SINOPSES DOS PROGRAMAS DO PLANETÁRIO

 

 

Explorando o Universo: Conhecendo o Céu Com Galileu

Título original: “Exploring the Universe: Probing the Heavens With Galileo”

Duração: 35 minutos

Sinopse:
 A narrativa oferece um olhar para o passado e também transmite o estado atual do conhecimento sobre o sistema solar e o universo. Dentro de uma história com um quê de suspense. Os planetas diferem de estrelas? Onde podemos encontrar as constelações familiares? Como um fantasma, Galileu Galilei acompanha um passeio por todo o hemisfério do céu e para as profundezas do espaço, explicado e fazendo observações. Também a vida pessoal do cientista, que há 400 anos olhou para o céu pela primeira vez com uma luneta. Ele foi culpado de heresia pela Inquisição pelas suas descobertas, colocou que a terra não era o centro do universo e sim o Sol.
No conteúdo, seis capítulos: “Sob o Céu Estrelado ao Anoitecer”, “O Zodíaco”, “Percepções do Mundo”, “Lua e Terra”, “Os planetas Júpiter e Saturno” e “ A Via Láctea e as Extragalácticas”.

Roteiro e direção de Bernd Warmuth e Jürgen Hellwig, 2006. Com Franz Robert Wagner (como Galileu Galilei). Produção: Sternevent Gmbh. Distribuição: Carl Zeiss. Realização alemã, em 3D para full dome (cúpula), com dublagem em português.
Recomendado a partir de 10 anos

As descobertas com a gravidade de Einstein

Título original: "Einstein's Gravity Playlist"
Duração: 22 minutos


Sinopse: Junte-se a Lúcia, pós graduanda em física, na exploração de como as ondas gravitacionais são formadas, como elas se movem pelo universo e como os cientistas trabalham para "ouvi-las".

Produção: Montana State University
Recomendado a partir de 10 anos

Arqueoastronomia Maia: Observadores do Universo

Título original: "Mayan Archaeoastronomy: Observers of the Universe"

Duração: 20 Minutos

Sinopse: Arqueoastronomia Maia: Observadores do Universo faz um tour de seis templos maias: San Gervasio, Chicén Itzá, Uxmal, Edzná, Palenque e Bonampak onde o espectador mergulha em um mundo Maia de conhecimentos sobre a importância das orientações de seus templos em relação ao movimento de algumas estrelas como o Sol, a Lua e Vênus. Uma produção em fulldome feita completamente no México.

Produção: Frutos Digitales em colaboração com o ESO
Recomendado a partir de 10 anos

De volta á Lua para ficar

Título Original: "Back To The Moon: For Good"

Duração: 24 Minutos

Sinopse: O filme fala dos primórdios da exploração espacial no final dos anos 60 e no inicio dos anos 70. Nessa época veículos que orbitaram e aterrissam na superfície da Lua nos ensinaram sobre o nosso vizinho mais próximo, sua origem, composição, estrutura e distribuição de elementos químicos em sua superfície. O Google Lunar XPRIZE foi concebido para democratizar o espaço e criar novas oportunidades para uma eventual presença humana e robótica na Lua. Equipes foram formadas com objetivos de inovar a engenharia espacial, distribuídas internacionalmente e competindo para pousar uma espaçonave na Lua e ganhar prêmios. É enfatizado o espírito humano de colaboração e competição das equipes para assumir este desafio audacioso. Quem vai ganhar os U$ 30 milhões do Google Lunar XPRIZE? Um lançamento bem sucedido é apresentado ao publico, sua aterrissagem e viajem na superfície lunar. O filme termina com um vislumbre de um impressionante cenário plausível para o nosso futuro na Lua.

Produção: NSC Creative
Recomendado à partir de 8 Anos.




Larry Cat

Título original: “Larry Cat”

Duração: 30 minutos.

Sinopse: A narrativa acontece de forma dinâmica com a história de um gatinho que pega carona num baú para uma viagem em uma nave espacial em direção à lua. Divertido, educativo, com percepções de elementos gravitacionais e outros. O passeio se torna um desafio para o gatinho que para não voltar a terra ele precisa convencer ao comandante a permanecer na nave.

