesley Safadão - Prefeitura
Léo Santana – Prefeitura
Babado Novo – Abraçaê
Ivete Sangalo – Cerveja e Cia
Vibrações – Expresso do Reggae
No Stillo – Vou Beber
Galeguinho SPA – Da Praça
Gueto é Gueto – As Novinhas
Sexta
Bell Marques – Prefeitura
Luxúria – Prefeitura
Negra Cor – Prefeitura
Tuca Fernandes – Prefeitura
Pagodart – As Donzelas
Tayrone Cigano – Na Sofrência
Cheiro de Amor – Trotte
Filho de Gandhi – Da Praça
É Tudo Nosso – Fala Sério
Bailão do Robissão – Beija ou Desce
|
Sábado
Daniela Mercury – Prefeitura
É o Tchan – Prefeitura
Oito7Nove4 – Prefeitura
Dilma Ferreira – Bacalhau na Vara
Fanfarra – Euterpe Folia
Timbalada – Bafo de Baco
Tayrone Cigano – Na Sofrência
Psirico – Lá Vem Elas
Eletricaz – Da Praça
Seu Maxixe – Bloco dos Amigos
No Stilo – Beija ou Desce
Igor Kannário – Bloco do Patrão
Domingo
Raça Negra – Prefeitura
Parangolé – Prefeitura
Claúdia Leitte – Prefeitura
Alinne Rosa – Prefeitura
Neto LX – Prefeitura
Jammil e Uma Noites – Prefeitura
Asas Livres – Prefeitura
Fanfarra – Mini Bloco
Fanfarra – BBC
Percussão – Ginga Menino
Sambadores – Sambadores do Nordeste
Fanfarra – Tracajá
Quixabeira da Matinha – Bloco Quixabeira da Matinha
Battata – Trotte
Backs e Finos – Expresso do Reggae
La Fúria – Beija ou Desce
|
Os jovens que participarão da competição também terão a oportunidade de realizar o sonho de jogar em uma grande equipe. Um jogador de cada time que passar até a fase semifinal será escolhido para fazer testes em quatro grandes clubes do Brasil: Botafogo - Rio de Janeiro, Flamengo - Rio de Janeiro, Bahia - Bahia e Vitória - Bahia.
Quatro times feirenses participam da competição. Astro/FSA, Fluminense de Feira, Liga Feirense e ABN Junior representam o município entre 40 equipes inscritas. As vagas da Liga Feirense e ABN Junior foram conquistadas pelo primeiro e segundo lugar, respectivamente, na Super Copa Feira de Santana de Futebol Sub 15.
TABELA DE JOGOS GRUPO B RODADA DATA DIA HORÁRIO GR JOGO JOGO ESTÁDIO N°
1ª 01/07 Qua 14:30 B 3 Feira de Santana X ABN Junior Joía da Princesa
01/07 Qua 16:00 B 4 Atlético MG X Fluminense Joía da Princesa
2ª 02/07 Qui 14:30 B 19 Astro X Atlético MG Joía da Princesa
02/07 Qui 16:00 B 20 Feira de Santana X Fluminense Joía da Princesa
3ª 03/07 Sex 14:30 B 35 ABN Junior X Fluminense Vila Olimpica
03/07 Sex 16:00 B 36 Astro X Feira de Santana Vila Olimpica
4ª 04/07 Sab 14:30 B 51 ABN Junior X Astro Joía da Princesa
04/07 Sab 16:00 B 52 Feira de Santana X Atlético MG Joía da Princesa
5ª 05/07 Dom 14:30 B 67 Fluminense X Astro Joía da Princesa
05/07 Dom 16:00 B 68 A
Com o tema Independência da Bahia: entre o histórico e o simbólico, apresentado pelo historiador Sérgio Guerra, professor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia -UFRB, será retomado depois de pouco mais de um ano e meio o projeto Chá de Conversa e Som.
A atividade será realizada na sexta-feira 24 de julho de 2015, a partir das 19h30, no Museu de Arte Contemporânea - MAC, de Feira de Santana.
Durante o encontro serão exibidos vídeo produzidos pela TV Olhos D’Água referentes à temática principal desta edição do evento. O destaque musical do 16º Chá ficará por conta de Jefferson Moura e Matheus Mathyara, que além de canções autorais, interpretarão releituras de composições que possuem correlação com a história da Bahia.
O Chá
O Chá de Conversa e Som é um evento da sociedade civil, de acesso gratuito e classificação livre e fundamenta-se em encontros mensais temáticos para “bate-papos” que girem em torno da cultura feirense, territorial e estadual.
A atividade é organizada pelo Coletivo Chá, composto pelo artista plástico e percussionista Gabriel Ferreira, historiador e mestre de capoeira angola Bel Pires - Grupo de Pesquisa Populações Negras-Uneb, radiojornalista e coordenador da TV Olhos D’Água da Uefs Elsimar Pondé e pelo artista visual Edson Machado.
SERVIÇO
O que: Chá de Conversa e Som - 16ª edição
Quando: Sexta-feira, 24 de julho de 2015, às 19h30
Onde: MAC - Museu de Arte Contemporânea - Rua Geminiano Costa, nº 255, Centro, ao lado da
Biblioteca Municipal - Feira de Santana
Realização: Coletivo Chá
Entrada, chá e torrada: Gratuitos.
Um espaço dedicado à formação de professores, estudantes e da comunidade de modo geral no âmbito do meio ambiente. O Núcleo de Educação Ambiental, inaugurado no domingo, 1º, no Parque da Cidade Frei José Monteiro Sobrinho, oferece atividades sócio educativas em defesa do meio ambiente no município de Feira de Santana.
