Teatro Margarida Ribeiro sedia Semana Municipal de Proteção e Defesa Civil

1/3/2018, 15:34h |

A Semana Municipal de Proteção e Defesa Civil, promovida pela Secretaria Municipal de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos (SEPREV) foi aberta,  na manhã desta quinta-feira, 1º de março, no Teatro Margarida Ribeiro,  com uma programação repleta atividades independentes e complementares.

A abertura do evento contou com uma palestra sobre a “Atuação da Coordenação Municipal de Proteção e Defesa Civil em Feira de Santana”, proferida pelo coordenador do setor, Pedro Américo.

Ainda durante a manhã, palestraram Edmildo Moreno Sobral, analista técnico da Superintendência e Proteção da Defesa Civil (SUDEC), sobre o tema “Diagnóstico, estiagem e construção de parceria com a comunidade”. Elenice Santana, engenheira civil e de Segurança do Trabalho, versou sobre a “Identificação de riscos em Construção Civil e Montagem de eventos”.

O engenheiro eletricista Edson Nunes, por seu turno, falou sobre “Identificação de riscos elétricos, enquanto a sargento Valquíria Soares de Araújo Barros, do Corpo de Bombeiros, discorreu sobre “ Identificação e resposta a foco de incêndio”.

Objetivos estratégicos

De acordo com o secretário de Prevenção à Violência, Pablo Roberto, toda a programação da Semana Municipal de Proteção e Defesa Civil está voltada “à formação de grupos de agentes voluntários da Defesa Civil,  que possam atuar em suas comunidades”.

Ele salientou que os participantes receberão certificados, e que o processo de formação será continuado, com vistas a habilitá-los através do manuseio de técnicas e de equipamentos utilizados, por exemplo, no combate a incêndios.

Programação

No transcorrer do evento, que será encerrado no próximo dia 7, com uma palestra de Carlos Henrique Valverde, da Secretaria Municipal de Saúde, sobre “Como é realizado o trabalho da equipe de saúde em ação social durante as blitze”, serão debatidos os seguintes temas:

Curso de Elaboração de Projetos e Planos de Trabalho Para Defesa Civil; O Papel da Psicologia em Situações de Desastres; Planejamento, Urbanização e Sustentabilidade Para Redução de Risco e Desastres; e  Articulação Estratégica Com Foco em Transporte de Produtos Perigosos.