Realização alemã, em 2 D para full dome (cúpula), com dublagem em português.
Recomendado para o público infantil


O ABC das Estrelas

Título Original: “The ABC of the Stars”

Duração: 22 minutos

Sinopse: Enquanto vêem uma estrela cadente e têm desejo de voar para a lua, três crianças de repente estão numa espaçonave, a observar. Elas visitam o sistema solar e os planetas, onde têm experiências diferentes. Elas também se vêem perigosamente perto do sol e corre o risco de se queimar, mas a nave espacial consegue escapar e leva as crianças para a lua.

Animação gráfica em 3D, produzido na Alemanha, em 2006.
Recomendado para o público infanto-juvenil 


Oceanos no Espaço

Título Original: “Oceans in Spaces”

Duração: 30 minutos.

Sinopse: Narra uma viagem de exploração, que procura locais onde as condições são favoráveis para a vida existir. Inspirado em parte pelas metas do programa da Nasa - um esforço para responder profundas questões como: “Será que estamos sozinhos?”. Destaca a busca de planetas extra-solares e uma compreensão das condições necessárias para formar e sustentar vidas. A busca por vida no universo começa nas profundezas dos oceanos da Terra – e se estende até as estrelas. Um estilo de ficção científica onde retrata a possibilidade que a vida pode existir em ambientes extremos.

Originalmente narrado por Avery Brooks (Capitão Benjamim Sisko de Star Trek: Deep Space Nine). Produzido por Loch Productions, 2005.
Recomendado para o público adulto 


Hubble Vision

Duração: 30 minutos.
Sinopse: Um fascinante passeio do cosmos - a partir da órbita da Terra, apresentando os limites do universo observável, com planetas, nascimentos de estrelas, super-novas, colisões de galáxias, buracos negros e mais. Leva as excitantes descobertas do telescópio espacial para o público de todas as idades. “Hubble Vision” é de fato uma viagem através do Universo. Imagens reais capturadas por este super telescópio espacial.

Produção: Loch Ness Productions
Recomendado para o público adulto


O Aniversário de Pingo

Duração: 26 minutos.
Classificação: recomendado para todos os públicos.

Sinopse: Pingo, personagem principal da estória, recebe um presente de aniversário de seu avô, por encomenda. Este presente o ajuda a explicar muitos mistérios da ciência, como a estrutura atômica, as estrelas as constelações, buracos negros, espaguetificação e o universo.

Produzido pela Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro
Recomendado para o público infanto juvenil.


O Código do Corpo

Duração: 21 minutos.
Tema: Biologia

Sinopse: Você viaja através da artéria carótida; explore o olho, o cérebro, o ouvido e o coração. Em seguida, entre em uma célula para ver seu núcleo e seu DNA. Descubra como o DNA programa as células do corpo para formar o sistema circulatório e nervoso. Por fim, descubra como usamos lasers de combate às doenças no nível celular.

Produção: Burke Baker Planetarium USA
Recomendado para o público juvenil.

 


Dois Pedacinhos de Vidro

Título original: Two Small Pieces of Glass
Duração: 23 minutos
Tema: Astronomia e Astrofísica


Sinopse: O filme apresenta entrevistas com importantes astrofísicos e cosmólogos de renomadas universidades e observatórios do mundo, que explicam os conceitos que vão desde o ato de Galileu de revelar o cosmos com um simples telescópio até as mais recentes descobertas no espaço, incluindo a novas ideias surpreendentes sobre a vida em outros planetas e o buraco negro – uma misteriosa energia do vácuo que está acelerando a expansão do universo.<br> Maravilhosamente fotografado em 4k digital, o filme é uma crônica visual deslumbrante da historia do telescópio a partir da época de Galileu, o seu profundo impacto sobre a ciência da astronomia e como ambos moldaram a forma de como nos vemos no meio do universo infinito.

Produção:: Interstellar Studios & Mirage 3D
Recomendado para o público infanto juvenil.

 
 
 

 

Feira de Santana - Bahia- Brasil
E-mail - mpsagenda@pmfs.ba.gov.br