Colbert Filho cita George Orwell ao participar do Café da Manhã na Câmara Municipal

28/6/2018, 14:16h | Foto: Silvio Tito

Ao participar do Café da Manhã, durante o encerramento das atividades da 1ª etapa do 2º Período da 18ª Legislatura da Câmara Municipal, na manhã desta quinta-feira, 28, o prefeito Colbert Martins Filho fez um contraponto entre o livro “1984”, do escritor George Orwell, e os funcionários do Legislativo.

Lembrando que neste romance de Orwell os cidadãos são usados como máquinas para servir ao Estado, o prefeito sublinhou que os funcionários da Câmara Municipal, diferentemente da ficção totalitarista de Orwell, “são a prova de que os homens não podem ser substituídos pelas máquinas”, enfatizando os esforços de todos “para o funcionamento desta Casa de Leis”.

O vereador José Carneiro, presidente da Câmara, lembrou que o objetivo do Café da Manhã “é estabelecer a integração entre os funcionários da Casa, parlamentares e assessores, além de marcar o período do recesso dos trabalhos do Poder Legislativo.

Histórico

O livro 1984 foi publicado em 1949. George Orwell, que na verdade chamava-se Eric Arthur Blair, nasceu em 1903 na Índia Britânica e se caracterizou por seu estilo bem-humorado, contrário ao totalitarismo e atento às injustiças sociais. Suas principais obras, além de 1984, são “A revolução dos bichos”, “Dias na Birmânia” e “A Flor da Inglaterra”.