Investimentos em tecnologia proporcionam diagnóstico preciso do câncer no CMPC

8/4/2021, 14:26 | Foto: Divulgação/CMPC
Há 17 anos a unidade é referência na prevenção e diagnóstico do câncer

Modernos aparelhos para exame ginecológico, bisturis e macas elétricos fazem parte dos investimentos tecnológicos para diagnóstico do câncer de colo do útero, no Centro Municipal de Prevenção ao Câncer (CMPC) Romilda Maltez. Além disso, a unidade conta com aparelhos de ultrassom, realiza biópsia e consultas que possibilitam o diagnóstico de outros tipos de câncer. 

Em 17 anos de existência, o CMPC é referência na prevenção, possibilitando neste período 910 diagnósticos de câncer de mama, próstata, pele, útero e tireoide. Somente ano passado, mais de 31 mil procedimentos foram realizados. 

Nota-se uma queda anual dos casos de câncer do colo do útero, uma redução de 48% nos últimos quatro anos. Gilberte Lucas, presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, atribui a redução dos casos às campanhas preventivas, que facilitam o acesso aos serviços, possibilitando a realização periódica.  

Nos casos em que o exame apresenta alteração, o paciente é encaminhado para consultas com especialidades na própria unidade. Sendo realizado também a biópsia no CMPC. Os resultados são emitidos em 15 dias úteis e todo o processo de diagnóstico dura menos de 30 dias. Algumas operações e tratamentos são feitos também no equipamento municipal. 

Os serviços de ultrassom oferecidos são: transvaginal, mamária, tireoide, abdome total, abdome superior, vias urinárias e partes moles. Além disso, a unidade também dispõe de consultas com ginecologista, dermatologista, oncologista, urologista, ultrassonografista, serviço social, psicólogo e enfermeiro. 

Outros investimentos

Entre os investimentos em tecnologia, o CMPC possui sistema de prontuário eletrônico, chamada para atendimento por painel e sistema de senha para marcação, atendimento e resultado dos exames laboratoriais. 

“O prontuário eletrônico possibilita o acesso ao histórico do paciente, otimizando o diagnóstico, o que garante uma gestão de excelência e transparência”, afirma Gilberte Lucas. Os investimentos seguem também na área de segurança, com a implantação do sistema de monitoramento por câmeras. 

A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e está localizada na rua Barão do Rio Branco, nº 621. Os agendamentos são feitos através das unidades Básicas ou de Saúde da Família, marcados pela Central Municipal de Regulação.



  •