Ônibus urbanos de Feira ganham cortinas de proteção à Covid

16/4/2021, 13:30 | Foto: Andrews Pedra Branca
Barreiras físicas de proteção minimizam contato no interior do veículo

A frota de ônibus urbanos que circula em Feira de Santana está ganhando barreiras físicas de proteção - cortinas plásticas - como medida para reduzir a possibilidade de contágio da Covid entre passageiros, motoristas e cobradores.

A iniciativa faz parte de um conjunto de ações adotadas desde o início da pandemia pela Prefeitura de Feira, por meio da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), seguindo protocolos sanitários e recomendações do Ministério Público.

A proteção interna é transparente e não impede o contato visual de trabalhadores do sistema com a população que depende do ônibus do Sistema Integrado de Transporte (SIT) e do Bus Rapid Transit (BRT) para se locomover.

Outra vantagem é o bloqueio à possíveis gotículas ou outros contatos que possam expor ao Sars-Cov-2, causador da Covid-19. Vale lembrar que a frota é desinfectada diariamente nas garagens e durante a operação. Os terminais de transbordo (Central, Norte e Sul) são higienizados e estão com assentos e plataformas sinalizados, indicando distanciamento social. Além disso, é aferida a temperatura dos trabalhadores, e a SMTT fiscaliza o uso obrigatório da máscara.

Segundo o secretário Saulo Figueiredo (SMTT), a iniciativa “é resultado de recomendação do próprio poder público municipal, desde o ano passado, que foi acatado por diretores regionais das concessionárias que operam o sistema de transporte na cidade”.

A passageira, Maria Graça Silva, afirma que se sente melhor com a proteção extra ao pegar o ônibus do BRT para chegar ao trabalho na Getúlio Vargas. “É uma boa ideia e me sinto mais segura diante dos riscos de contaminação”.

Para a cobradora Michele Souza Bastos, as cortinas preservam a saúde dos profissionais que atuam em um serviço essencial. “Essas medidas preventivas protegem a saúde de todos”.

As barreiras plásticas serão instaladas de forma gradativa, mas os ônibus da operação deste domingo,18, já circulam com a proteção. Até segunda, 19, a previsão é que toda a frota esteja com as cortinas.