Com investimento de R$ 124 milhões, Prefeitura está construíndo e ampliando 24 escolas
Com um investimento que chega ao montante de R$ 124 milhões, a Prefeitura de Feira de Santana está proporcionando uma verdadeira revolução na educação do Município. São 9 novas escolas construídas, além de 15 unidades em reconstrução, passando por obras de reforma e ampliação. Os serviços estão bem adiantados na maioria delas. As novas escolas têm, em média, seis salas de aula para o Ensino Fundamental e dez, para Educação Infantil. Os prédios são compostos por biblioteca, módulo pedagógico e administrativo, além de cozinha, despensa e refeitório, entre outros.
Dentre as novas unidades construídas está a Escola Cívico Militar 15 de Novembro, no distrito de Jaíba. Será a maior unidade cívico militar do Brasil. Uma estrutura moderna, com 16 salas de aula e infraestrutura completa para receber 700 estudantes em regime integral.
Outra grande obra na zona rural é a escola da comunidade Água Grande, em Maria Quitéria. Além de uma estrutura completa, a unidade contará com quadra esportiva e sala de recursos para crianças com necessidades especiais.
RECONSTRUÇÃO
A Escola Diva Portela, no bairro Jardim Cruzeiro, é uma das unidades que estão sendo reconstruídas. A antiga estrutura foi totalmente demolida e um novo prédio está sendo erguido, muito mais amplo, com pavimento e 15 salas de aula. A nova estrutura ampliará em três vezes o número de vagas na unidade escolar, contemplando moradores do bairro e de localidades adjacentes.
A nova Escola Diva Portela contará, também, com um moderno parque esportivo, quadra coberta e uma piscina olímpica, a primeira já construída em uma escola municipal na Bahia.
Outra unidade sendo reconstruída e ampliada é a Escola Municipal Margarida Brito de Oliveira. A nova estrutura terá uma área cinco vezes maior, sairá de 104 m² para 554 m². No novo prédio, a comunidade vai ganhar seis salas de aula, biblioteca, sala para os professores e para o atendimento às crianças com necessidades especiais, cozinha, despensa, refeitório, um depósito de material de limpeza e ainda módulo administrativo, com os setores de secretaria e direção.
No bairro Conceiçção está sendo construído o novo prédio da Escola Municipal Eurides Franco de Lacerda. Contará com oito salas de aula, uma delas de Educação Infantil; biblioteca, sala multiuso, cozinha, despensa e sanitários adaptados. A área total construída vai sair de 449 m2 para 1.166 m2.
O prefeito Colbert Martins Filho observa que as obras permitem tanto a melhoria na estrutura como a ampliação na oferta de vagas na rede pública municipal. "Além do aspecto pedagógico, vamos garantir uma oferta de vagas maior em diversos bairros, em alguns casos com o crescimento de 50%", destaca.