SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

UPA da Queimadinha realiza palestra sobre prevenção ao suicídio

16/9/2020, 14:27h | Foto: Thiago Paixão

Conscientizar as pessoas e os profissionais de saúde sobre para a prevenção ao suicídio foi o objetivo da palestra realizada em alusão ao Setembro Amarelo pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h), no bairro da Queimadinha, nesta terça-feira, 15.

O evento abordou o tema “Vamos falar sobre o suicídio?”, e reuniu médicos, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais em busca de qualificação no atendimento a pacientes com transtornos psíquicos.

Durante a palestra, a psicóloga Crislaine Oliveira afirmou que é importante falar sobre o assunto que ainda é considerado tabu. “O número de tentativas de suicídio é muito alto. A cada 45 minutos, uma pessoa comete suicídio no Brasil”.

A coordenadora do Grupo de Trabalho e Humanização, Laissa Andrade, destaca que as ações de alerta sobre os cuidados com a saúde mental são reforçados durante todo o ano. “Também temos a campanha do Janeiro Branco com o  objetivo de mobilizar a população a pensar nas questões envolvendo a saúde mental, desde os cuidados preventivos até a parte de diagnóstico e tratamento”.

Através dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), cerca de 37 mil pessoas recebem atendimento psicológico em Feira de Santana. O acompanhamento é feito por uma equipe multidisciplinar formada por psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, fonoaudiólogo e psiquiatras.

 

 

 



  •