Defesa Civil atua na prevenção e assistência à vida

26/2/2021, 14:46h | Foto: Arquivo/Secom
Serviço do órgão pode ser acionado pelo Fala Feira 156

Órgão articulador, de atuação preventiva, reabilitação e assistencial. A Defesa Civil - instituída através de lei municipal n°143/2015 - está presente em situações que exigem socorro, evitando desastres ou reduzindo os impactos à população.

A primeira semana de março é dedicada à comemoração e destaque das ações desenvolvidas por este órgão protetor da vida. Em virtude do atual momento de pandemia, neste ano, não haverá eventos presenciais para não aglomerar pessoas.

A coordenadora municipal de Proteção e Defesa Civil, Anna Karolinne Rebouças, destaca a importância do órgão ao citar ações, como a Operação Carro Pipa que, junto com o Exército, leva água para atender a comunidades na zona rural.

O volume de intervenções essenciais vão desde a limpeza de aguadas, construções de cisternas, barragens e poços, limpeza de canais e córregos, identificação e mapeamento de áreas de riscos, além de elaborar planos de contingência.

"Também atuamos preventivamente em situações onde há riscos à população, como desabamentos, alagamentos e incêndios. Realizamos vistas, orientações e acompanhamentos desses incidentes, além de auxiliar outros órgãos", explica.

A população pode entrar em contato com a Defesa Civil através do aplicativo Fala Feira 156.