Centro Dona Zazinha oferece terapias complementares aos idosos

3/8/2018, 15:32h | Foto: Abnner Kaique

Pessoas na terceira idade assistidas pelo Centro de Convivência para Idosos Dona Zazinha Cerqueira, equipamento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso), passam a ter acesso também às terapias complementares à medicina tradicional. A terapia Reiki já está sendo aplicada gratuitamente e fazendo o maior sucesso entre as pessoas com mais de 60 anos que frequentam o equipamento.

O atendimento, conforme a coordenadora do Dona Zazinha, Tilda Brasileiro, é realizado todas as segundas-feiras, das 8 às 10hs, pelo terapeuta holístico Ney Silva, mestre em Reiki. “É mais uma atividade que estamos oferecendo ao nosso público, através de parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, para melhorar a saúde e a autoestima dos idosos”, frisou a administradora do equipamento.

Tilda Brasileiro ressalta ainda que o equipamento oferece um leque de outros serviços para o seu público. “Aqui também realizamos ginástica, dança, oficina de memória, aulas de violão, crochê, tricô, bainha aberta, além de possibilitar a integração e o convívio social saudável entre as pessoas na terceira idade e a sociedade como seres ativos”, revelou.

Terapias integrativas à medicina

Além do Reiki, o terapeuta Ney Silva também recorrer a outras formas de terapias complementares durante as sessões. “São terapias complementares ou integrativas à medicina, focadas em três pilares: promoção à saúde, prevenção de doenças e oferecer qualidade de vida”, explica.

Ao todo são 28 terapias autorizadas pelo Ministério da Saúde. Entretanto, Ney Silva faz um alerta importante: as terapias não substituem o tratamento médico tradicional, são complementares. Por isso, as pessoas não devem interromper o atendimento com um médico.

Fila para as sessões terapêuticas

A oferta de terapia holística no Dona Zazinha estreou esta semana. E já no primeiro dia formou fila de quem desejava se submeter às sessões terapêuticas. “É a primeira vez que faço a terapia e já me senti com o corpo bem mais leve, mais aliviada do stress e da insônia”, revelou Nilza Maria Alves Gonzaga, 61 anos.

A mesma satisfação foi de Marinalva Natividade Carvalho da Cruz, 67 anos, que experimentou a terapia e ficou encantada. “Pretendo fazer mais vezes. Senti alívio nas dores”.