SETTDEC destaca potencial econômico de Feira de Santana durante o III Fórum Bahia-China, em Salvador

26/11/2025, 15:50 | Foto: Divulgação - SETTDEC
A secretária Márcia Ferreira participou ativamente das agendas

A Secretaria Municipal de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico (SETTDEC) representou Feira de Santana, nesta terça-feira (25), no III Fórum Bahia–China, evento que reuniu autoridades brasileiras e chinesas para discutir inovação, sustentabilidade e novas oportunidades de cooperação internacional. A secretária Márcia Ferreira participou ativamente das agendas.

O superintendente da Sudene, Francisco Ferreira Alexandre, e Leonel Neto, coordenador do Escritório de Projetos do PNUD, estiveram presentes no evento.

Promovido pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), em colaboração com o PNUD e o Consulado-Geral da República Popular da China, o Fórum teve como objetivo reforçar a cooperação bilateral e projetar a Bahia como um polo de desenvolvimento industrial, logístico e tecnológico. Para Feira de Santana, município com forte vocação produtiva e peça-chave na integração regional, a participação representou uma oportunidade estratégica para ampliar conexões e atrair investimentos estruturantes.

Ao longo da programação com cinco painéis temáticos, foram debatidos temas como industrialização sustentável, combate à pobreza, transição energética justa, inovação tecnológica, inclusão socioprodutiva e o uso de tecnologias digitais para redução das desigualdades. A secretária Márcia Ferreira destacou que essas pautas dialogam diretamente com os projetos estratégicos do município, especialmente aqueles voltados ao fortalecimento do polo industrial, à capacitação profissional e à modernização econômica.  Ainda segundo Márcia, inserir Feira nesse ambiente de debates internacionais é fundamental para preparar a cidade para o novo ciclo de industrialização verde e digital do Brasil.

Márcia também ressaltou a importância da presença conjunta com a Sudene no Fórum. Para a titular da SETTDEC, a articulação entre governo municipal e instituições federais amplia o alcance das propostas locais e facilita a construção de parcerias.

A SETTDEC avalia como positiva a participação no III Fórum Bahia–China e seguirá ampliando o diálogo com instituições estratégicas, mantendo Feira de Santana posicionada no centro das discussões sobre desenvolvimento e inovação no Nordeste.



  •