Seminário debate novo sistema para emissão de alvarás

22/2/2021, 16:53h | Foto: Izinaldo Barreto
BIM vai reduzir o tempo para liberação de alvarás

A implantação do moderno sistema de licenciamento no município, conhecido como BIM ((Building Information Modelelling - Modelagem da Informação da Construção), foi o assunto de seminário na tarde desta segunda-feira, 22. A iniciativa da Prefeitura de Feira de Santana com uso dessa plataforma visa reduzir o tempo da liberação de alvarás, além de impedir construções irregulares.

O seminário foi apresentado pelo professor paulista David Pinto, especialista na tecnologia. Na presença de engenheiros e arquitetos de diversas secretarias municipais, ele detalhou como é feita a análise e afirmou que a implantação do BIM irá garantir maior assertividade e celeridade na análise dos projetos.

"É uma programação que analisa parâmetros que hoje são feitos à mão. Dessa forma, vai modernizar o serviço em termos de aprovação de projetos e normas técnicas", explica. O seminário ocorreu no auditório do Museu Parque do Saber.

O BIM, que permite o desenvolvimento de projetos em 3D (imagem tridimensional), também garante mais velocidade e qualidade na apreciação, já que só aceita projetos que estiverem de acordo com todos os parâmetros legais.

"A avaliação de determinado projeto, dependendo da tipologia do que vai ser construído, como altura e recuos, pode ser feita em questão de dias. Se tudo tiver dentro do padrão, em um mês, o alvará pode ser expedido", afirmou o especialista.

O seminário foi realizado respeitando todas as normas de segurança sanitárias necessárias para conter o avanço do coronavírus. "Tivemos o cuidado de garantir que todos ficassem distantes e usassem máscaras. Além disso, deixamos álcool em gel à disposição para que as pessoas pudessem higienizar as mãos", ressaltou o secretário de Desenvolvimento Urbano, Sérgio Carneiro.

A partir da realização do seminário, um diagnóstico do que é necessário para aplicação do sistema em Feira será encaminhado para o prefeito Colbert Filho.



  •