Secretaria da Mulher apoia celebração do Dia Nacional das Raízes de Matrizes e Nações do Candomblé

23/3/2026, 15:39 | Fotos: Karla Ferreira
A ação foi realizada na Praça Bernardino Bahia, reunindo representantes de movimentos culturais, religiosos e a comunidade em geral

A Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres de Feira de Santana participou, neste 21 de março, das comemorações pelo Dia Nacional das Raízes de Matrizes e Nações do Candomblé, data que também marca o Dia Internacional de Combate à Discriminação Racial.

A ação foi realizada na Praça Bernardino Bahia, reunindo representantes de movimentos culturais, religiosos e a comunidade em geral. A programação teve início às 9h com um café da manhã coletivo e, em seguida, contou com rodas de Candomblé, promovendo um momento de celebração, respeito e valorização das tradições de matriz africana.

A iniciativa integra as ações da Divisão de Promoção da Igualdade Racial da Secretaria da Mulher, reforçando o compromisso do município com o enfrentamento ao racismo e a promoção da diversidade religiosa.

Durante o evento, também foi celebrado o 4º Encontro das N'Danjis de Feira de Santana, fortalecendo a visibilidade das expressões culturais e ancestrais presentes no município.

Para Faraildes Ribeiro, o momento foi marcado por emoção e significado. “É um momento muito lindo e histórico”, destacou.

A secretária municipal da pasta, Neinha Bastos, ressaltou a importância da convivência harmoniosa entre diferentes crenças. “Devemos cultivar o amor e a paz entre todas as religiões”, afirmou.

A participação da Secretaria reforça o compromisso da gestão municipal com políticas públicas voltadas à igualdade racial, ao respeito às tradições ancestrais e à construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.



  •