Térmicas favorecerão pilotos na etapa feirense do Campeonato Baiano de Voo Livre, em Maria Quitéria

As térmicas, comuns na região do Morro de São José, povoado de Pé de Serra, favorecerão os participantes da primeira etapa do Campeonato Baiano de Voo Livre, que acontece neste sábado e domingo, na pista do distrito de Maria Quitéria.
As disputas acontecerão em quatro categorias: Asa Delta Open e mais três que terão apenas as presenças de praticantes de voo livre com parapente. A expectativa é que até 50 atletas participem desta etapa, que tem o apoio da Prefeitura de Feira de Santana.
Térmicas são bolhas de ar quente que empurram e mantem asas deltas e parapentes nas alturas, detalhe que ajudam os pilotos a percorrerem grandes distâncias.
As provas estão marcadas para serem iniciadas a partir das 7h, com os iniciantes neste esporte. Mas, a depender das condições climáticas, a janela – que é o período de tempo da disputa, será aberta às 9h, para os profissionais.
Mas a etapa de Feira de Santana, explica Karoline Oliveira, presidente da Associação Feirense de Voo Livre e diretora de evento da Federação Baiana de Voo Livre, o piloto terá que percorrer rota definida pela organização.
“Serão colocados três peões em pontos específicos e os pilotos, orientados por GPS, terão que passar sobre eles (a presença será marcada eletronicamente) e pousar no goal (local) determinados por coordenadas geográficas”, explica.
O ponto de pouso será uma fazenda no município de Tanquinho. Para marcar pontos, portanto, os pilotos terão que fazer este percurso definido anteriormente.
Karoline Oliveira explica que esta etapa será aberta, com presenças de competidores de outros estados – mas para o ranking estadual apenas os locais terão a contagem de pontos considerada.
Entre os competidores vai estar o recordista brasileiro de saltos de paraquedas e base jumper Luiz Henrique Tapajós Antunes dos Santos, o Sabiá, que acumula mais de 14 mil saltos de mais de 300 tipos de aeronaves. Ele poderá saltar de paraquedas e pousar na rampa ou numa área próxima.
Além de Feira de Santana, outras duas etapas serão realizadas: a próxima será em Santa Teresinha, nos dias 19 e 20 de outubro, e a última em Jacobina, de 15 a 17 de novembro.