Dezenas de pescadores se mobilizam em torno da lagoa do Parque Erivaldo Cerqueira e doam todo o pescado a instituições filantrópicas
Com o objetivo de coletar quatrocentos quilos de peixes, entre tilápias, tambaquis, pacus e traíras, dezenas de amantes da pesca esportiva e populares se concentraram às margens que circundam a piscosa lagoa do Parque Radialista Erivaldo Cerqueira, no bairro Baraúnas, a manhã desta quinta-feira, 18.
Movidos pelo sentimento humanitário de repartir o pescado da Semana Santa entre entidades filantrópicas e pessoas carentes da comunidade, a "Pescaria Solidária" é uma iniciativa do Governo Municipal, através das secretarias do Meio Ambiente e Desenvolvimento Social.
Técnicos da Secretaria do Meio Ambiente promovem a despesca anualmente
A ação, que este ano teve a oportuna coincidência de cair em meio às comemorações da Semana Santa (data mística que se reverte num dos principais símbolos das reflexões de elevações espirituais e teológicas judaico-cristãs), é realizada anualmente, quando se dá a despesca da lagoa por técnicos da Secretaria do Meio Ambiente.
"A despesca visa a controlar a população destes peixes e a oxigenação das águas da lagoa, que recebem as águas de três nascentes naturais. Atendendo à Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável da Aquicultura e da Pesca, todo o pescado abaixo de 25 centímetros é devolvido à lagoa", explicou João Leão, da Secretaria de Desenvolvimento Social.
De acordo com alunos do Curso de Farmácia da Universidade Uninassau que aferiram a qualidade da água da lagoa num laboratório de análise da instituição, "este manancial está dentro dos padrões sanitários e propício à pescaria, sem risco à saúde da comunidade".
O prefeito Colbert Martins Filho destacou a importância da Pesca Solidária", e o envolvimento espontâneo da comunidade, em torno de um projeto que busca a ajudar o próximo, sem levar nada em troca: " O que eu posso desejar a todos, como cristão, é que tenhamos uma Semana Santa de muita paz".
O ato contou com as presenças dos secretários Arcênio Oliveira (Meio Ambiente), Joedilson Machado (Agricultura), Carlos Brito (Planejamento), Paulo Aquino (Governo), e Mário Borges (Chefe de Gabinete).


