Hospital da Mulher capacita preceptores para atendimento de recém-nascidos de baixo peso
Garantir assistência de qualidade ao binômio (recém-nascido e puérpera) e seus familiares. Esse é o objetivo da capacitação no atendimento ao recém nascido (RN) de baixo peso, que acontecerá no dia 7 de março, a partir das 14h, no auditório do Banco de Leite do Hospital Inácia Pinto dos Santos – Hospital da Mulher.
Na atividade, destinada para as preceptorias – profissionais responsáveis por supervisionar o desenvolvimento de estudantes na área de saúde – de instituições de ensino superior que atuam no Método Canguru, serão apresentadas normas e rotinas do setor com o intuito de fortalecer o funcionamento deste tipo de assistência neonatal na unidade hospitalar.
Responsável por acolher recém-nascidos pré-termos, clinicamente estáveis, o Método Canguru visa à promoção do ganho de peso desses bebês, pois os mesmos só recebem alta após atingirem 1.850kg.
O treinamento vai abordar rotinas dos setores
“Vamos realizar esse treinamento abordando as rotinas dos setores, a humanização do recém-nascido de baixo peso. Será um momento para discutir assuntos sobre acolhimento familiar e estratégias de neuroproteção em neonatologia”, pontua a fisioterapeuta especialista em terapia intensiva neonatal e pediátrica, Sabrine Cortiana (foto).
O treinamento é fundamental no alinhamento de condutas, afirma fisioterapeuta
Para Michele Vesalli (foto), fisioterapeuta especialista em neonatologia, o treinamento é fundamental no alinhamento de condutas e padrões de relacionamento ético, proporcionando uma assistência de qualidade com ênfase no cuidado voltado para o desenvolvimento global do bebê.
“Os supervisores de estágio e alunos realizam atendimento em conjunto com a equipe local. De certa forma para o paciente, eles integram a equipe multidisciplinar, portanto, possuem responsabilidades com o campo de prática (rotinas da unidade) e com a assistência prestada ao nosso cliente (família e bebê)”.