O Núcleo de Educação Ambiental é um espaço dinâmico, composto por recepção, Espaço Patrimônio da Sala Verde, Espaço Olhos d´Água, destinado a exposições, Espaço para Oficinas Socioambientais, Miniauditório (com projetor e lousa digital) e finalmente sanitários.
O objetivo do Núcleo é subsidiar atividades de formação e defesa do meio ambiente não apenas no Parque, envolvendo toda a comunidade. A gestão do espaço é de responsabilidade das secretarias de Educação e Meio Ambiente. Com sua institucionalização, as ações do Programa Municipal de Educação Ambiental e da Seduc nesta área tornam-se mais dinâmicas e devem impactar mais concretamente a política do município na conscientização da comunidade em relação à defesa do meio ambiente.
É um espaço significativo, que passa a agregar valor à proposta desenvolvida nas escolas no que diz respeito à biodiversidade do município, difundindo conhecimento e ainda valores que devem ser cultivados por professores, estudantes e toda a comunidade,
O secretário de Meio Ambiente, destacou a parceria firmada entre os vários setores do governo municipal e outras instituições para fomentar o Núcleo. Acima de tudo, ganha o município com o funcionamento deste espaço, uma vez que é o resultado da integração de vários setores que, com suas ações, vão investir na formação de uma consciência cidadã, argumenta.
O secretário de Agricultura, disse que o Parque é um espaço digno da comunidade de Feira de Santana, já que o governo municipal está investindo cada vez mais em infraestrutura, garantindo segurança e limpeza ao espaço. Oferecemos à comunidade todas as razões para desfrutar de um dia de lazer próximo ao meio ambiente, num espaço digno, agradável.
Já o secretário de Serviços Públicos, informou que nos próximos meses o governo municipal começará a desenvolver o Projeto Caatinga que apresentará uma mostra representativa da biodiversidade regional, resultando num atrativo a mais para turistas e a comunidade de modo geral.
À noite, no Teatro Margarida Ribeiro, tem o cantor Leno Peixoto e apresentação da peça teatral O palhaço na Jaula dos Leões, com direção de Luciano Freyre, e Gilmário Tanajura e Wilson Macedo no elenco.
Os dez nomes da cultura feirense escolhidos para serem homenageados são: Bia Vasconcelos e Manuella Oliveira - pela dança; professor José Raimundo Pereira de Azevedo – Educação; Dilma Ferreira e Célia Zain – música; Roberval Barreto e José Guedes – Teatro; Raimundo Gonçalves – cultura; Hamilton Gonçalves - Música e Jurací Dórea - Artes Plásticas.
O Museu de Ciência Parque do Saber é um equipamento do município que proporciona a visualização do sistema solar e do universo com imagens em 360 graus.
As exibições, de altíssima qualidade, são proporcionadas graças ao maior equipamento óptico da América Latina e um dos sete que existem no mundo com esta tecnologia.
Escolas, públicas e particulares, e quem mais desejar conhecer de perto o Planetário podem agendar a visita no endereçowww.parquedosaber.ba.gov.br ou pelo telefone -75 21018602. O Parque do Saber está localizado na rua Tupinambás,275, bairro São João - Feira de Santana - Ba.
Dentre os palestrantes, estão Dr. Maurício Almeida - Médico, Dr. Marcio Costa - Fisioterapeuta, Dra. Erika Samile - Fisioterapeuta, Dra. Adriana Brito – Psicóloga, Dra. Simone Caselli - Dentista, Dra. Rosenilda Bastos - Nutricionista e Dra. Lilian Wanderley Psicóloga.
Além destes, profissionais de outros estados participarão do evento como Dr. Afonso Salgado e Dr. Rodolfo Parreira, Fisioterapeutas do estado do Paraná, conhecidos na área internacionalmente e Dra. Itana Spinato, Fisioterapeuta, atuante no Ceará, conhecida no Brasil como referência na área de tratamento das Disfunções da ATM.
O evento acontecerá nos dias 7 e 8 no espaço Ville Convention, no Ville Gourmet e no dia 9 na Escola EAEFS. Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo telefone 75 9210 8450
fonte: ACORDA CIDADE.
17.11. 15 - 9:00 - FORUM ESTADUAL DE SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Mais de 80% das atrações que ocuparão os três palcos do Natal Encantado serão locais. O evento regional que vai ser realizado pela terceira vez pela Prefeitura de Feira de Santana, entre os dias 15 e 23. Ao todo serão mais de 60 apresentações artísticas e culturais. Os eventos acontecerão nas praças Padre Ovídio, Monsenhor Renato Galvão e no estacionamento da Prefeitura, na avenida Getúlio Vargas. Será um Natal de luz, festas e animação. Todas as atrações serão gratuitas.
No palco 1 – localizado na praça Padre Ovídio se apresentarão nove atrações, entre elas a Família Lima, no dia 20, e o cantor e compositor João Bosco, dia 23. No palco 2, na praça Monsenhor Renato Galvão - onde foi montado o palco principal no ano passado, será 37 a quantidade de apresentações e o estacionamento será o espaço para as apresentações dos corais, principalmente das escolas municipais.
Entre os artistas locais se apresentarão a cantora Paula Sanffer, que ganhou projeção nacional por ser uma das concorrentes do programa The Voice Brasil, da Rede Globo, além de Timbaúba, Djalma Ferreira, Janno, o Quarteto Sanfônico formado por Zé Araújo, Nenem do Acordeom, Marciano e Rogério Ferrer, mais a Família Pereyr, que tem como grande atração a cantora Carol, e o Concerto as Divas, com Kamila Ariane, Cris Mel, Ana Castelo, Juliana Greyce e Sara Regis.