TFD Tratamento Fora do Domicílio

Voltar
 
 
FONE: (75) 3612-6637
EMAIL: tfdfsa@hotmail.com
 

¨ O que é o TFD?

TFD- Tratamento Fora do Domicílio consiste no encaminhamento para tratamento médico a ser prestado em outra cidade exclusivamente à pacientes atendidos na rede pública, em unidade de serviços próprios credenciados ou conveniados ao Sistema Único de Saúde , quando esgotados na cidade onde reside todos os meios de atendimento. É clientela prioritária  para o TFD, os portadores de doenças cujo tratamento se enquadrem nos procedimentos de media e alta complexidade e estratégicos.

O Laudo Medico do TFD Intermunicipal será solicitado pelo médico assistente do paciente, vinculado  a rede assistencial  do SUS, mediante Laudo Médico —LM -, preenchido em 2 vias, no qual devera ficar bem explicitado a problemática do paciente. ( Renovação dos laudos periodicamente a cada 6 meses)

O TFD  só será autorizado quando houver garantia de atendimento no município de referência, com horário e datas definidos previamente, ou seja, é primordial que a consulta e ou exame esteja marcado na clínica e ou hospital onde será feito o tratamento. A autorização para acompanhamento será mediante justificativa detalhada pelo médico que assina o Laudo Médico.

Documentos      

Para solicitar TFD é necessário a realização de cadastro, feito com a apresentação dos seguintes documentos:

- Xerox Laudo e ou relatório médico,

- Comprovante de marcação de procedimento,

- Identidade, CPF,

- Cartão SUS e comprovante de endereço ( deverá estar em nome do paciente, quando maior de idade).

Depois de feito o cadastro e nos próximos comparecimentos do paciente ou familiar é necessário a apresentação dos documentos pessoais  e obrigatório apresentar, sempre, o comprovante de marcação do procedimento que será realizado. Sem a apresentação do comprovante não será possível o agendamento.

Os agendamentos não são feitos através do telefone, mas apenas pessoalmente. Será fornecido, no dia do agendamento , um lembrete do dia da viagem e dia da confirmação. As confirmações deverão ser feitas um  dia antes da viagem e no horário das 07:00min até ás 10:30 horas. A partir deste horário aqueles que não confirmaram serão excluídos e os que estavam aguardando vaga e confirmaram, serão incluídos. A confirmação é obrigatória.

O TFD não marca exames nem consultas. Não se responsabiliza, também, em remarcar procedimentos que, porventura, não tenham sido realizados (ou por ausência médica, por aparelho com defeito ou por atraso do paciente). Este procedimento é realizado pela central de regulação da SMS.

 LEMBRE-SE:

¨ Para participar do TFD você terá que se cadastrar no setor e deverá comparecer munido de todos os documentos exigidos;

¨ É sempre indispensável a apresentação do comprovante de marcação do procedimento a ser realizado;

¨ O setor do TFD inicia suas atividades ás 06:30 horas e são distribuídas senhas para as marcações  no turno matutino. À tarde o horário de abertura é as 14:00 horas e serão distribuídas as fichas para cadastramento.

¨ É obrigatória a confirmação da viagem no dia anterior à mesma, no horário das 07:00 ás 10:30 horas.

¨ As marcações de viagens são realizadas no turno matutino das 06:30 às 08:30hs são distribuídas as senhas e no turno vespertino é realizado o cadastro de pacientes novos das 14:00 as 16:00hs.

  • POLITICA NACIONAL

Estadual regulado pela portaria nº 55 de 24 de setembro de 1999, e na esfera estadual, por meio da CIB/Ba nº 054 - 055-056 e 117 de 2005 e 011 de 2006.

  • ESTRUTUTA

Possuímos 2 ambulâncias para pacientes acamados, 2 carros para pacientes de hemodiálise (criança) e cadeirantes e 3 micro-ônibus para as demais demandas.

  • SERVIÇOS OFERECIDOS

O Tratamento Fora do Domicilio - TFD , é um instrumento legal que visa garantir, através do sus, tratamento médico a pacientes portadores de doenças não tratáveis no município de origem quando esgotado todos os meios de atendimentos.

  • - Viabilizar marcações de viagens para tratamento em Salvador para pacientes do município de Feira de Santana;
  • - Encaminhamento para TFD interestadual
  • - Orientação a qualquer caso social encaminhada pela rede de proteção social e de saúde;
  • - Visita domiciliar aos usuários do programa TFD intermunicipal e interestadual;
  • - Acolhimento a paciente/ família e repasse de orientação para benefícios, passe intermunicipal/interestadual;
  • - Fortalecer os vínculos familiares, na perspectiva de incentivar o usuários e sua família a se tornar sujeito no processo de promoção, proteção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde;
  • - Intermediar dialogo e orientar sobre normatização entre usuários e instituição;
  • - Planejar e controlar atividades do TFD/Serviço Social;
  • - Acolher familiares e amenizar tensões emocionais em casos de pacientes graves; 

    • COM QUAL PÚBLICO SE RELACIONA

    Pacientes do SUS, que necessite de tratamento fora do município e do Estado.