Atividades do CEU durante Outubro Rosa estimulam paciente de câncer a enfrentar a doença
Dentre os vários resultados positivos da programação do Outubro Rosa no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) no bairro Aviário, um deles é destacado de forma especial por todos os envolvidos nas atividades: a integração social e o resgate da auto-estima de uma paciente em tratamento contra o câncer de mama. Nesta quarta-feira, 31, uma caminhada pelas ruas do bairro marcou o encerramento da programação do Outubro Rosa.
As atividades do encerramento do mês na Praça do CEU foram marcadas por testes de HIV, VDRL - teste de sífilis, Hepatite B e C, HGT - teste de glicemia e aferição de pressão. Foram feitas solicitações de exames laboratoriais e também mamografia, além de indicações de exercícios aeróbicos.
Durante todo o mês as atividades envolveram tanto os alunos do CEU, como vizinhos, amigos e familiares. A mensagem sobre a importância do auto-exame e de hábitos fundamentais para a prevenção foi levada para todo o bairro através de palestras, oficinas culturais e artisticas, e atividades físicas.
A educadora física Daiane Araújo (foto), que trabalha com atividades funcionais que estimulam pessoas em situações de obesidade, sedentarismo, depressão, ou até mesmo no próprio tratamento contra o câncer, como é o caso de uma das alunas, ressalta que os resultados do Outubro Rosa ganharão continuidade nos demais meses.
“O nosso trabalho é conscientizar para que aprendamos a nos tocar, venhamos nos prevenir e também fazer com que as pessoas que têm a doença entendam que, por mais que pensemos como uma doença grave, ela tem cura”, ressalta. “Temos uma aluna em tratamento contra o câncer, que faz parte do nosso grupo de atividade para idosos. Ela ainda não consegue falar abertamente sobre o assunto, mas a gente já percebe os avanços. Esta semana ela veio sem o lenço, e quando chegou sem o lenço todo mundo elogiou, e ela sorrindo. Ou seja, já percebemos que ela está começando a aceitar melhor, e graças a Deus ela tem tido também bons resultados”, completa Daiane.
Mudança de vida
A dona de casa Rosalice Nascimento de Oliveira Freitas (foto) é um dos exemplos de mudança de vida, a partir das atividades do CEU. “Só ficava em casa, somente nos afazeres domésticos, que não nos ajuda naquilo que é mais importante, que é a nossa saúde. Então, quando eu comecei a participar das atividades, minha vida mudou literalmente, a autoestima, a convivência aqui também é muito boa, fazemos amizades e em troca recebemos saúde”, observa.
Saúde preventiva
A equipe de saúde do PSF - Posto de Saúde de Família - Aviário III, participou disponibilizando os atendimentos e orientando a comunidade. "Muito importante para aproximar a unidade de saúde da comunidade e para promovermos aquilo que é o nosso principal objetivo: a saúde preventiva", destacou a enfermeira Fernanda Santos (foto).
Esclarecimentos importantes para a comunidade
Para o diretor do CEU Aviário, Ruy Contreras (foto), outro importante objetivo alcançado durante o Outubro Rosa foi o esclarecimento de dúvidas dos moradores. "A comunidade ainda é carente de informação. Mesmo tendo a oportunidade, muitos ainda se prendem e tem medo de procurar ajuda”, revela.