Jogos da Diversidade Paraolímpica são abertos no Complexo Esportivo Oyama Pinto

23/11/2018, 15:24h | Foto: Silvio Tito

Com uma bela performance do grupo de dança formado por alunos da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), foram abertos, na manhã desta sexta-feira, 23, os Jogos da Diversidade Paraolímpica. O evento, realizado no Complexo Esportivo Oyama Pinto, envolve cerca de 300 atletas portadores de algum tipo de dificuldade física.

Inserido ao calendário esportivo da cidade, a partir de uma Lei Municipal instituída pela Câmara de Vereadores em 1998, os Jogos da Diversidade tem como lema a inclusão de atletas assistidos por instituições filantrópicas.

Este ano, além de atletas locais, o certame conta com as participações de delegações de Salvador, Simões Filho, Dias D’Ávila e São Francisco do Conde. Sete modalidades esportivas estarão em disputa: karatê, handebol, basquete adaptado para cadeirantes, futsal, natação, capoeira e atletismo.

Seguindo o espírito filosófico da inclusão, os Jogos da Diversidade não há vencedores, e sim, campões. Neste contexto, todos os participantes recebem troféus e medalhas de participação.

Acompanhado dos secretários Edson Borges (Cultura, Esporte e Lazer), Pablo Roberto (Prevenção à Violência), e de Emerson Brito (Diretor de Esportes), o prefeito Colbert Martins da Silva fez a abertura oficial do evento esportivo.