Fundação Hospitalar amplia especialidades médicas e ultrapassa 200 mil exames no primeiro semestre de 2025

A Fundação Hospitalar de Feira de Santana, autarquia vinculada à Prefeitura Municipal, segue fortalecendo a rede de saúde com a ampliação de especialidades médicas e a realização de mais de 200 mil exames no primeiro semestre de 2025. A iniciativa tem como objetivo principal reduzir o tempo de espera por consultas e procedimentos, promovendo um atendimento mais ágil, eficaz e humanizado à população.
De acordo com a diretora-presidente da Fundação, Gilberte Lucas, a meta da gestão é clara: zerar a fila de espera por exames e consultas especializadas. “O investimento realizado e a ampliação do atendimento, inclusive por meio de mutirões aos sábados, reforçam nosso compromisso em garantir acesso à saúde, com foco no diagnóstico precoce e na prevenção de doenças como o câncer”, afirmou.
Entre os avanços destacados, estão a inclusão de exames como endoscopia, colonoscopia, holter e MAPA. Além disso, foram realizados 170.810 exames especializados, incluindo doppler arterial e venoso, ecocardiograma, ultrassonografia ginecológica, mamografia, punção de mama e raio-X.
Números positivos por unidade de saúde
Segundo relatório da Fundação Hospitalar:
-
Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem (CMDI I e II): 22.715 exames realizados;
-
Centro Municipal de Prevenção ao Câncer (CMPC) Romilda Maltêz: 39 mil atendimentos;
-
Ambulatório de Saúde da Mulher: 21.842 procedimentos;
-
Ambulatório de Pediatria: 42 mil atendimentos especializados.
Novas especialidades nas unidades geridas pela Fundação
No Ambulatório de Pediatria do Hospital da Mulher, foram implantados novos serviços como consultório odontológico (profilaxia, restauração, aplicação de flúor e orientações de higiene bucal) e consultas com diversas especialidades: hepatologia, alergologia, nutrologia, otorrinolaringologia, neurologia pediátrica, cardiologia, hematologia, infectologia, gastroenterologia, fisioterapia, fonoaudiologia e psicologia. Também são oferecidos os testes do pezinho, linguinha e ouvidinho.
O Ambulatório de Saúde da Mulher, localizado na Rua Caitité, no Jardim Cruzeiro, passou a ofertar psiquiatria, além de atendimento especializado em ginecologia, planejamento familiar, pré-natal, endometriose, assistência ginecológica infantojuvenil, fisioterapia pélvica e prevenção ao câncer de mama e colo do útero.
Já no CMDI I, na Avenida Maria Quitéria, são oferecidas consultas e exames com diversas especialidades: mastologista, nutricionista, cardiologista, endocrinologista, cirurgião de cabeça e pescoço, além de eletrocardiograma, mamografia, punção de mama, ecocardiografia, densitometria, ultrassonografia e serviços de assistência social.
O CMDI II, no bairro Baraúnas, passou a ofertar exames como MAPA e Holter 24h, colonoscopia, endoscopia digestiva, eletrocardiograma, mamografia, biópsias, além de atendimentos com clínico geral, dermatologista, gastroenterologista, otorrino, entre outros.
No Centro Municipal de Prevenção ao Câncer (CMPC) Romilda Maltêz, são oferecidas especialidades como proctologia, oncologia, ginecologia/obstetrícia, urologia, endocrinologia, entre outras, além de exames como colposcopia, biópsias, citopatológico, inserção e retirada de DIU, retossigmoidoscopia e eletrocauterização.
Com os avanços alcançados, a Fundação Hospitalar reforça o compromisso da gestão municipal em garantir saúde de qualidade para os feirenses, promovendo dignidade e acesso a serviços essenciais de forma descentralizada e eficiente.