Seminário abre programação do Dia Mundial do Diabético
Na noite desta terça-feira, 13, o CADH (Centro de Atendimento ao Diabético e Hipertenso) promove, no Auditório da Secretaria de Saúde, como parte das comemorações do Dia Mundial do Diabético, que acontece nesta quarta-feira, 14, um seminário destinado a profissionais e estudantes da área de saúde.
Vão estar presentes as endocrinologistas Suzete Matos, que fará abertura, Ana Maira, que falará sobre “Diabetes mellitus, epidemia controlável”, a nefrologista Isabel Sento Sé, “Diabetes e os rins”, e a psicóloga Priscila Morais falará sobre “A família e o diabetes”.
Atividades no Ginásio Municipal nesta quarta
Nesta quarta-feira, 14, a programação continua com uma série de atividades no Ginásio Municipal de Esportes. Terá a participação de pacientes atendidos no CADH.
O tema para o biênio 2018/1019 é “Família e o diabetes”, que busca envolver familiares dos portadores desta doença no tratamento. “É uma maneira de desmistificar a alimentação destas pessoas, principalmente”, diz a coordenadora do CADH, Andrea Silva.
Ela argumenta que a mudança na alimentação traz benefícios para todo o grupo familiar, e não apenas para o diabético, que passa a consumir produtos saudáveis, que previne a doença. “É uma doença assintomática”.
Durante a ação serão realizados atendimentos com endocrinologistas, rastreamento de diabetes – avaliação de risco para a doença, corte de cabelo, entre outros serviços. O evento vai acontecer pela manhã.