Tapete Vermelho para a Educação: Escola Municipal reconhece 46 estudantes com projeto Aluno Destaque

11/9/2025, 8:32 | Fotos: Raylle Kettly
Projeto incentiva frequência, bom comportamento e alto desempenho escolar, aproximando famílias e comunidade da rotina educacional

Realizar o dever de casa, manter a presença, bom comportamento e ter bom desempenho nas provas. Estes são os requisitos para ser reconhecido como Aluno Destaque na Escola Municipal Adenil da Costa Falcão. Nesta quarta-feira (10), 46 estudantes desfilaram no tapete vermelho e receberam o certificado das mãos de um representante da família. 

O reconhecimento é baseado também no desempenho em Língua Portuguesa e Matemática, de acordo com as avaliações do Sistema de Avaliação do programa Educar pra Valer (SAEV), que integra o programa Novos Caminhos da Educação, realizado com apoio técnico da equipe de Sobral (CE).

Para conquistar o título de Aluno Destaque, o estudante precisa cumprir um conjunto de requisitos: ter frequência mínima de 80%, manter bom comportamento, realizar todas as atividades escolares e apresentar bom desempenho na avaliação SAEV. Os resultados são acompanhados diariamente e expostos em tabelas fixadas nas salas de aula.

A diretora da unidade escolar, Márcia Silveira da Silva, destacou que esta é a segunda edição do evento e comemorou o engajamento da comunidade escolar: apenas cinco alunos, dos 328 matriculados, registraram falta no período. 

“O projeto foi inspirado em uma experiência de sucesso em uma escola da Paraíba. Nosso objetivo é motivar e não categorizar. Queremos que o aluno frequente a escola, faça as atividades, preste atenção na aula, porque assim ele se torna um Aluno Destaque”, explicou.

Segundo a gestora, o resultado foi surpreendente: após a primeira edição, em abril, o índice de acertos nas provas SAEV subiu de 40%, 50%, 60% para 68% ou mais. “O nível de comprometimento está tão alto que, nesta segunda edição, só foram contemplados os estudantes que acertaram 80% ou mais da avaliação”, comemorou.

O ato foi acompanhado pelo secretário de Educação e vice-prefeito, Pablo Roberto. Ele acrescentou que o programa tem cumprido seu papel de aproximar escola e família, fortalecendo o aprendizado.

“Quando todos trabalham juntos, gestão, professores, alunos e pais, o resultado aparece. O Aluno Destaque mostra que é possível transformar a escola em um lugar de motivação e celebração do conhecimento”, citou.

A celebração é um momento especial. Os alunos percorrem o tapete vermelho, recebem o certificado diante das famílias e têm a foto exposta na Parede dos Destaques da Adenil, inspirando outros colegas.

Entre os reconhecimentos, a estudante Laura Beatriz, de 7 anos, se destacou ao gabaritar a prova de Português e Matemática, recebendo o título de Aluna 100%.

“Fiquei nervosa, mas estudei muito. Em casa faço sozinha e minha mãe corrige. Para ser aluno destaque é só se comportar, fazer as tarefas e melhorar nas provas”, contou orgulhosa.

Para a mãe de Laura, a manicure Ingrid Silva, o momento foi emocionante e deixou uma mensagem de incentivo aos pais.

“Sou ex-aluna da Adenil e ver minha filha reconhecida é um orgulho enorme. Sempre acompanho as atividades dela para entender o que está aprendendo. Hoje é um dia de muita alegria para toda a nossa família. Pais, não deixem seus filhos à toa. Insistam para que estudem, busquem o melhor, porque quando buscamos o melhor para nossos filhos, buscamos o melhor para nós mesmos. Escola e família precisam caminhar juntas: não adianta levar o filho para a escola e não acompanhar o que acontece lá. Para que seu filho seja nota 10, você precisa ser nota 10 também: participe, esteja perto dos professores e incentive seus filhos todos os dias”, encorajou.

O comerciante Adilton da Silva, pai de Davi Lucas, do 5º ano, destacou os esforços para estar presente e reforçou a importância da participação da família 

“É uma alegria enorme ver meu filho entre os destaques. Não é fácil, mas estar presente faz toda a diferença”.



  •