Retirada de barracas atende sonho da população de andar livremente pelas calçadas

20/9/2020, 9:16h | Foto: divulgação

Antigo sonho da comunidade feirense de reconquistar seu direito de transitar livremente pelas calçadas do Centro da cidade começa a ser concretizado. Nas ruas Ermínio Santos e Recife, transversal da rua Conselheiro Franco, a paisagem já está totalmente diferente, sem nenhuma barraca, sinalizando a segurança e conforto que vem pela frente para todos que transitarem pelo local.

Somente nesta via, a Prefeitura de Feira de Santana removeu, até este fim de semana, 56 barracas, instaladas de forma irregular e aleatoriamente, tanto nos passeios quanto avançando pelas ruas, forçando pedestres e motoristas a disputarem o mesmo espaço nas ruas.

Com a remoção das barracas, as duas ruas, que dão acesso ao Centro de Abastecimento,  descendo a ladeira pela lateral do prédio da Euterpe Feirense, revelam suas reais dimensões. Justamente por isso, a retirada  das barracas das vias públicas conta com apoio da população, que tem acompanhado pacificamente a ação do poder público.

A retirada das barracas está sendo realizada pela Fiscalização Preventiva Integrada (FPI), e sendo coordenada pela Secretaria de Prevenção à Violência (SEPREV) com apoio da Guarda Municipal e Defesa Civil, além da equipe da SETTDEC.

Todo material removido está sendo levado, conforme decisão de seus donos, para local indicado por eles ou depósito da Prefeitura. Outras barracas, fechadas e sem utilização, também foram recolhidas para depósito do Governo Municipal.

Os equipamentos estarão à disposição de seus donos por 30 dias, conforme previsto no Código de  Polícia Administrativa. Foi  observado um apoio da comunidade e não houve  nenhuma  resistência à remoção das barracas,  conforme relata o secretário de Prevenção à Violência, Moacir Lima.