"Muito dedicado as causas sociais", diz Colbert, sobre ex-vereador José Francisco do Amaral, morto nesta terça
"Com muita tristeza", o prefeito Colbert Martins Filho recebeu nesta terça, 2, a notícia da morte do ex-vereador feirense José Francisco do Amaral. Ele foi sepultado esta tarde no cemitério Piedade. Aos 86 anos de idade, Amaral estava internado havia mais de 15 dias, sendo submetido a hemodiálise.
Ele cumpriu mandato de vereador no município no período de 1983 a 1988. De acordo com nota publicada no Blog Santanópolis, Amaral era pernambucano de Custódia e chegou em Feira de Santana aos 15 anos de idade.
Colbert observa que Amaral foi um político "muito dedicado as causas sociais" e importante, em seu tempo, para a cidade. "Lamentamos muito e apresentamos nossos sentimentos aos familiares e amigos", afirma o prefeito.
Colegas de legislativo do vereador José Francisco do Amaral, como o atual diretor-presidente da Fundação Cultural Egberto Tavares Costa, Antonio Carlos Coelho, também estão manifestando seu pesar, pela perda: "Nossas referências são as melhores possíveis sobre este nosso antigo companheiro de Câmara". Coelho é o político detentor do maior detentor de mandatos de vereador no município.
O Blog Santanópolis informa que o ex-vereador era formado em Contabilidade pelo Colégio Santanópolis e em Estudos Sociais pela Faculdade de Educação. Trabalhou no escritório do Cinema Santana, onde descobriu seus pendores para a área cultural.
Conforme o blog, ainda estudante, Amaral criou com colegas de turma o jornal “Santanópolis”. Participou da revista "Sertão", ao lado de Olney São Paulo. Apareceu no filme "O Grito da Terra".
Ainda em sua nota, o Blog Santanópolis informa que Amaral foi motorista da família de Arnold Silva. Em 1956, foi aprovado em concurso público para a Secretaria da Escola Normal. Em 1957, encaminhou abaixo-assinado ao Governo do Estado, Secretaria de Educação e Assembleia Legislativa solicitando a criação de curso noturno no Colégio Estadual, no que foi atendido.
"Foi professor de Sociologia e Matemática no Instituto de Educação Gastão Guimarães, onde também foi vice-diretor do turno noturno e depois diretor do educandário. Também foi comerciante e era fazendeiro. Ainda foi integrante do Lions Club de Feira de Santana", registra o veículo.
José Francisco do Amaral recebeu da Câmara, o Título de Cidadão Feirense. Deixa viúva a professora Terezinha Mendonça do Amaral, com quem teve quatro filhos, a advogada Ana Tereza, o comerciante Ovídio, a bioquímica Daniela e a professora Jaqueline.