Doença rara, que afeta o psicomotor, não é limitação para aluno do Programa Arte de Viver

26/6/2018, 11:8h |

Felipe Figueiredo Maia, 17 anos, é portador da Síndrome de Williams, mas a doença nunca foi obstáculo para sua paixão pela música. O desejo enorme de aprender a tocar um instrumento o levou a conhecer o Programa Arte de Viver.  Através de sua mãe, Felipe se tornou aluno da oficina de violino, lecionada pelo professor Ismael Reis, no Centro de Cultura Maestro Miro - CCMM.

Em apenas dois meses no curso, Felipe já se sente muito confortável com o estilo de música, com o instrumento, e garante que estar muito feliz. “Eu gosto muito da oficina, gosto da música e aprendo muito” afirma.

Durante o encerramento das oficinas do semestre 2018.1, houve várias apresentações dos alunos do Programa Arte de Viver e Felipe se apresentou com mais catorze colegas, no palco do Teatro Ângela de Oliveira, no CCMM.

Vocação e motivação

Segundo o professor Ismael Reis (foto), Felipe demonstra vocação. “Ele está bastante motivado, já me perguntou quando voltaremos a aula e até comprou seu próprio instrumento” acrescenta.

Com o violino encostado em sua barriga, Felipe não se desmotiva por estar tocando “diferente” dos seus colegas.  Ele acompanha as notas e não perde o ritmo. “Seu sorriso é a prova de que o Programa Arte de Viver, desenvolvido pela Fundação Cultural Egberto Costa, é mais uma motivação, além da sua família, no seu desenvolvimento”, completa o professor.

Sobre a Síndrome de Williams

A Síndrome de Williams também conhecida como síndrome Williams-Beuren é uma desordem genética que, talvez, por ser rara, freqüentemente não é diagnosticada. Sua transmissão não é genética.

O nome desta síndrome vem do médico, Dr. J.C.P. Williams que a descreveu em 1961 na Nova Zelândia e pelo Dr. A. J. Beuren da Alemanha em 1962 .

Acometendo ambos os sexos, na maioria dos casos infantis (primeiro ano de vida), as crianças têm dificuldade de se alimentar, ficam irritadas facilmente e choram muito. Embora comecem a falar tarde, por volta dos 18 meses, demonstram facilidade para aprender rimas e canções, demonstrando muita sensibilidade musical e concomitantemente boa memória auditiva.

Seu desenvolvimento motor é mais lento. Demoram a andar, e tem grande dificuldade em executar tarefas que necessitem de coordenação motora.